Conselho Agropecuário do Sul debate cooperação entre países • Portal DBO

Conselho Agropecuário do Sul debate cooperação entre países • Portal DBO

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!
Reunião Extraordinária do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), no Uruguai

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou nesta quinta-feira (16), em Colônia do Sacramento, no Uruguai, da XIII Reunião Extraordinária do Conselho Agropecuário do Sul (CAS).

No encontro, ministros e secretários de Agricultura dos seis países que compõem o grupo discutiram as medidas coletivas que podem ser tomadas para fortalecer a prevenção da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, também conhecida como gripe aviária, dados os recentes casos registrados na região .

Representantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai informaram sobre as ações que estão sendo realizadas para fortalecer os sistemas de vigilância, diagnóstico e controle de doenças, bem como a cooperação horizontal entre países, blocos e organizações de referência tanto para a prevenção quanto para o enfrentamento dos casos, se eles ocorrerem.

No encontro, presidido pelo ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Fernando Mattos, os ministros também discutiram ações para enfrentar a seca que atinge os países da região na atual temporada, com grandes reflexos na produção agrícola.

VEJA TAMBÉM | Setor avícola e governo do PR se mobilizam contra a entrada da gripe aviária

Fávaro apresentou as medidas adotadas pelo governo brasileiro para ajudar os produtores das regiões afetadas, principalmente do Rio Grande do Sul, com a liberação de R$ 430 milhões para ajudar pequenos e médios produtores a enfrentar a seca.

Outro tema abordado pelos ministros foi a adoção da certificação fitossanitária eletrônica para dar mais eficiência e agilidade no comércio entre os países da região.

Os países da CAS manifestaram interesse em incorporar a tecnologia em seus sistemas de saúde na busca de maior transparência e segurança no comércio, bem como menor impacto no meio ambiente.

Reuniões bilaterais – Nesta quarta-feira (15), em Buenos Aires, o ministro Fávaro teve reunião bilateral com o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Juan José Bahillo, com a participação do ministro da Economia, Sergio Massa.

Os ministros concordaram com a realização de uma nova rodada de reuniões técnicas para resolver as pendências sanitárias e fitossanitárias da agenda comercial entre os dois países.

O acordo Mercosul-União Européia também esteve na pauta do encontro. Os ministros falaram sobre a importância do comprometimento dos países do bloco sul-americano nas discussões e consultas com a Comissão Européia para a conclusão do acordo.

Hoje (16), Fávaro teve reunião bilateral com o ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Fernando Mattos. Os países concordaram em estabelecer uma mesa técnica para discutir questões sanitárias e fitossanitárias e destravar a agenda comercial bilateral.

Eles também discutiram a importância de aumentar o comércio bilateral entre o Brasil e o Uruguai, com medidas para facilitar os procedimentos comerciais, como a desburocratização na emissão de certificados sanitários e fitossanitários. O ministro uruguaio também pediu apoio do Brasil na campanha de erradicação da mosca-do-mato.

VEJA TAMBÉM | Chile suspende exportação de carne de frango após caso de gripe aviária

Portal DBO