Pular para o conteúdo

Irmãs Ana Laura e Ana Carolina Savini vencem etapa da ANTT

2022 foi um ano especial para a Associação Nacional dos Três Tambores (ANTT). Depois de dois anos sem a realização de Rodeios com a presença do público e de provas equestres, o retorno das atividades fez com que a associação registra-se números expressivos de inscrições e recorde de participação da ANTT em eventos.

A entidade registrou a inscrição de 450 novas associadas, nas categorias Feminino e Mirim, uma marca recorde que representou cerca de 80% de crescimento em relação ao ciclo anterior.

O Portal Cavalus conversou com a presidente da ANTT, Flávia Cajé, que ressaltou outros fatos importantes para a modalidade durante o ano, como a amazona Ana Carolina Cardoso, que se tornou a primeira pentacampeã nacional da entidade.

Confira a entrevista!

Portal Cavalus: Como foi o ano de 2022 para a modalidade?

Flávia Cajé: De maneira geral foi muito positivo, tivemos grandes provas registrando números expressivos de inscrições, recorde em premiação e alto nível dentro da pista. Em especial para a ANTT foi um ano marcante, estivemos presentes nas principais provas, tivemos a volta dos Rodeios com público, algo que era muito esperado pelas competidoras. Também realizamos um número recorde de etapas na temporada 2021-2022 e tivemos uma Final Nacional no Jaguariúna Rodeo Festival com a maior premiação da nossa história.

Portal Cavalus: Quem foram os destaques da ANTT em 2022?

Flávia Cajé: O principal destaque foi a Ana Carolina Cardozo que este ano em conjunto com Cromo Down Jet WA se tornou a primeira pentacampeã nacional da ANTT, assim como a Maria Eduarda Ribeiro que teve uma temporada dominante na Categoria Mirim e também conquistou o título nacional. Além das nossas estrelas já consagradas que tiveram um ótimo desempenho este ano, destaco também as pequenas estrelinhas que brilharam na Categoria Mirim como Mariana de Lucca, Maria Luiza Blásio, Caroline Ghiraldelli, Ana Carolina Savini, Maria Eduarda Duarte, entre tantas outras que o futuro da modalidade.

Portal Cavalus: Como foi a participação das amazonas durante o ano?

Flávia Cajé: Na temporada 2021/2022 que se encerrou em setembro tivemos mais de 450 associadas, nas categorias Feminino e Mirim, uma marca recorde na nossa história e que significou cerca de 80% de crescimento em relação ao ciclo anterior, ressaltando que as nossas filiações são renovadas a cada temporada. Este número expressivo se deve em partes ao aumento de etapas realizadas, mas também houve um aumento na média de filiadas e inscrições por etapas o que demonstra o crescimento da nossa associação, incluindo um número significativo de competidoras que se filiaram pela primeira vez.

Portal Cavalus: Quanto as provas, houve aumento da procura? Quantos eventos oficializados foram realizados?

Flávia Cajé: A Temporada que se encerrou em setembro teve o número recorde de 20 etapas além da Final Nacional, considerando que quatro delas haviam sido realizadas ainda em 2021. Após a Final Nacional já realizamos outras cinco etapas válidas para a nova Temporada, então este ano registramos o maior número de etapas da nossa história. É importante destacar também que temos uma importante parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ABQM) já há alguns anos e todas as nossas etapas são oficializadas, com exceções de casos específicos de calendário ou estrutural.

Portal Cavalus: Quais foram os principais eventos do ano e seus respectivos destaques?

Flávia Cajé: Nosso principal evento é o ANTT Barrel Show, que teve a sua terceira edição realizada em fevereiro e que desde que foi lançado, sempre inovou trazendo conceitos novos para as provas equestres que se tornaram referência para outros eventos. O ANTT Barrel Show foi idealizado e é todo organizado por nossa diretoria, por isso temos ele como o principal destaque do nosso campeonato. Mas este ano com a volta dos Rodeios estivemos presentes novamente na Festa do Peão de Colorado, na Divinaexpo, na Festa do Peão de Americana, no Jaguariúna Rodeo Festival, entre outros que fazem parte dos principais do calendário de Rodeio nacional. Além dos Rodeios nosso campeonato marcou presença também em algumas das principais provas equestres do Brasil como Grand Prix Haras Raphaela, Grand Slam Cutter, Prova ZD&EK, VS Festival Indoor, Super Semana do Tambor e estivemos pela primeira vez em Brasília com uma etapa no Parque da Granja do Torto.

Portal Cavalus: Diante da pausa pela pandemia, como ficou a evolução da modalidade? Os animais/competidores, este ano, estão melhores?

Flávia Cajé: As provas equestres de maneira geral não foram diretamente afetadas pela pandemia, pois continuaram ocorrendo neste período, seguindo restrições e se adaptando a realidade daquele momento. Assim, a pandemia não interrompeu a evolução constante e o crescimento que os esportes equestres vinham tendo nos últimos anos, portanto este ano certamente foi nítido a melhoria na qualidade de animais e competidores. É importante ressaltar que logo no início da pandemia, eu e a Sandra Carvalho elaboramos uma cartilha que foi revisada pelo Hélio Itapema com instruções para realizar provas equestres seguindo os protocolos de saúde que o momento exigia, e esta cartilha foi aprovada por diversas entidades do nosso meio e utilizada pelos organizadores para que os eventos pudessem continuar.

Portal Cavalus: Firmaram alguma parceria social que foi trabalhada?

Flávia Cajé: Já há alguns anos que a nossa principal parceria social é com o Hospital de Amor de Barretos, em que realizamos diversas ações durante o ano em prol a entidade. Entre estas ações destacamos o Leilão organizado pela ANTT com renda totalmente revertida ao Hospital, este ano também tivemos uma categoria especial no ANTT Barrel Show para arrecadar verbas, além de realizarmos uma etapa no Rodeio Pela Vida em Barretos (SP) sem custos e com renda também revertida ao Hospital de Amor, entre outras ações.

Portal Cavalus: Quais são as expectativas para 2023?

Flávia Cajé: Iniciamos o nosso 20° campeonato, por isso temos a certeza que o ano de 2023 vai ser muito especial para a ANTT e todos que fazem parte da nossa história. Nossa Associação chega aos 20 anos sendo referência no mercado equestre e nas arenas de Rodeios, com crescimento constante, em especial nos últimos anos onde tivemos uma grande evolução e amadurecimento dos nossos eventos e do nosso campeonato. Temos grandes expectativas para este novo ano onde acreditamos que novamente iremos ter crescimento no número de associadas, de etapas e de premiação, frutos de um trabalho árduo realizado por toda a nossa diretoria e parceiros nos últimos anos. 

Portal Cavalus: Que mensagem você deixaria para os associados?

Flávia Cajé: Em nome da diretoria da ANTT nossa mensagem principal é um agradecimento a todas as associadas que estiveram conosco este ano e também que fizeram parte dos campeonatos anteriores, assim como agradecemos os familiares, treinadores, organizadores, profissionais, empresas e parceiros que fizeram parte de cada uma de nossas etapas. Esperamos poder continuar contando com a confiança e a presença de vocês na 20ª edição do Circuito RAM ANTT, que temos a certeza será o maior e mais especial de toda a nossa história.

Por Camila Pedroso . Redação Cavalus

Fotos: Divulgação ANTT / Foto Perigo

Leia mais notícias sobre Três Tambores aqui.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores