Home Cotação Cultivo de canola registra crescimento no Noroeste do Rio Grande do Sul

Cultivo de canola registra crescimento no Noroeste do Rio Grande do Sul

0

Foto: Diversificar matéria-prima é fundamental para aumentar a produção de biocombustíveis: canola é uma das alternativas Foto: Nilton Bustão

Nos municípios de abrangência da Emater/RS-Ascar, houve um aumento de 22% na área, que atingiu mais de 24,5 mil hectares em 2022.

A Canola vem avançando nos campos do Noroeste do Rio Grande do Sul nos últimos anos. Nos municípios de abrangência da Emater/RS-Ascar, na região administrativa de Santa Rosa, em relação ao ano passado, houve um aumento de 22% na área, que atingiu mais de 24,5 mil hectares em 2022.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar José Vanderlei Waschburger destaca que, com isso, a região se tornou a principal produtora da oleaginosa no estado e os extensionistas estão atentos às fases de floração, enchimento de grãos e ponto de colheita em que é a maioria das culturas.

O rápido avanço da canola na região pode ser exemplificado com o município de Giruá. Em 2018, a área era de 1.600 hectares, avançando para 2.000 ha em 2019 e 3.000 ha em 2020. No ano passado, foram cultivados 3.600 ha e em 2022 está presente em 4.500 ha do município.

Sete de Setembro é outro exemplo de município que percebeu o avanço da cultura. Em 2018, a área cultivada era de 150 ha, aumentando para 300 ha, em 2019, 500 ha, em 2020, 800 ha, em 2021, e chegando a 1.000 ha neste ano.

Patrocinadores

Os principais benefícios apontados pelos produtores, segundo o extensionista da Emater/RS-Ascar de Sete de Setembro, Irineu Kapelinski, referem-se ao melhor controle de plantas daninhas em relação a outras culturas, aumento da produtividade das culturas implantadas na sucessão no próximo inverno e, principalmente, a oportunidade de implantar uma cultura de inverno com retorno econômico, seguindo com milho em sucessão.

A cultura da canola é uma alternativa interessante no sistema de rotação de culturas, com retorno econômico. Por ter seu cultivo recomendado pelo zoneamento, permite que os agricultores financiem a safra com seguro agrícola. “Outro benefício é que se a lavoura for implantada no início de abril, permite o plantio de milho em sucessão no mês de agosto, o que reduz o risco de perdas na safra de verão, quando cultivada no início do período recomendado ”, enfatiza Kapelinski.

De acordo com o Boletim Conjuntural produzido e divulgado nesta quinta-feira (01/09) pela Emater/RS-Ascar, na região de Santa Rosa, 45% das lavouras de canola estão em floração, 42% em enchimento de grãos, 11% estão com grãos maduros e 2% no início da colheita.

No aspecto fitossanitário, a presença de traças nas plantas foi observada em parte das lavouras, mas devido ao pleno florescimento e a grande presença de abelhas, a opção foi não aplicar inseticidas para preservar as abelhas e a maior polinização, que deve resultar em grãos mais bem formados e com maior massa. Nos últimos dias também foi possível verificar que as geadas de 19 e 20 de agosto não causaram danos significativos às lavouras.

Patrocinadores

Na região da Emater/RS-Ascar de Ijuí, foram identificados pequenos sinais de danos causados ​​por geadas em lavouras localizadas nas partes mais baixas da topografia, mas sem representar perdas significativas ao potencial produtivo. As lavouras apresentaram aspecto de maior uniformidade à medida que avançavam os estádios de floração e formação de síliquas.

Em Santa Maria, 33% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, 50% em floração e 17% em enchimento de grãos. Em Soledade, que atingiu a proporção de 85% da área cultivada, está em fase de floração. Os 15% restantes estão em desenvolvimento vegetativo. A aparência geral das culturas e o estado fitossanitário são considerados adequados.

A estimativa de cultivo de canola no estado para a safra de 2022 é de 48.457 hectares. A produtividade estimada permanece em 1.885 kg/ha.

Outras culturas de inverno

Trigo – A estimativa de cultivo de trigo no estado para a safra de 2022 é de 1.413.763 hectares. A produtividade estimada permanece em 2.822 kg/ha. A fase de desenvolvimento vegetativo predomina, com 78% das lavouras. No entanto, a cultura está evoluindo rapidamente para os estágios reprodutivos, que já somam 22% da área implantada.

Patrocinadores

Na última semana, as lavouras adquiriram uma tonalidade verde mais escura e os caules ficaram mais vigorosos em função da maior insolação e do aumento do período de luminosidade. Também foi possível aprofundar a análise dos danos causados ​​pelas geadas ocorridas nos dias 19 e 20 de agosto, e os sintomas foram encontrados apenas em pequenas áreas de topografia mais baixa e em lavouras que estão em flor. No entanto, considerando a dimensão e intensidade dos sintomas, pode-se afirmar que o potencial produtivo da cultura não foi prejudicado.

Cevada – A estimativa de cultivo de cevada no estado para a safra de 2022 é de 36.727 hectares. A produtividade estimada permanece em 2.958 kg/ha.

aveia branca – A estimativa de cultivo de aveia branca no estado para a safra de 2022 é de 392.507 hectares. A produtividade estimada permanece em 2.217 kg/ha.

Fonte: Emater/RS

Patrocinadores

Todo o conteúdo audiovisual do CompreRural é protegido pela lei brasileira de direitos autorais, sendo permitida a reprodução desde que citada a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com



Source link

Patrocinadores

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile