#souagro | Mais uma semana começando e o produtor rural de olho na previsão do tempo. Ao que tudo indica, o final de maio terá chuva para alívio dos produtores. Mesmo assim, as temperaturas seguem um pouco baixas com frio em várias regiões. Qual é ronaldo coutinho conta em detalhes em mais uma previsão do tempo.
“No Sul, o frio já diminuiu, mas ainda esfria. Pode ficar na faixa de 5 a 10 graus. Na Serra de 4 a 8 graus, mas na Serra de São Paulo, mas em grande parte do sul do Brasil na faixa de 12 a 17 graus, ainda faz frio, mas a intensidade está diminuindo”, diz Coutinho.
Nesta segunda-feira, a instabilidade ainda está presente principalmente nas regiões noroeste, oeste, sudoeste e centro-sul, onde as condições permanecem favoráveis para aguaceiros durante as primeiras horas da manhã.
“A chuva, chuva significativa nos próximos 15 dias. Pegando Argentina, Uruguai, Paraguai e a região sul, principalmente o Uruguai, que tem muita necessidade de água, vai ter uma melhora, tanto que a anomalia está acima do normal em toda essa região, Uruguai, Argentina ou Paraguai e até oeste do Rio Grande do Sul está diminuindo a anomalia negativa aqui na região Sul. Tanto que quando a gente pega de 25 a 3 de junho toda a região aqui está acima da média. Portanto, o final de maio e o início de junho terão uma boa estação chuvosa. Espero que ele fique”, explica Coutinho.
Mas o frio não passa, ameniza e deve voltar em breve em várias regiões do Brasil.
“De 28 de maio a 2 de junho está indicando a entrada de uma massa de ar frio tomando todo o Centro-Sul, baixando a temperatura, dando uma boa diferença de um mapa para o outro. Então o final de maio muda o padrão”, detalha.
(Débora Damasceno/Sou Agro)


