Exposição da raça árabe no Parque da Água Branca, em São Paulo. Foto: Paulo Gil
O Parque da Água da Branca, localizado no coração de São Paulo (SP), foi criado em 1929 e é um dos atrativos turísticos da capital paulista. O local é considerado o berço da equinocultura nacional e abriga diversas raças de cavalos, além de ser palco de diversas competições equestres.
Depois de passar por uma revitalização, o parque volta às atividades e recebe neste final de semana o 36ª Exposição Interestadual da Raça Árabe. Ao todo, mais de 130 animais de criadores brasileiros de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e Distrito Federal participarão do evento, além da presença inédita de expositores do Chile e Catar.
“É uma satisfação enorme para nós ter criadores de outros países em nosso evento”, afirma o vice-presidente de Exposições da ABCCA, Francisco Vilaró Carrasco.
“No caso do Chile, a criação lá é muito boa, mas eles só fazem uma exposição por ano. Então, os criadores gostam de trazer seus animais para competir aqui no Brasil pelo alto nível dos nossos animais no cenário internacional da raça”, complementa.
Sobre a presença do representante do Catar no evento, Sheikh Hamad Bin Ali Al Thani, Carrasco afirma que os criadores do país do Golfo Pérsico têm demonstrado interesse cada vez maior pelos animais árabes criados domesticamente.
“Alguns preferem deixar um tempo aqui para competir e depois levar para lá. Outros compram e levam para criar lá. A verdade é que temos muitos animais brasileiros sendo exportados, não só para o Catar, mas também para Bélgica, Arábia Saudita, Estados Unidos e Alemanha”.

RG Ragnary – Campeão do Cavalo Inter 2022. Foto: Rogério Santos
Os animais participarão de disputas em duas modalidades: Halter (apresentação do cabresto, onde é analisada a conformação do animal) e Performance (cavalos julgados montados e em movimento, em diferentes estilos).
Programação da Exposição do Cavalo Árabe Interestadual
• Sexta-feira, 10 de março: 17h, coquetel ABCCA – aquecimento na sede
• Sábado, 11 de março: a partir das 10h, julgamento interestadual:
Cavalgando em traje típico: Aberto
Campeonato Feminino Júnior
Campeonato Júnior Masculino
Campeonato Potranca
Hunter Pleasure Plan: Aberto
Campeonato Colt
Campeonato Mare
Campeonato de cavalos
Melhor Cabeça Feminina/Masculina
Pai/Mãe Progênie
• 12 de março, domingo: a partir das 10h, Julgamento de Desempenho
Inglês Prazer: Recém-chegados | abrir
Prazer Ocidental: Novo | Sênior | Abrir | Amador | Linha de Chumbo | Aberto grátis
Avaliação da Copa do Brasil:
Campeonato Feminino Júnior
Campeonato Júnior Masculino
Campeonato Potranca
Campeonato Colt
Campeonato Mare
Campeonato de cavalos
Melhor Cabeça Feminina
Pai/Mãe Progênie
Teste de Liberdade – Interestadual
Serviço
36ª Mostra Interestadual do Cavalo Árabe
Data: 9 e 12 de março de 2023
Tempo: das 9h às 17h
Local: Parque das Águas Brancas, São Paulo (SP)
Endereço: Rua Dona Ana Pimentel, s/n – Água Branca, São Paulo
