Pular para o conteúdo

Cruzamento de Canchim Com Angus e Senepol

Cruzamento de Canchim Com Angus e Senepol
Cruzamento de Canchim Com Angus e Senepol

Cruzamento de Canchim Com Angus e Senepol

Essa é a pergunta do pecuarista Thiago Muñoz, residente na capital do Acre, Rio Branco.

Com um número crescente de vacas mestiças Angus X Nelore hoje, tem sido comum os pecuaristas terem dúvidas sobre qual touro usar para formar o tricross.

A pergunta é respondida por Alexandre Zadra, respeitado zootecnista e chefe da coluna Caindo na Braquiária, um dos destaques mensais da Revista AG.

O especialista explica que Canchim é um bimestiço, com 62% de sangue Charolês, sendo mais indicado para regiões mais frias, embora, entre todos os bimestiços, seja o mais adaptado ao calor.

“Sobre essa questão, usando Canchim em suas fêmeas F1 Angus, os bezerros nascerão com 56% de sangue europeu.

Esses animais terão pelagem mais longa que os mestiços europeus (F1 Angus, por exemplo) e são menos adaptados ao calor. Por isso, se você quiser explorar um pouco mais esse metabolismo, recomendo que, após o desmame, também dê a suplementação”, avalia Zadra.

Canchim em Angus X Nelore mestiço

Cruzamento de Canchim Com Angus e Senepol

Em relação ao cruzamento entre as fêmeas Canchim e F1 Senepol X Nelore, Zadra o considera um ótimo cruzamento, pois, como Canchim é grande e as fêmeas Senepol/Nelore são do biótipo britânico (tamanho menor),

Há grande complementaridade (acasalamentos onde exploramos a melhor das raças no cruzamento) aliada a altos índices de heterose, já que são raças diferentes, além do fato de que o fator de adaptabilidade ajuda muito.

“Em relação às carcaças e à qualidade da carne, sabemos que somos produtores de carcaça e não produtores de carne.

Como já foi referido neste mesmo espaço, o conceito de “carne premium” está intimamente ligado à maciez e ao marmoreio.

No caso de seus cruzamentos, você gerará animais tricross com carne muito macia, o que pode te ajudar a receber prêmios em programas de carne de qualidade.

Quando pensamos em carne marmorizada, esse cruzamento gera animais com carnes mais leves, próprias para a culinária do dia a dia. Mas certifique-se de que a carne esteja bem macia”, conclui o colunista do Caindo na Braquiária.

O quadro Giro do Boi Responde desta quinta-feira, 9, deu dicas de touro para cruzamento industrial voltada para a produção de carnes especiais. A dúvida veio do pecuarista Thiago Muñoz, da capital do Acre, Rio Branco.

Ele pergunta se é correto o uso de touro Canchim em vacas meio-sangue Angus e Senepol. E se esse cruzamento gera animais adaptados e de boa carcaça para produção de carne premium.

Para o zootecnista Alexandre Zadra, esse cruzamento é interessante, sim, para animais adaptados e de boa carcaça. Zadra é especialista em raças, genética e cruzamento industrial. Ele é o autor do blog “Crossbreeding”.

Cruzamento de Canchim Com Angus e Senepol

No entanto, ele lembra que em um cruzamento desse tipo, os animais terão 56% de sangue europeu. E, por isso, os animais não comem tanto no calor.

Para driblar isso, o ideal é fazer uma desmama mais acelerada e uma dieta mais turbinada, aliando concentrado e pasto.

Outra opção é usar o touro Canchim numa vaca meio-sangue Senepol e Nelore, segundo o especialista.

“O Canchim por ser uma raça de maior porte e a Senepol Nelore ser de menor porte eles se acasalam muito bem. Isso vai gerar heterose, que é o choque de sangue com complementaridade. É tudo que a gente quer, além de adaptabilidade.

Os produtos desse cruzamento são animais de apenas 31% de sangue de raças do frio e 69% é de genética adaptada”, diz Zadra.

Cruzamento de Canchim Com Angus e Senepol

Confira a resposta da completa pelo vídeo abaixo:

Cruzamento de Canchim Com Angus e Senepol
Cruzamento de Canchim Com Angus e Senepol

agricultura agricultura de precisão agricultura familiar agrolink agronegocio agrotoxico Ambiente arroz avicultura biodiesel biotecnologia boi brasil cabras café cavalo certificação consultoria crédito rural ensino à distância etanol feijão flores frutas gado gado de corte geladeiras gestão rural milho noticias ovelha para pasto pecuaria pecuária leiteira pragas na agricultura Qual saúde Animal seguro rural setor sucroenergético SOJA suinocultura Treinamento trigo Turismo rural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores