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Desperdício de alimentos do campo à mesa é uma perda irreversível

Originally posted on 7 de outubro de 2022 @ 12:42

Desperdício de alimentos do campo à mesa é uma perda irreversível
Desperdício de alimentos do campo à mesa é uma perda irreversível

Não faltam organizações comprometidas em acabar com o desperdício de alimentos.

Muitos têm iniciativas para reduzir esse desperdício de 30% a 50% antes de 2030, o ano-alvo estabelecido pelo objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12.3 das Nações Unidas.

Muitos outros ainda não provaram que podem realmente cumprir essas ambições.

“Estamos ficando muito confortáveis ​​em estabelecer metas e objetivos que estão a décadas de distância.

Metas que podemos alcançar em cinco anos, talvez até mais cedo”, diz Pete Pearson, do World Wildlife Fund.

foto ilustração
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Tão emocionante é o mais recente anúncio da Ikea – uma empresa mais conhecida por móveis modernos e almôndegas suecas que reduziu pela metade o desperdício de alimentos, economizando mais de 20 milhões de refeições em quatro anos.

Esta é a primeira empresa de sua escala a cumprir suas metas de redução de resíduos, desperdício de comida – e eles fizeram isso ao longo de apenas alguns anos.

“Sua conquista é um farol de esperança”, diz Dana Gunders, diretora executiva da ReFED (uma ONG dedicada à causa do desperdício de alimentos).

como especialista em desperdício de comida nos EUA, ela diz que admira e aprecia a liderança da Ikea.

Reduzir pela metade o desperdício de alimentos é uma meta ambiciosa para uma empresa que opera em mais de 40 países e serve cerca de 560 milhões de refeições por ano.

Sem falar na complexidade de implementar uma solução em uma ampla gama de geografias, idiomas e opções, cardápio e normas culturais.

Empresa anunciou o início de suas operações de móveis na América do Sul para este ano. Brasil está fora da primeira rodada, embora haja estudos nesse sentido

A IKEA não fez isso sozinha. Sua história mostra que, além de metas ambiciosas, também é necessária a colaboração entre os setores.

O Grupo Ingka, que possui a maioria das lojas Ikea nos EUA, fez uma parceria com a empresa de inteligência artificial Winnow para combinar a conscientização dos funcionários sobre o desperdício de alimentos com a tecnologia.

A ferramenta Winnow Vision AI mede e registra o desperdício de alimentos nas cozinhas da Ikea para dar aos trabalhadores uma compreensão mais profunda do que está sendo descartado e por quê, para que eles saibam onde podem ser feitas melhorias.

O fundador da Winnow, Marc Zornes, diz que o “molho secreto” para tornar essas metas ambiciosas realidade é, além do investimento de capital, “focar a organização e colocar os incentivos em prática”.

As empresas devem ter sua própria equipe interna liderando os esforços de desperdício de alimentos.

Segundo Karen Pflug, diretora de sustentabilidade do Ingka Group, “o setor privado tem uma grande responsabilidade de educar os consumidores finais e evitar o desperdício de alimentos em suas próprias operações, o que tem impacto direto em todo o sistema alimentar”.

E já existe um business case atraente para as empresas investirem, visando o futuro da alimentação. Como Pearson aponta, acabar com a perda e o desperdício de alimentos é “um dos principais quebra-cabeças neste espaço climático agora.”

Ao economizar mais de 20 milhões refeições e evitar quase 40 mil toneladas de equivalentes de dióxido de carbono, a iniciativa da Ikea economizou para a empresa US$ 37 milhões (R$ 193 milhões no preço atual).

ISS Guckenheimer, uma empresa de catering e gestão hoteleira restaurantes corporativos, também trabalhou com Winnow para salvar mais de 1 milhões de refeições e US$ 2,6 milhões (R$ 13,5 milhões) anuais até agora.

Muitas outras parcerias já estão em andamento.

O Compromisso de Desperdício de Alimentos da Costa do Pacífico (acordo voluntário de empresas de alimentos com metas de redução de 50% de resíduos até 2030) está reunindo essas empresas e jurisdições locais para implementar ações mensuráveis ​​na costa oeste dos EUA.

Ahold Delhaize, Kroger e Walmart aderiram ao 10x20x30, uma iniciativa que reúne 10 dos maiores varejistas de alimentos do mundo para se envolver com 20 de seus fornecedores para reduzir pela metade a perda e o desperdício de alimentos até 2030.

A história da Ikea “envia um sinal importante para outras empresas de que não há desculpa para não acelerar seu próprio compromisso e ação para reduzir o desperdício de alimentos”, diz Brian Lipinski do Programa Alimentar do World Resources Institute.

Ele chama isso de “primeiro no mundo”, mas espero que seja apenas o começo de uma longa lista de vitórias neste espaço.

Quando os recursos são dedicados aos lugares certos, é possível alcançar e superar ambições ousadas de melhores sistemas agrícolas e alimentares. São necessários mais líderes para definir, cumprir e superar as metas de redução do desperdício de alimentos – e não há tempo a perder.


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