Berço do Cavalo Quarto de Milha, Presidente Prudente/SP realiza neste sábado (28) a primeira etapa do Circuito Rancho Quarto de Milha com Circuito Individual, o mais disputado e desejado da modalidade.
Credenciada pela Associação Nacional do Empate Individual (ANLI), a etapa distribuirá mais de R$ 150 mil em prêmios.
A prova surgiu da união de Gustavo Bertocco e 19 amigos, que se uniram para realizar o Circuito, já que há muitos anos não aconteciam provas de Empate Individual semelhantes na região. “A ideia é que esse circuito seja realizado todos os anos, filiado à ANLI, com premiação fixa, gado de qualidade e na arena mais icônica do país!”, diz Bertocco.
O gado da fase Laço Individual será selecionado por Artur Rodrigues (conhecido como Zoião de Martinópolis). “Ele está reunindo os melhores da região, domando todos os bezerros (um a um) para garantir o sucesso da Corda Individual”, garante o organizador.
A etapa reunirá competidores dos estados de São Paulo, Paraná, Goiás e Minas Gerais, “todos em busca do sonho de ser campeão na arena RQM”, destaca.
A expectativa da organização é receber mais de 100 inscritos para disputar os handcaps Categoria 1, Categoria 2, Categoria 3 e Categoria 4, sendo que nesta categoria existe a possibilidade do laçador fazer duas inscrições diferentes, mas o cavalo não pode competir com outro competidor.
A etapa também contará com a modalidade Breakaway, com premiação de 80% dos inscritos.
As inscrições para o Circuito Loop Rancho Quarto de Milha Individual podem ser feitas pelo e-mail drgabrielizar@clinicaidc.com.br.
Rancho Quarto de Milha
Considerado o primeiro Clube do Cavalo de Trabalho do Brasil, o Rancho Quarto de Milha é o maior fomentador da raça Quarto de Milha no país.
Localizada na cidade de Presidente Prudente/SP, fica no centro da região de onde vieram os primeiros cavalos Quarto de Milha, importados na década de 1950 dos Estados Unidos pela Swift King Ranch (SKR), que possuía fazendas na região.
Com as primeiras provas equestres rurais realizadas durante as exposições regionais, em 1971 e 1972, despertou-se o interesse dos criadores locais pelos cavalos Quarto de Milha, vencedores absolutos nestas competições pioneiras.
Com isso, um grupo de entusiastas e dedicados criadores da região adquiriu uma área de 10 hectares, próximo ao aeroporto da cidade, que mais tarde se tornou a sede de campo da primeira e única entidade do gênero em todo o país, com o nome de Clube de Adestramento de Cavalos Rurais, fundado oficialmente em 20 de janeiro de 1974, anos depois de ter sido transformado em Sociedade de Adestramento de Cavalos Rurais (SACR).
O Rancho Quarto de Milha, como ficou nacionalmente conhecido o SACR, sempre teve como principal objetivo o treino de animais para competição e serviço agrícola, bem como a promoção da raça Quarto de Milha por todo o país, facto confirmado pelas inúmeras apresentações pioneiras realizadas em diversas partes do Brasil, sendo a primeira em Corumbá/MT, seguida de muitas outras, como Vacaria/RS, Goiânia/GO, Rio de Janeiro/RJ, Maceió/AL, Londrina/PR, Blumenau/SC, em além da presença constante nas principais exposições e feiras anuais da época, como as de Bauru, Novo Horizonte, Ourinhos e, claro, de Presidente Prudente.
Atendendo aos diversos convites para apresentações e demonstrações das provas rurais do Cavalo Quarto de Milha, o Rancho foi o grande incentivador da criação das primeiras pistas de competição de Corda Individual, verdadeiras “pontas de lança” para a introdução da criação do Cavalo Quarto de Milha no país, como como a região de Presidente Prudente, Sul de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, Norte do Paraná, Sul de Minas Gerais e Sul de Goiás.
Num raio de 200 quilômetros ao seu redor, que abrange o norte do Paraná, o sul do Mato Grosso do Sul, as regiões Sorocabana, Paulista e Noroeste, Presidente Prudente concentrou em sua época áurea cerca de 2/3 do rebanho da raça em o Brasil.
Em parceria com a ABQM, por meio da promoção de diversos cursos de capacitação, inclusive com a vinda de profissionais americanos, o Rancho também foi pioneiro na busca de novos conhecimentos técnicos e aperfeiçoamento de criadores e seus rebanhos.
No Rancho foram realizados os primeiros leilões de Cavalos de Trabalho, o primeiro Potro do Futuro, as primeiras competições de Laço Bezerro, Roasting Dupla e Laço Individual, de onde saíram vários campeões nacionais. Foi também nos leilões anuais do Rancho Quarto de Milha que criadores nordestinos, amantes da tradicional Vaquejada, aprovando a eficiência do Quarto de Milha, vieram buscar seus primeiros animais da raça, que mais tarde foram campeões do Nordeste, alguns sendo avaliados em milhares de dólares. dólares, mesmo sendo mestiços castrados!
Atualmente, o Rancho Quarto de Milha, transformado em ABCTER- Associação Brasileira do Cavalo de Trabalho e Empreendimentos Rurais, conta com cerca de 100 associados, dentro de uma das melhores estruturas para essas atividades, com sede confortável, cocheiras, tattersal com cadeiras individuais para 500 pessoas , quatro pistas de competição, sendo a principal uma arena coberta de 12.000 m2, onde, além das renomadas competições de Quarto de Milha, era realizado um dos melhores rodeios do país, o “Rodeio de Campeões”, onde o Rancho também foi pioneiro, realizando o primeiro Rodeio Completo do Brasil.
Serviço
Circuito Loop Rancho Quarter Mile
Data: 28 de maio
Local: Rancho Quarto de Milha/Presidente Prudente/SP
Por: Camila Pedroso
Fonte: facebook.com/ranchoqdm/
Fotos: Arquivo
Mais notícias no portal Cavalus