O frio chegou e, em algumas regiões do Brasil, o friozinho traz preocupações na suinocultura e em todas as fases do manejo, pois em algumas fases da vida, como a dos leitões, é importante manter o conforto e a saúde dos animais animais em baixas temperaturas.
Assim como durante todo o ano, durante o período de inverno é extremamente necessário tomar as providências necessárias para que os animais não sofram com variações de temperatura, que podem resultar em estresse por caloro que provoca uma queda nas taxas de produção.
É muito importante que o produtor fique atento ao fato do excesso de umidade. ” No verão, a umidade é até saudável para o animal, agora no inverno tem que ser manuseada corretamente. É preciso tomar cuidado com a ventilação, tomar cuidado com o tipo de piso utilizado, pois o piso compacto acaba gerando mais sujeira e umidade, já o piso vazado é mais fácil de manter as granjas limpas e sem excesso de umidade”, disse o analista da Embrapa Suínos e Aves Armando Lopes do Amaral.
(Emanuely/Sou Agro)

