Pular para o conteúdo

Consumo da carne de aves e ovos é totalmente seguro, diz Associação

Conhecida cientificamente como Gripe Aviária, é uma doença viral que afeta especialmente as aves. Pode atingir aves silvestres (terrestres e aquáticas), aves domésticas ou de produção comercial. Nas aves, o vírus da gripe aviária é eliminado nas fezes e nas secreções respiratórias. Assim, pode ser transmitida pelo contato direto com secreções de aves infectadas, principalmente por meio de fezes ou alimentos e água contaminados.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), aves doentes não são utilizadas para produção de ração! Para a segurança de todos, o abate sanitário é realizado e encaminhado para um aterro sanitário indicado pela secretaria de meio ambiente local. Ao mesmo tempo, é totalmente seguro consumir carne e ovos de aves. Não há dados epidemiológicos que sequer indiquem que a doença possa ser transmitida aos humanos por meio de alimentos cozidos. Isso é relatado por todos os órgãos internacionais de saúde animal e humana, como OMS, FAO, USDA, OMSA e outros.

MAIS:

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, declarou nesta segunda-feira (22.05) estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional devido à detecção de infecção pelo vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) – H5N1 – em aves silvestres no Brasil . A lei tem validade de 180 dias e é mais uma medida do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para evitar que a doença atinja a produção avícola de subsistência e comercial, além de preservar a fauna e a saúde humana.

Segundo dados divulgados pelo Mapa, na tarde desta segunda-feira (22), o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), unidade de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), confirmou três novos casos positivos para avirose influenza (H5N1) no estado do Espírito Santo, que estavam sob investigação desde a semana passada.



Agrolink