Melhoramento Genético Animal: Como Potencializar a Produtividade

Como é feito o melhoramento genético?

O melhoramento genético animal, uma via da ciência, visa desenvolver características precisas para determinadas linhagens. O desempenho do animal depende da alimentação, ambiente e, principalmente, da sua genética. Ao promover um genoma que favoreça todo o rebanho, o melhoramento genético busca preparar o animal para situações do ambiente que ele possa enfrentar.

Técnicas de melhoramento genético animal

Patrocinadores

Sistemas de acasalamento: por meio da seleção e do uso de sistemas de acasalamento, é possível identificar os melhores animais com maior probabilidade de alcançar bons resultados, aumentando ou diminuindo a frequência de certos genes. Essa técnica é essencial para melhorar o desempenho do rebanho.

Fertilização in vitro e inseminação artificial: essas biotecnologias aumentam o número de animais com bons genes, possibilitando reprodução apenas por meio de genética de ponta, o que é essencial para a rentabilidade de uma fazenda. A democratização do uso do sêmen de animais superiores também é uma das grandes vantagens dessas técnicas.

Objetivo de seleção: para determinar as características buscadas no melhoramento genético, os criadores utilizam o objetivo de seleção. Esta abordagem considera a importância de cada característica, levando em conta a rentabilidade em cada situação.

O melhoramento genético animal é essencial para maximizar a produtividade e garantir a viabilidade econômica da produção pecuária. Independentemente do tamanho da fazenda, o uso dessas técnicas traz grande benefícios para o rebanho e a saúde dos animais. Invista no melhoramento genético e potencialize a produção da sua fazenda! Aproveite para conhecer os benefícios da Pós-Graduação em Produção de Gado de Corte do Rehagro e torne-se um especialista na área.
Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Patrocinadores

Melhoramento genético é uma via da ciência cujo objetivo é desenvolver características precisas de determinadas linhagens. É importante lembrar que o desempenho do animal depende também da alimentação e do ambiente em que vive e, principalmente, da sua genética.

O melhoramento genético animal pode tornar o animal mais preparado, inclusive, para situações do ambiente que ele possa enfrentar. Então, promover um genoma que favoreça todo o seu rebanho é o que o melhoramento genético busca fazer.

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!

Como é feito o melhoramento genético?

O melhoramento genético de bovinos visa dar aos animais de um rebanho, características produtivas mais positivas.

Patrocinadores

Para se adaptar às mudanças dramáticas e novos rumos da economia mundial, os pecuaristas precisam usar tecnologias projetadas para maximizar a produtividade e trazer maiores relações custo-benefício.

Por isso, os produtores contam com programas de melhoramento genético que, se bem elaborados, podem identificar os melhores animais, com maior probabilidade de alcançar bons resultados.

Como vimos, o melhoramento genético é o processo de mudar certas populações, aumentando ou diminuindo a frequência de certos genes. Essa técnica é feita para melhorar o desempenho da população relevante, melhorando, assim, as características consideradas importantes.

Melhoramento genético bovinoMelhoramento genético bovino

Fonte: CPT.

Patrocinadores

Técnicas de melhoramento genético animal

Sistemas de acasalamento

O método é realizado de duas maneiras: primeiro por meio de seleção, incluindo a seleção de touros com maior valor genético, para influenciar a próxima geração, e depois por meio de sistemas de acasalamento para formar os casais reprodutores.

Esta é a forma mais rápida e eficiente de obter bons resultados por meio do melhoramento genético.

Fertilização in vitro e inseminação artificial

A inseminação artificial pode fornecer inúmeros criadores de material genético animal, com as melhores características. Como resultado, seu material genético será utilizado em diversos rebanhos, aumentando o número de descendentes.

Essa biotecnologia é usada para aumentar o número de animais com bons genes. Tem sido usado até para o rápido desenvolvimento da genética, especialmente em animais altamente férteis.

Patrocinadores

Devido ao desenvolvimento e redução do custo da fertilização in vitro, o processo se tornou mais acessível aos criadores, possibilitando a democratização do uso do sêmen de animais superiores.

A fertilização in vitro permite que as doadoras produzam até centenas de bezerros por ano, evitando o descarte precoce de fêmeas de alta produção, permitindo uma vida útil mais longa e aumentando a reprodução do gado apenas por meio de genética de ponta.

Saiba mais sobre os protocolos de IATF e o manejo reprodutivo de fêmeas. Assista a esse webinar completo e gratuito com tudo o que você precisa saber sobre essa biotecnologia.

Webinar Protocolos da IATFWebinar Protocolos da IATF

Objetivo de seleção

Para determinar quais aspectos serão buscados no melhoramento genético de bovinos, é utilizada uma ferramenta chamada de objetivo de seleção.

Patrocinadores

Com essa abordagem, os criadores podem considerar a importância de cada característica, levando em conta o que é mais rentável em cada situação.

Dentre todos os argumentos citados, podemos considerar que a técnica atende todos os produtores, dos pequenos aos grandes, trazendo grandes benefícios para o rebanho e a saúde do animal. 

Quer se tornar especialista na pecuária de corte?

Venha conhecer a Pós-Graduação em Produção de Gado de Corte do Rehagro.

Torne-se especialista na área, tendo uma visão aprofundada e integrada das principais áreas responsáveis pela lucratividade de uma fazenda: reprodução, melhoramento genético, nutrição, manejo de pastagem, sanidade, boas práticas de manejo, gestão de projetos, gestão econômica e financeira e muito mais.

Patrocinadores

Clique e tenha mais informações!

Pós-graduação em Produção de Gado de CortePós-graduação em Produção de Gado de Corte

Cristiano RossoniCristiano Rossoni

Perguntas frequentes sobre melhoramento genético animal

Como é feito o melhoramento genético animal?

O melhoramento genético animal visa desenvolver características produtivas mais positivas em animais de um rebanho. Isso é feito por meio de programas que identificam os melhores animais, com maior probabilidade de alcançar bons resultados.

Quais são as técnicas de melhoramento genético animal?

Algumas técnicas incluem sistemas de acasalamento, fertilização in vitro e inseminação artificial. Essas técnicas permitem criar linhagens de animais com melhores características genéticas.

Qual é o objetivo de seleção no melhoramento genético de bovinos?

O objetivo de seleção é uma ferramenta utilizada para determinar quais aspectos serão buscados no melhoramento genético de bovinos, levando em consideração a importância de cada característica e o que é mais rentável em cada situação.

Conclusão

Melhoramento genético é uma ferramenta poderosa para desenvolver características específicas em linhagens de animais, tornando-os mais preparados para enfrentar desafios ambientais e melhorando a produtividade do rebanho. Com técnicas como sistemas de acasalamento, inseminação artificial e objetivos de seleção, os pecuaristas podem maximizar a produtividade e a rentabilidade de seus rebanhos. O uso dessas tecnologias é essencial para a modernização e sustentabilidade da indústria pecuária.

*Este artigo foi escrito com base em informações do CPT.

Verifique a Fonte Aqui

Patrocinadores

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here