A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informa que o Exportação brasileira de carne de frango (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram 514,6 mil toneladas em março.
O número supera em 22,9% o total embarcado no mesmo período de 2022, quando foram exportadas 418,8 mil toneladas.
Com isso, o resultado das vendas de carne de frango no terceiro mês deste ano chegou a US$ 980,5 milhões, valor 27,2% superior ao registrado no mesmo período de 2022, com US$ 771,7 milhões.
No acumulado do ano (1º trimestre), as exportações brasileiras de carne de frango atingiram 1,314 milhão de toneladas, volume 15,1% superior ao embarcado no mesmo período de 2022, com 1,142 milhão de toneladas.
Em receita, o resultado trimestral deste ano foi 25,5% maior, com US$ 2,573 bilhões entre janeiro e março deste ano, contra US$ 2,051 bilhões no mesmo período de 2022.
“Houve um aumento generalizado das compras dos principais destinos de exportação, num momento em que o Brasil estava preparado em termos de oferta. Uma combinação de fatores influenciou o comportamento atípico das vendas internacionais de carne de frango no mês, como, por exemplo, parte dos embarques atrasados em fevereiro. Além disso, este é um período em que, tradicionalmente, ocorre uma aceleração dos embarques, dentro do cronograma de vendas para o verão no Hemisfério Norte. O ambiente de redução da oferta de produtos em algumas regiões, em decorrência do aumento do custo dos grãos e da energia, aliado aos surtos de Gripe Aviária no mundo, favoreceu a antecipação de compras de alguns destinos importadores”, avalia o Presidente da ABPA, Ricardo Santin.
Entre os principais destinos das exportações, China liderou as importaçõescom 187,9 mil toneladas importadas no primeiro trimestre, volume 24,5% superior ao mesmo período de 2022.
Outros destaques foram a Arábia Saudita, com 96 mil toneladas (+69,9%), a União Europeia, com 62,2 mil toneladas (+24,1%) e a Coreia do Sul, com 50,9 mil toneladas (+43,7%).
“Existe um contexto de mercado que favorece números recordes para o mercado chinês. A retomada dos níveis de consumo com o fim das restrições à circulação de pessoas somou-se à queda nos níveis de alojamento das aves nas granjas comerciais chinesas, gerando um aumento na demanda por carne de frango importada do Brasil. Ao mesmo tempo, outros mercados relevantes, como União Europeia, Reino Unido e Coreia do Sul, também aumentaram suas compras, movimento que deve continuar nesses destinos nos próximos meses. Destaque também para o Iraque, que estava paralisado nas compras desde meados de 2022, e agora se posiciona entre os principais destinos do produto brasileiro”, analisa o diretor de mercados da ABPA, Luís Rua.