Pular para o conteúdo

Embrapa Pecuária Sul apresenta tecnologias para melhorar a produtividade na Expodireto • Portal DBO

Um dos destaques que serão mostrados na feira são estratégias para o controle do caruru em lavouras da soja que vêm sendo avaliadas pelo centro de pesquisa.

Também estarão disponíveis para os visitantes, informações sobre cultivares de forrageiras desenvolvidas pela Embrapa, além do conceito Pasto sobre Pasto, que visa melhorar o planejamento forrageiro e a oferta de alimentação para animais.

A planta daninha conhecida como caruru (Amaranthus hybridus) vem trazendo prejuízos para a cultura da soja, com aumento de sua presença em lavouras e com resistência adquirida aos principais herbicidas utilizados.

Diante disso, a Embrapa vem desenvolvendo estudos buscando melhores estratégias para o seu controle, seja pelo manejo das áreas ou pelo uso de novos princípios químicos.

Os resultados das pesquisas mostram que a planta indesejada pode ser melhor controlada quando há a integração da lavoura de verão com a pecuária no inverno.

Os visitantes da feira poderão conhecer forrageiras desenvolvidas pela Embrapa que visam aumentar opções para o produtor, com cultivares adaptadas para a região Sul do país.

Entre elas está o capim-sudão BRS Estribo, que há mais de 10 anos está no mercado e vem sendo muito utilizado por produtores de gado de corte e de leite.

Trata-se de gramínea anual de verão para pastejo direto dos animais que possibilita a obtenção de excelente desempenho animal em ganho de peso e produção de leite. A cultivar poderá ser conferida em uma parcela que foi implantada no local da feira.

VEJA TAMBÉM | Rio Grande do Sul quer saber onde estão os carrapatos multirresistentes

Outra tecnologia que será apresentada é o Pasto sobre Pasto. O conceito consiste em mesclar plantas forrageiras de diferentes espécies e ciclos em uma mesma área, iniciando um novo ciclo de crescimento do pasto sobre outro ciclo, sem remover as diferentes forrageiras em produção.

Com essa tecnologia é possível ter maior estabilidade na oferta de forragem ao longo do ano, principalmente nos críticos períodos de transição entre as estações frias e quentes do ano, quando ocorrem os conhecidos vazios forrageiros.

Em uma parcela na feira, os visitantes poderão conhecer o conceito de perto, com uma mescla com capim-sudão e o trevo-branco BRS Entrevero.

A Expodireto Cotrijal é uma das maiores feiras do agronegócio internacional. Focada em tecnologia e negócios, contribui de forma decisiva para o desenvolvimento do setor como um todo.

O principal objetivo é aproximar o produtor do conhecimento, das informações, da tecnologia consagrada e sacramentada nos órgãos de pesquisa ou nas empresas privadas, de ótimas oportunidades de negócios e também de importantes debates ligados ao meio rural.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores