O ex-deputado estadual Edegar Pretto (PT-RS) assume a presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta sexta-feira (6), às 14h, em solenidade no Ministério da Economia. O anúncio do nome de Edegar para ocupar o cargo será feito pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.
Ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e candidato derrotado do PT nas eleições de 2022 para o governo gaúcho, Edegar terá como missão ampliar o foco da Conab para a agricultura familiar e para a formação de estoques regulares de alimentos, a fim de evitar desabastecimento que possa elevar os preços e, consequentemente, da inflação.
Formado em Gestão Pública, Edegar assume a Conab num momento de mudança da própria empresa, que saiu da estrutura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e passou para o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar no governo Lula 3.
Edegar é filho do deputado federal Adão Pretto, que morreu em 2009 e foi um dos fundados do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O novo presidente da Conab é visto com alguém que tem boa interlocução com os movimentos sociais, o que pode contribuir com a novo formato da empresa.