A exportação de sêmen bovino do Brasil alcançou o maior volume da história, aponta levantamento da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) realizado em conjunto com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), ligado à Universidade de São Paulo (USP).
Em nove meses, foram embarcadas 361.056 mil doses de sêmen com aptidão de corte para 11 países e 345.828 mil doses com aptidão para leite para 14 países, totalizando 706.884 mil doses.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!Em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 11,8% em sêmen para corte e de 4,4% em sêmen para leite.
“Este excelente resultado mostra que a qualidade da genética brasileira é cada vez mais reconhecida internacionalmente. Como ocorre no Brasil, cresce globalmente a adoção de tecnologias para a evolução da pecuária. Afinal, estamos falando em maior lucratividade para as propriedades e produção de mais carne e leite de qualidade para atender à crescente demanda”, informa Cristiano Botelho, executivo da Asbia.
Cristiano entende que há um grande e recorrente investimento sendo feito pelos pecuaristas para atingir números que crescem gradualmente, principalmente em genética, saúde e nutrição animal.
“De 2020 para 2021, o crescimento foi de 70%, algo fantástico. Olhando para o aumento nas exportações nos últimos dois anos, temos um crescimento acumulado de 81%. Isso mostra que a produção de qualidade dos pecuaristas brasileiros ganha cada vez mais clientes”, finaliza o executivo.
No total, as vendas de sêmen (corte e leite) atingiram 19.669.138 doses entre janeiro e setembro de 2022, informa a Asbia.
Esse resultado representa recuo de 5,8% em relação aos nove primeiros meses do ano passado (20.886.986 doses). Foram atingidos 4.330 municípios no período – equivalente a 77,7% dos municípios brasileiros.
agricultura agricultura de precisão agricultura familiar agrolink agronegocio agrotoxico arroz avicultura biodiesel biotecnologia boi brasil cabras café cavalo certificação consultoria crédito rural descubra ensino à distância etanol feijão flores frutas gado gado de corte geladeiras gestão rural milho noticias ovelha para pasto pecuaria pecuária leiteira pragas na agricultura Qual saúde Animal seguro rural setor sucroenergético SOJA suinocultura Treinamento trigo Turismo rural