Pular para o conteúdo

Cavalos – Certos Alimentos Podem Matar Seu Animal

Cavalos – Certos Alimentos Podem Matar Seu Animal

Cavalos - Certos Alimentos Podem Matar Seu Animal

Quando o manejo alimentar dos equinos não é adequado, a saúde dos animais se torna debilitada, o que pode resultar em uma série de doenças

Cavalos – Certos Alimentos Podem Matar Seu Animal

“Para melhorar o desempenho do cavalo, o rebanho deve receber uma alimentação balanceada, contendo vitaminas e minerais essenciais para a manutenção da saúde.

Quando o manejo alimentar dos equinos não é adequado, a saúde dos animais fica fragilizada, o que pode resultar em uma série de doenças”, afirma Maria Gazzinelli Neves, médica veterinária 

Inchaço no Rosto

A falta de suplementação mineral em cavalos ou alimentação com dietas com cálcio e fósforo desequilibrados pode causar uma condição chamada de “face inchada”.

Recebe esse nome porque um tecido fibroso aparece nos ossos chanfrados, além da mobilização do cálcio na corrente sanguínea devido à falta de cálcio livre.

Como tratamento, o cálcio venoso deve ser substituído por uma dieta balanceada e sais minerais.

Micotoxicose

As micotoxinas são produzidas por fungos e podem contaminar grãos e forragens.

Quando os equinos consomem esses alimentos contaminados por fungos, ocorre a chamada micotoxicose, causando os seguintes sintomas: diminuição do desempenho animal, diminuição da fertilidade, aborto, morte embrionária, imunossupressão, falta de apetite, emagrecimento, cólicas, diarreia, entre outros males. . . .

Para evitar isso, os cavalos devem ser alimentados com grãos e forragem de qualidade, sem mofo.

O mesmo acontece com as rações comerciais, elas devem ser feitas com ingredientes de qualidade e testadas antes de irem ao mercado. Além disso, durante a fabricação, aglutinantes de micotoxinas e agentes antifúngicos devem ser adicionados à ração.

Cólicas

Em cavalos, a cólica deve ser tratada o mais rápido possível, pois é uma condição grave que pode levar à morte.

Originada de problemas no sistema digestivo, a cólica causa fortes dores no cavalo, que até o faz rolar no chão.

O animal perde o apetite, treme e olha continuamente para o lado. Portanto, ao perceber que o cavalo está com cólica, o veterinário deve ser chamado imediatamente.

Em geral, a cólica é causada pela falta de ingestão de água, ingestão de fibras de qualidade duvidosa, consumo de muito concentrado, distúrbios digestivos causados ​​por problemas dentários, entre outros.

DOD

A alimentação com dietas de alta energia acelera o crescimento do cavalo, levando ao aparecimento de Doenças Ortopédicas do Desenvolvimento (DOD).

Estes prejudicam a formação e desenvolvimento das articulações e ossos dos cavalos. Para evitar isso, o criador de cavalos deve fornecer uma dieta equilibrada com a porcentagem certa de minerais, proteínas e energia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores