Pular para o conteúdo
Patrocinadores

Gestor ambiental: Quais são as áreas de atuação?

gestor ambiental, meio ambiente, áreas de atuação, sustentabilidade, gestão ambiental.
Gestor ambiental: Quais são as áreas de atuação? 5

Você já ouviu falar em gestor ambiental? Esse é um profissional que atua na preservação e conservação dos recursos naturais, buscando soluções sustentáveis para o desenvolvimento econômico e social. O gestor ambiental pode trabalhar em diversas áreas, como planejamento, educação, gestão de resíduos, licenciamento, auditoria, entre outras. Neste post, vamos explicar o que faz um gestor ambiental e quais são as principais áreas de atuação desse profissional. Confira!

O gestor ambiental é capacitado para gerir os recursos naturais. Basicamente, esse profissional precisa garantir que as atividades econômicas, públicas ou privadas, sejam realizadas de forma sustentável. Para isso, ele deve entender o impacto ambiental de cada atividade no ar, no solo, na água, na fauna e na flora.

Em um mundo onde cada vez mais empresas e até mesmo o governo valorizam os selos de sustentabilidade ambiental na hora de fechar negócios, a gestão ambiental é uma carreira em alta. Um especialista pode atuar em diversas áreas, sempre garantindo que a instituição em que trabalha tome ações e proponha alternativas para reduzir os impactos socioambientais de seu trabalho.

Entenda melhor o papel de um gestor ambiental e conheça as especificidades dos cursos e áreas de atuação.

Patrocinadores

Possibilidades de atuação do gestor ambiental

O gestor ambiental pode começar os projetos do zero, desenvolvendo toda a forma como uma empresa, uma instituição e até uma fazenda irão atuar, visando causar o menor dano possível ao meio ambiente. Isso pode ser feito por meio do monitoramento dos níveis de poluição gerada, resíduos e esgoto, análise dos níveis de consumo de energia, entre outros.

Também pode ser contratado para recuperar áreas e populações animais afetadas por uma atividade específica. Nesses casos, o profissional elabora um projeto para mitigar os problemas causados ​​pela gestão anterior e melhorar, tanto quanto possível, o ambiente do território em questão.

Outra possível área de atuação é o licenciamento ambiental. De acordo com a legislação ambiental brasileira, algumas atividades só podem ser realizadas legalmente quando atendem a determinadas exigências dos órgãos competentes. O gestor ambiental pode, então, coordenar equipes que fiscalizam a adequação dos projetos à lei. Atividades como postos de gasolina, extração mineral, agricultura e postos de abastecimento de água são algumas das que necessitam de licença ambiental para funcionar.

O gestor ambiental também pode oferecer consultoria ambiental, prestando serviços a empresas e demais contratantes que queiram adequar as atividades às melhores práticas ambientais, podendo atuar em todo o processo produtivo, desde o planejamento até o gerenciamento de resíduos.

Nas fazendas, esse profissional deve melhorar a produtividade e garantir que ocorra o menor impacto ambiental possível. Assim, pode atuar desde a melhor escolha das lavouras, no manejo de fertilizantes e outros insumos e na gestão de resíduos até a conservação dos recursos naturais.

Patrocinadores
As fazendas podem se beneficiar dos serviços de um gestor ambiental.  (Fonte: Pixabay/Reprodução)

 

Tecnólogo ou bacharel?

Para se tornar um gestor ambiental é necessário fazer um curso superior bastante abrangente no qual disciplinas como Cartografia, Avaliação de Impacto Ambiental, Recursos Hídricos, Recuperação de Áreas Degradadas, Energia e outras em Física, Biologia, Ecologia, Saúde e Segurança, Estatística são abordados.

Atualmente, no Brasil, existem duas modalidades do curso de Gestão Ambiental: bacharelado e tecnólogo. A primeira tem duração de quatro anos e é mais aprofundada nas disciplinas, por isso é mais densa no nível teórico, dando mais subsídios para alunos que querem se especializar na área, sendo também indicada para quem quer seguir carreira acadêmica e ensinar, por exemplo. exemplo.

O curso de tecnólogo tem uma abordagem mais prática, com duração que varia de acordo com a instituição e pode levar de dois a três anos até a formatura. Este modelo leva o aluno a situações mais práticas que podem surgir no dia-a-dia profissional. Vale ficar atento, pois algumas vagas podem exigir especificamente uma das modalidades de curso.

Fonte: Guia de Carreiras, Resíduos Vgr, Quero Bolsa, Unopar, Carreiras e Profissões, Bureau Veritas, Field Day

Patrocinadores

Agro e Tudo

agricultura agricultura de precisão agricultura familiar agrolink agronegocio agrotoxico Ambiente arroz avicultura biodiesel biotecnologia boi brasil cabras café cavalo certificação consultoria crédito rural ensino à distância etanol feijão flores frutas gado gado de corte geladeiras gestão rural milho noticias ovelha para pasto pecuaria pecuária leiteira pragas na agricultura Qual saúde Animal seguro rural setor sucroenergético SOJA suinocultura Treinamento trigo Turismo rural

Patrocinadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *