Índice de Poder de Compra de Fertilizante melhora 12% em junho/23 • Portal DBO

Índice de Poder de Compra de Fertilizante melhora 12% em junho/23 • Portal DBO

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) apresentou melhora de 12% em junho, fechando em 0,87, ante 0,99 em maio. O indicador é o mesmo de março de 2021 e já é o menor de 2023. O cenário segue favorável aos agricultores, permitindo uma boa relação de troca.

No período, os preços dos fertilizantes registraram queda média de 14% em relação a maio. A melhora no resultado do IPCF de junho também é reflexo da queda dos preços das commodities (-0,2%), puxada pela queda do milho (cerca de 4%), que superou as altas da soja, algodão e cana-de-açúcar. açúcar.

“Essa queda foi motivada pelas expectativas de alta da produtividade brasileira da segunda safra de milho e pelo atual cenário da safra americana, com anúncios do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) de clima favorável”diz o comunicado. “A partir desse momento, para evitar acúmulos logísticos, o produtor deve procurar planejar e receber seus insumos com antecedência para garantir o plantio na janela ideal”.

De olho no campo | Vídeo: como melhorar o aproveitamento do fósforo retido no solo?

O IPCF é divulgado mensalmente pela Mosaic Fertilizantes e consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e commodities agrícolas.

A metodologia consiste em comparar a linha de base de 2017, indicando que quanto menor a relação, mais favorável o índice e melhor a relação de câmbio.

O cálculo do IPCF leva em consideração as principais culturas brasileiras: soja, milho, açúcar, etanol e algodão.

Fonte: Ascom Mosaic Fertilizantes

Portal DBO