Processadores e cooperativas foram alertados de que os produtores não podem “permitir” mais cortes no preço do leite.
Isso de acordo com organizações agrícolas que hoje (quinta-feira, 8 de junho) pediram aos processadores e cooperativas que redefinam o preço do leite pago aos produtores para refletir uma nova “resiliência” nos mercados de leite.
No início desta semana, o PPI de Ornua caiu novamente no mês de maio, já que Ornua confirmou um índice de 123,6, abaixo dos 126,7 anunciados no mês passado, em comparação com abril.
Mas as organizações agrícolas pediram que essa tendência fosse revertida e que o preço do leite refletisse uma melhora nos preços dos produtos lácteos.
Segundo a Irish Dairy Milk Suppliers Association (ICMSA), houve um forte “aumento dos preços à vista” nos mercados de leite que considera significativo.
O presidente do comitê de laticínios da ICMSA, Noel Murphy, acredita que “não há razão para nenhuma cooperativa na Irlanda reduzir o preço que paga pelo leite fornecido em maio.
“Uma olhada nos mercados explicará o porquê: as cotações do leite em pó integral (WMP) quebraram acima de 40 cpl pela primeira vez desde janeiro, representando um aumento de quase 4 cpl no valor ao longo dessas cinco semanas em Poderia.
“A mistura de manteiga/SMP padrão da indústria aumentou mais de 2 cpl no mesmo período. Esses números são apenas um ‘instantâneo’ do mercado, mas a tendência é inequívoca e as cooperativas devem reconhecer o preço do leite em maio como o mês de produção mais importante do ano.
“Os conselhos precisam considerar a mudança categórica para cima nos mercados e, em seguida, levar em consideração os recentes cortes maciços de preços, reduções de pastagens e a terrível possibilidade de ter que recorrer ao uso de estoques de ração de inverno”, disse Murphy.

Ele descreveu a organização como “muito confiante” de que as cooperativas manterão o preço de forma a “inspirar um grau de confiança nos fornecedores de leite e em todo o setor em geral pelo resto do ano.
Enquanto isso, Stephen Arthur, presidente de laticínios da Irish Farmers Association (IFA), enfatizou que o preço atual pago aos agricultores “não é sustentável.
Ele disse que está claro que houve “ganhos” em todas as commodities e, apesar da queda no índice Global Dairy Trade (GDT) no início desta semana, os preços das commodities para manteiga e queijo aumentaram.
“May Ornua PPI equivale a 36,7 cpl excluindo o pagamento do valor de Ornua, que é estimado em 2,18 cpl. Os mercados estão se recuperando.
“Sabemos que o mercado global de lácteos é desafiador, mas está melhorando. Precisamos que todos os processadores apoiem o preço do leite e entreguem aos seus fornecedores no momento da necessidade”, disse Arthur.
