Encontro regional desperta liderança de produtores rurais em Guarapuava

Encontro regional desperta liderança de produtores rurais em Guarapuava

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

O 3º Encontro Regional de Lideranças Rurais – Cultivando Conexões Turbinadas ou espírito de liderança com 175 pessoas presentes na oitava parada da caravana em Guarapuava, na região Centro-Sul, nesta quinta feira (29). O evento contou, mais uma vez, com grande participação de mulheres – 55% do público total. Na próxima semana, o encontro passará por Carambeí (5/7) e Campo Largo (6/7).

Presente na edição de Guarapuava, o deputado estadual Artagão Junior destacou a atuação do setor em pautas importantes, como a manifestação contra a tributação do agronegócio no Paraná, em novembro do ano passado. “Fico feliz em ver a FAEP e os sindicatos rurais empenhados em fortalecer sua representatividade. Relevante no processo eleitoral é a conscientização da importância que cada item tem no momento da escolha e acompanhamento da atuação do político. Um exemplo é a mobilização que tem desencadeado a reação no topo do governo, fazendo o que recursivamente [sobre a tentativa de taxação do agronegócio para criar um fundo logístico]”, ilustrar ou negociar.

O deputado estadual Artagão Júnior

A presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, demonstrou sua nerd através de um prato cheio de jovens e mulheres, cuja participação não tem um sistema sindical significativamente significativo. Na avaliação da dirigente, o esforço dos últimos dois anos para engajar o público feminino e os jovens para assumirem o protagonismo no sindicato do sistema está dando frutos.

Banner Site 300x250 1
Guarapuava Lider 03
A presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette

“A Liderança não se compra no mercado. É preciso investir na formação, como estamos fazendo nesses encontros. Só assim será possível dar continuidade ao nosso trabalho representativo. Não tenho dúvidas de que a liderança rural vai contribuir muito para o desenvolvimento do Paraná”, avaliou.

Para o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Botelho, o encontro permite que os produtores rurais compartilhem informações dentro de suas cadeias produtivas e também para o público externo. O líder rural Lembrou que, principalmente nos grandes centros, há uma dissonância entre os discursos em relação ao agronegócio e o que realmente acontece no dia a dia do campo.

Guarapuava Lider 04
O presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Botelho

“Para cumprir essa missão do nosso posicionamento, é fundamental termos novos líderes dentro de dois negócios, empresas e comunidades. Precisamos do apoio de sua voz, para que possamos disseminar informações sobre o setor produtivo para todas as esferas, inclusive para o público urbano”, disse Botelho.

Em Guarapuava, Hildegard Abt, uma das coordenadoras regionais da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF), destacou as ações do grupo.

Guarapuava Lider 01
A coordenadora regional da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF), Hildegard Abt

“Os comitês de mulheres estão movimentando nosso Estado. Convido inclusive a todos a entrarem em contato com seu sindicato, mostrarem que querem se engajar em nosso movimento. É muito importante para a representatividade e liderança rural. Oh Paraná justamente de nós!”, disse.

Banner Site 300x250 1

Programação

Todas as atividades realizadas ao longo da manhã foram intercaladas por intervenções artísticas, para dar lucidez ao aprendizado de dois participantes. Num primeiro momento, o consultor da FAEP Claudinei Alves deu o exemplo da importância da representatividade para reverter a tentativa do governo de criar um fundo logístico que seria bancado apenas pelos produtores rurais. Atores interpretará uma conversa entre dois produtores e ilustrará a diferença entre uma pessoa engajada no sistema sindical e outra, ao mesmo tempo, alheia à representatividad.

Em seguida, foi a vez de falar sobre como trabalhamos os cursos do SENAR-PR. Para julgar o público a entender a formação do Sistema FAEP, os técnicos do Departamento Técnico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR Alexandre Lobo Blanco e Helen Raksa conduzem os participantes a montar uma cabeça quebrada. Na resolução desse desafio, a dupla demonstra as relações entre o sindicato rural, o SENAR-PR e os produtores rurais em relação à oferta de cursos e ao trabalho de mobilização.

Até o momento das obras, faz parte do programa um detalhamento da representação política dos dois produtores rurais. Neste momento, o coordenador do Departamento Técnico e Econômico (DTE), Jefrey Albers, e o gerente do Departamento de Planejamento e Controle, Henrique Salles Gonçalves, fizeram um balanço de como funciona o sistema sindical, desde a base, nas propriedades rurais , sindicatos de longa data, pela FAEP e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), sem plano federal.

(com Faep)

(Débora Damasceno/Sou Agro)



Fonte