E AGORA? CHINA SUSPENDE FRIGORÍFICOS DA JBS E MARFRIG

E AGORA? CHINA SUSPENDE FRIGORÍFICOS DA JBS E MARFRIG

Com nova “manobra” China suspende importação de carnes das unidades JBS e Marfrig; Os chineses informaram que a interrupção dos negócios entrará em vigor às zero horas de 30 de abril.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

A Administração Geral de Aduanas da China (GACC) suspendeu por uma semana as importações de duas unidades brasileiras: as unidades de carne bovina da JBS em Barra do Garças (MT) e a unidade da Marfrig em Tangará da Serra (MT), conforme divulgado no site oficial publicado esta sexta.

images

Não é a primeira vez que o gigante asiático usa essa estratégia. Em abril passado, várias unidades sofreram essas “sanções”. Este fato traz grande insegurança para as unidades que trabalham com o mercado externo, fato que tem gerado reflexos no mercado físico de gado vivo.

Além das unidades brasileiras, a suspensão da compra inclui duas empresas russas (com matrículas RU-012/YP23903 e RU-031), segundo a nota.

Os chineses informaram que a interrupção dos negócios entrará em vigor às zero horas de 30 de abril. É a segunda vez este ano que a China suspende essas unidades.

A outra notificação sobre a unidade da JBS em Barra do Garças foi feita pelo Gacc em 20 de abril, e sobre a unidade da Marfrig em Tangará da Serra, em 7 de abril. O país asiático vem realizando essas suspensões de compras de refrigeradores de diversos países desde 2020. A justificativa seria maior controle sanitário, por conta da pandemia de covid-19. O

GACC não explicou o motivo da suspensão temporária no caso do anúncio desta sexta-feira. A urgência com que a comunicação foi enviada é destacada. Fontes ligadas ao mercado na China informam que o país passa por dificuldades devido ao COVID-19, o que tem gerado temores quanto ao consumo de carne. Além disso, utilizam essa técnica para tentar negociar preços mais baixos em contratos com o Brasil.

As empresas já recorrentes nessas listas, como JBS e Marfrig, são as mais afetadas. Alguns especuladores do mercado dizem que isso pode ser uma manobra para reduzir os preços dos contratos de exportação.

Novamente, segundo o comunicado, os técnicos identificaram a presença de ácido nucleico do novo coronavírus na embalagem externa de quatro lotes de produtos congelados dessas empresas enviados para a China.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o coronavírus não consegue ser transmitido por meio dos alimentos.

O vírus só sobrevive e se multiplica em um animal vivo e em humanos. O órgão chinês também requisitou que sejam seguidas as diretrizes de prevenção à covid-19 emitidas pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) “para evitar a contaminação do novo coronavírus e garantir a segurança dos produtos à base de carne exportados para a China”.

fonte: comprerural

agricultura agricultura de precisão agricultura familiar agrolink agronegocio agrotoxico arroz avicultura biodiesel biotecnologia boi brasil cabras café cavalo certificação consultoria crédito rural descubra ensino à distância etanol feijão flores frutas gado gado de corte geladeiras gestão rural milho noticias ovelha para pasto pecuaria pecuária leiteira pragas na agricultura Qual saúde Animal seguro rural setor sucroenergético SOJA suinocultura Treinamento trigo Turismo rural