Fruticultura: Embrapa inicia capacitações de agentes multiplicadores

Fruticultura: Embrapa inicia capacitações de agentes multiplicadores

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

#sou agro | Agentes multiplicadores do Projeto de Fruticultura Irrigada do Paraná participaram na última semana de três capacitações relacionadas às culturas de maracujá, manga e pitaia – foco inicial das ações do projeto. Os treinamentos foram realizados na quarta e quinta-feira (3 e 4) na Embrapa Cerrados (Planaltina-DF) por pesquisadores da Embrapa e contaram com a participação de agrônomos, extensionistas, técnicos e gestores públicos.

Os treinamentos relacionados às culturas do maracujá e da pitaya foram conduzidos pelo pesquisador e chefe de transferência de tecnologia da Embrapa Cerrados, Fábio Gelape Faleiro. Ele apresentou as cultivares desenvolvidas pela Embrapa, aspectos relacionados aos sistemas de produção e ao mercado de frutas. O treinamento relacionado à manga foi realizado pelo pesquisador Tadeu Graciolli Guimarães, que repassou instruções técnicas para o cultivo comercial da fruta.

“Estes dias foram fantásticos. Sou técnico agrícola, agrônomo, tenho mestrado na área, mas como trabalhamos com muitas safras simultaneamente, temos que estar sempre atualizados”, disse Antony Machado, do Senar-GO, um dos alunos do curso participantes que trabalharão no projeto. “O treinamento foi muito útil. A Embrapa sempre tem novidades e é um prazer estar aqui”, disse Artur de Miranda, extensionista da Emater-GO. Ele também atuará no projeto já nesta fase inicial. “Estamos no momento de preparar o solo”, disse.

PortalSouAgro Banner Pirelli Mobile 1

O projeto – o projeto Fruticultura Irrigada na região do Paraná está sendo implantado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa/GO) e tem parceria com a Embrapa Cerrados e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf ). Inicialmente, participarão agricultores familiares dos municípios goianos de Flores de Goiás, Formosa e São João d’Aliança. A área total planejada, cerca de 300 hectares abastecidos pelas barragens dos rios Paranã e Ribeirão Porteira, abrange 4.500 famílias em 22 assentamentos rurais.

Nesta fase inicial, o projeto se propõe a atender cerca de 150 agricultores pré-selecionados que estão recebendo kits de irrigação adquiridos pela Codevasf. O investimento foi de R$ 9,3 milhões. Os agricultores foram selecionados com base em critérios técnicos, incluindo disponibilidade de terra e água e interesse em participar de treinamentos obrigatórios em manejo e manejo. Cada propriedade receberá um kit de irrigação para atender dois hectares.

Estratégias de transferência de tecnologia – além dos cursos presenciais de capacitação para agentes multiplicadores, a Embrapa Cerrados está trabalhando na oferta de cursos online, gratuitos e com certificação emitida pela Embrapa. Os cursos de curta duração em maracujá Isso é pitaias já estão disponíveis para todos os interessados ​​na Plataforma Embrapa e-Campo. Os interessados ​​deverão aceder às plataformas do maracujá e a pitaia realizar os minicursos gratuitamente. Em breve, a Embrapa Cerrados também oferecerá um minicurso sobre manga na Plataforma e-Campo.

De acordo com o chefe de transferência de tecnologia da Embrapa Cerrados, Fábio Faleiro, diferentes estratégias têm sido utilizadas para as ações de transferência de tecnologia desenvolvidas pela Embrapa Cerrados e parceiros. Treinamentos presenciais e online, montagem de unidades demonstrativas e de referência tecnológica, reuniões técnicas com produtores, desenvolvimento de aplicativos para smartphones, uso de plataformas digitais e assistência técnica direta são exemplos de estratégias que serão utilizadas no projeto fruticultura irrigada no Vai do Paranã.

Segundo Faleiro, as ações na fruticultura envolverão a Embrapa e seus parceiros estratégicos como Codevasf, Emater, Senar, secretarias estaduais e municipais de agricultura, setor agroindustrial, órgãos de fomento e acesso ao crédito, cooperativas e associações de produtores. “A Embrapa é uma empresa de pesquisa, mas a aproximação com o setor produtivo e as parcerias para ações de transferência de tecnologia são muito importantes para promover a inovação e melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais. Além disso, essa aproximação com o setor produtivo é importante para retroalimentar ações de pesquisa e desenvolvimento e transferência de tecnologia por meio da prospecção e levantamento das reais demandas dos produtores e demais atores da cadeia produtiva”, enfatizou.

PortalSouAgro Banner Pirelli Desktop 1
PortalSouAgro Banner Pirelli Mobile 1

(Com EMBRAPA)

(Emanuely/Sou Agro)



Sou Agro