E se você pudesse apoiar produtores e consumir alimentos saudáveis, como frutas e vegetais frescos e seguros, e ao mesmo tempo contribuir para reduzir o impacto ambiental?
De acordo com um estudo recente, no qual o Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) participou, existe uma maior sensibilização dos consumidores que impulsiona a necessidade de restabelecer uma ligação direta com os produtores.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!A pandemia do coronavírus foi um evento disruptivo que trouxe inúmeras mudanças ao cotidiano.
A produção, distribuição e comercialização de alimentos não era estranha. Novas preocupações surgiram, as exigências de segurança e qualidade se aprofundaram e a demanda por informações também cresceu.

Ao mesmo tempo, aumentou a consciência ambiental, o cuidado com a saúde, o interesse pelo contato com a natureza, a autoprodução de alimentos e o vínculo com o bem-estar.
“Os consumidores estão cada vez mais conscientes e dispostos a restabelecer uma conexão direta com os produtores”, diz o INTA. E, como explicou, procuram alimentos saudáveis e contribuem para a redução do impacto ambiental, através do consumo de alimentos locais, o que minimiza perdas e desperdícios.
Nesta linha, é que as produções hortofrutícolas de proximidade ou “km 0” se posicionam e ocupam o centro das atenções.
“Eles contribuem para melhorar a qualidade dos alimentos, por meio de maior disponibilidade e acessibilidade a alimentos frescos e sazonais”, explicou González Ferrín.
O recente estudo da INTA confirmou que 60% dos inquiridos indicaram conhecer a origem dos legumes e frutas que consomem, enquanto 66% dos consumidores inquiridos compram produtos locais e regionais, embora, em muitos casos, não saibam como.
agricultura agricultura de precisão agricultura familiar agrolink agronegocio agrotoxico arroz avicultura biodiesel biotecnologia boi brasil cabras café cavalo certificação consultoria crédito rural descubra ensino à distância etanol feijão flores frutas gado gado de corte geladeiras gestão rural milho noticias ovelha para pasto pecuaria pecuária leiteira pragas na agricultura Qual saúde Animal seguro rural setor sucroenergético SOJA suinocultura Treinamento trigo Turismo rural