Pular para o conteúdo

Descubra como a Caravana ILPF está revolucionando a produção no RS

Caravana ILPF – Etapa RS: Propagando o Sistema de Integração no Rio Grande do Sul

Com o objetivo de divulgar e propagar o Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) em cinco regiões do Rio Grande do Sul, teve início nesta segunda-feira (15/04) a Caravana ILPF – Etapa RS. Durante toda a semana, a expedição técnica e científica irá passar por cidades como Eldorado do Sul, Bagé, Rosário do Sul, Ijuí e Passo Fundo, oferecendo uma série de atividades voltadas para disseminar e discutir os desafios e benefícios do sistema.

Neste contexto, a abertura oficial da Caravana ocorreu no Auditório da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre, marcando o início de uma semana repleta de visitas técnicas, debates, palestras e dias de campo. O tema central da caravana é a integração florestal nos sistemas ILPF no RS, um assunto de extrema importância para a sustentabilidade e produtividade das propriedades gaúchas.

A necessidade de discutir e ampliar conhecimentos sobre a inserção do componente florestal nos sistemas ILPF no estado é fundamental para promover práticas agrícolas mais sustentáveis e eficientes. Neste sentido, a Caravana ILPF – Etapa RS surge como uma iniciativa essencial para disseminar boas práticas e compartilhar experiências bem-sucedidas na implementação do sistema.

Além disso, confira abaixo esses posts:

MEGA SORGO SANTA ELISA

Pragas de Milho e Sorgo: Descubra as Ameaças Ocultas para Sua Colheita

06 Dicas Essenciais para Plantar Sorgo com Sucesso

Silagem de Sorgo

Desenvolvimento da Caravana ILPF – Etapa RS

A Caravana ILPF – Etapa RS teve início com a abertura oficial no Auditório da Emater/RS-Ascar em Porto Alegre. Durante o evento, foi apresentado o Aplicativo ILPFDigital e ocorreu um Painel de Debates sobre os Desafios da Inserção do Componente Florestal nos Sistemas ILPF no Rio Grande do Sul. A discussão foi moderada por Marcelo Muller, da Embrapa Gado de Leite em Goiás.

Importância da Coordenação do Plano ABC+RS

O engenheiro florestal da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Jackson Brilhante, destacou a importância do Plano ABC+RS na ampliação do Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. A meta do Governo do Estado é aumentar o sistema em um milhão de hectares até 2030, visando a sustentabilidade e a produtividade agrícola.

Avanços e Desafios na Implementação do Sistema ILPF

A engenheira florestal da Emater/RS-Ascar, Adelaide Juvena Ramos, ressaltou a necessidade de mitigar os efeitos dos eventos climáticos extremos na implementação do Sistema ILPF. Ela destacou a importância do planejamento personalizado de acordo com as características de cada propriedade, ajustando o sistema para otimizar os ganhos econômicos e ambientais. Além disso, apontou fatores limitantes como a disponibilidade de mão-de-obra e os investimentos iniciais necessários.

Expansão da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta no RS

O RS possui aproximadamente 2,2 milhões de hectares com predominância da Integração Lavoura-Pecuária, com o componente Florestal inserido em 15% das propriedades. Com a Caravana ILPF – Etapa RS, busca-se disseminar conhecimento e buscar soluções para ampliar a adoção do Sistema de Integração no Estado, visando o desenvolvimento sustentável da agricultura gaúcha.

Além disso, confira abaixo esses posts:

Preço do Bezerro Nelore e Mestiço Atualizado

Preço da vaca Nelore e Mestiça Atualizado

Preço do Milho Atualizado

Preço da Soja Atualizado

Conclusão

A Caravana ILPF – Etapa RS é uma iniciativa crucial para disseminar informações sobre o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Com debates enriquecedores, visitas técnicas e palestras informativas, o evento busca ampliar o conhecimento sobre a inserção do componente florestal nos sistemas ILPF.

A meta de ampliar o Sistema de Integração em um milhão de hectares até 2030, apresentada pelo Plano ABC+RS, demonstra o comprometimento do governo estadual com a sustentabilidade e a produtividade no campo. A discussão sobre a importância de mitigar os efeitos dos eventos climáticos extremos e a otimização dos sistemas ILPF para garantir ganhos econômicos e ambientais ressalta a relevância desse modelo agrícola.

A participação de especialistas, extensionistas e representantes de instituições parceiras na Caravana ILPF – Etapa RS reforça a importância da colaboração e do compartilhamento de conhecimento para o desenvolvimento da agricultura sustentável. Com atividades programadas em diferentes municípios, o evento promete impactar positivamente a prática agrícola no Rio Grande do Sul e inspirar mudanças significativas rumo a um sistema mais harmônico e eficiente.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) – Caravana RS

Com a propagação do Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) em cinco regiões do Rio Grande do Sul, a Caravana ILPF – Etapa RS teve início na segunda-feira (15/04). Saiba mais sobre essa iniciativa e como ela está impactando o Estado.

Perguntas Frequentes

1. O que é a Caravana ILPF – Etapa RS?

A Caravana ILPF – Etapa RS é uma expedição técnica e científica que visa divulgar e promover o Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta em diferentes regiões do Rio Grande do Sul.

2. Quais atividades são realizadas durante a Caravana?

A Caravana inclui visitas técnicas, painéis de debates, dias de campo e palestras em cidades como Eldorado do Sul, Bagé, Rosário do Sul, Ijuí e Passo Fundo.

3. Quais são os objetivos da Caravana ILPF?

O principal objetivo da Caravana ILPF é discutir e disseminar informações sobre os desafios e oportunidades da inserção do componente florestal nos sistemas ILPF no Rio Grande do Sul.

4. Quem são os participantes e organizadores da Caravana?

A Caravana conta com a participação de especialistas, extensionistas, pesquisadores e representantes de instituições parceiras, com coordenação da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e Emater/RS-Ascar.

5. Como posso participar da Caravana ILPF – Etapa RS?

As inscrições para cada município visitado pela Caravana podem ser feitas até a véspera da atividade. Confira a programação completa e saiba como participar acessando o site oficial da Emater/RS-Ascar.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Verifique a Fonte Aqui

Com o objetivo de divulgar e propagar o Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) em cinco regiões do Rio Grande do Sul, iniciou nesta segunda-feira (15/04), Dia Nacional de Conservação do Solo, a Caravana ILPF – Etapa RS. A expedição técnica e científica ocorre ao longo desta semana com Visita Técnica, Painel de Debates, Dia de Campo e Tarde de Palestras em Eldorado do Sul, Bagé, Rosário do Sul, Ijuí e Passo Fundo.

A abertura oficial da Caravana ILPF – Etapa RS aconteceu no Auditório da Emater/RS-Ascar em Porto Alegre. Logo após a solenidade de abertura, foi apresentado o Aplicativo ILPFDigital e realizado Painel de Debates sobre Desafios da Inserção do Componente Florestal nos Sistemas ILPF no RS, com moderação de Marcelo Muller, da Embrapa Gado de Leite, de Goiás.

Foto de pessoas sentadas em frente de auditório com plateia. Um painel tem o título
A Abertura da Caravana foi realizada nesta segunda-feira (15), em Porto Alegre | Foto: Júlia Chagas/Ascom Seapi

O RS possui em torno de 2,2 milhões de hectares com predomínio da Integração Lavoura-Pecuária, sendo o componente Florestal inserido em 15% das propriedades no Estado. “Há muito desconhecimento, por isso precisamos discutir mais sobre isso”, disse o engenheiro florestal da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e coordenador do Plano ABC+RS, Jackson Brilhante. Ele também antecipou que, através do Plano ABC+RS a meta do Governo do Estado é ampliar o Sistema de Integração em um milhão de hectares até 2030.

A extensionista e engenheira florestal da Emater/RS-Ascar, Adelaide Juvena Ramos, ressaltou a importância de mitigar os efeitos dos eventos climáticos extremos. “É preciso planejar a inserção do Sistema ILPF considerando as características das propriedades, ajustando o sistema para otimizar os ganhos econômicos e ambientais”, sugere Adelaide, ao citar avanços na Integração em regiões como Depressão Central e no Noroeste gaúcho, onde há maior incidência de calor extremo. Como fatores limitantes, cita a disponibilidade de mão-de-obra e os investimentos iniciais. “O manejo deve ser pensado na colheita, realizada, conforme os produtos, em períodos diferentes, e na comercialização, já que não há uma cadeia florestal constituída e isso se torna um fator limitante”, observa Adelaide.

O evento ainda contou com a presença da presidente e do diretor técnico da Emater/RS-Ascar, Mara Helena Saalfeld e Claudinei Baldissera, e do diretor executivo da Rede ILPF, Francisco Matturro, bem como de extensionistas, pesquisadores e representantes de instituições parceiras.

ROTEIRO

Até a próxima sexta-feira (19), as atividades serão realizadas municípios de Bagé, Rosário do Sul, Ijuí e Passo Fundo. Para participar, as inscrições para cada município podem ser feitas até a véspera da atividade, a partir da programação, que pode ser acessada aqui.

A Caravana iniciou nesta segunda-feira (15) em Eldorado do Sul, com visita à Estação Experimental Agronômica da Ufrgs, quando foi tratado o tema Adubação de Sistemas.

A atividade segue na terça-feira (16), à tarde, em Bagé, na Embrapa Pecuária Sul, quando serão discutidos Sistema ILPF na Região da Campanha, apresentando, em numa das estações do Dia de Campo, a Experiência da Emater/RS-Ascar em Sistemas Integrados, pelos extensionistas Rodolfo Perske e Gilmar Deponti.

Na quarta-feira (17/04), em Rosário do Sul, a Caravana realiza Visita Técnica na Fazenda Santa Teresinha, na parte da manhã, onde vai avaliar Pastagens Tropicais Perenes em Sistemas ILPF na Metade Sul do RS. A Tarde de Palestras acontece na Fundação Bradesco de Rosário do Sul, a partir da temática Atualidades dos Sistemas ILPF na Metade Sul do RS.

Experiências da Emater/RS-Ascar na região Fronteira Noroeste e Missões do RS, pelo extensionista Felipe Bierger, é uma das palestras da Tarde de Palestras da Caravana em Ijuí, que acontece na quinta-feira (18/04) no Centro de Eventos da Unijuí, quando os participantes discutirão sobre Importância do Componente Arbóreo nos Sistemas Integrados com Pecuária Leiteira.

Com o tema Produção de Forragem e Culturas de Inverno para Gado Leiteiro, acontece em Passo Fundo, na sexta-feira (19), na Embrapa Trigo, o último Painel de Debates da Caravana ILPF. Entre os painelistas está o zootecnista e extensionista da Emater/RS-Ascar, Jaime Eduardo Ries.

Fonte: Emater/RS-Ascar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores