Cana-de-açúcar aumenta 20% com bioinsumo, veja!

Cana-de-açúcar aumenta 20% com bioinsumo, veja!

Cana-de-açúcar aumenta 20% com bioinsumo, veja!
Cana-de-açúcar aumenta 20% com bioinsumo, veja!

Duas bactérias identificadas pela Embrapa em seu banco de microrganismos, capazes de aumentar a absorção de fósforo pelas plantas, mostram ganhos obtidos na cultura da cana-de-açúcar. 

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

O aumento de produtividade, segundo dados da pesquisa da Embrapa, chega a 20% com o primeiro inoculante solubilizador de fósforo desenvolvido no País com recomendações agronômicas validadas para a cultura da cana-de-açúcar, identificado como Omsugo ECO e comercializado pela multinacional Corteva Agriscience . 

O novo bioinsumo promove a redução da aplicação de adubos fosfatados, gerados em ganhos biológicos e mais sustentabilidade ambiental.

As duas cepas de bactérias que deram origem ao inoculante – Bacillus subtilis (CNPMS B2084) e Bacillus megaterium (CNPMS B119) – foram selecionadas a partir dos acessos da Coleção de Microrganismos Multifuncionais e Fitopatógenos (CMMF ) da Embrapa Milho e Sorgo (MG).

Patrocinadores

“Esse acervo tem enorme potencial em oferecer soluções para o aumento de produtividade de diversas culturas agrícolas, com foco em sustentabilidade e descarbonização da agricultura”, enfatiza Myriam Maia Nobre , chefe-adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa Milho e Sorgo, ao informar que a coleção possui 11 mil registros.

De acordo com a pesquisadora Christiane Paiva , líder da equipe desenvolvedora do estudo, as cepas dessas transformações, a partir de manobras distintas, promovem maior crescimento das raízes e solubilização do fósforo adsorvido no solo. 

“Realizamos pesquisas com foco na cultura da cana, definindo as doses e quais seriam as recomendações de uso do inoculante Omsugo ECO para buscarmos o melhor custo-benefício para o produtor rural. 

Tive relatos de ganhos médios de cerca de 12 toneladas por hectare nas áreas onde os produtores realizaram testes com o produto, se descobertos com áreas sem aplicação”, reforça.

Patrocinadores
221220 InoculanteCana Banco Guilherme Viana 1
Arquivos da Coleção de Microrganismos Multifuncionais e Fitopatógenos (CMMF) da Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas (MG), de onde foram selecionados como bactérias do novo bioinsumo

Experimentos controlados no ano agrícola 2020/2021 pela Embrapa e pela Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo ( Coplacana ) em três áreas produtoras brasileiras comprovaram a eficiência do Omsugo ECO nessa cultura, fornecedora de matéria-prima para um setor de alta importância estratégica e econômica para o País. 

O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, com 572,8 milhões de toneladas produzidas para a atual safra 2022/2023, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento ( Conab ).

Os pesquisadores avaliaram os três índices mais importantes relacionados ao desempenho de uma lavoura de cana-de-açúcar: toneladas de cana por hectare (TCH) que mede a produtividade; açúcar total recuperável (ATR), indicador que representa a capacidade da cana de ser transformada em açúcar ou álcool; e toneladas de açúcar por hectare (TAH). 

A maior média de produtividade observada coincidiu com a parcela que recebeu a maior dose do inoculante líquido do Omsugo ECO. 

Patrocinadores

“A produtividade em TCH foi 20% superior ao tratamento que não recebeu aplicação do inoculante ou adubo fosfatado”, relata o pesquisador Geraldo de Almeida Cançado , da Embrapa Agricultura Digital , que conduziu os estudos na cultura da cana.

Nas condições experimentais, o uso combinado de doses superiores a 500 ml por hectare do inoculante e aplicando somente 50% da quantidade de adubação fosfatada recomendada foi capaz de promover aumento significativo para os parâmetros de TCH e TAH. 

“Esses índices são associados, respectivamente, à produtividade e à qualidade da matéria-prima na cultura da cana-de-açúcar, indicando a eficácia do inoculante para essa cultura”, informou o pesquisador.

Os dados foram publicados no Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Utilização de Inoculante Líquido Solubilizador de Fosfato Formulado à Base dos Isolados de Bacillus megaterium e Bacillus subitilis no Plantio da Cana-de-Açúcar , que reúne autores da Embrapa Agricultura Digital e da Embrapa Milho e Sorgo.

Patrocinadores
gráfico 3
221220 InoculanteCanaGráfico TCH GeraldoCançado

As bactérias selecionadas pela Embrapa , por formarem esporos de alta resistência a estresses ambientais, permitem melhor colonização das raízes da cana e aplicação o ano todo. Além disso, é compatível com as práticas operacionais e de manejo da cultura. 

Os interruptores de ação das bactérias passam pela liberação de fitormônios e pela produção de enzimas fosfatase e fitases que auxiliam na ciclagem do fósforo orgânico do solo e na produção de orgânicos para a liberação do fósforo fixado na forma inorgânica, que são essenciais para a ação na raiz e no aumento da absorção do fósforo pela cultura da cana. 

Os testes realizados no primeiro ano de validação da tecnologia comprovam a eficácia e a compatibilidade com as demais práticas agropecuárias preconizadas no Portfólio Corteva, segundo a empresa.

“Estamos trazendo para o mercado o primeiro solubilizador de fósforos com recomendações agronômicas comprovadas para a cultura. A tecnologia foi pesquisada ao longo de 18 anos pela equipe da Embrapa e agora se junta às ações de desenvolvimento em larga escala da Corteva voltada para a cultura da cana. 

Patrocinadores

A demanda por produtos biológicos no mercado é crescente e deve continuar assim nos próximos anos”, informa o líder de Marketing de Cana da Corteva Agriscience, Rodrigo Takegawa.

“O novo produto vem ao encontro da demanda e da expectativa dos produtores de cana-de-açúcar na busca por soluções inovadoras. 

O foco dessa solução é fazer uso do fósforo retido no solo e, ao mesmo tempo, melhorar significativamente no aproveitamento da adubação fosfatada, confiante para um salto em produtividade e longevidade do canavial”, afirma Takegawa.

221220 InoculanteCana DivulgacaoCorteva

De acordo com executivo da Corteva, o Omsugo ECO visa não apenas aproveitar melhor os fertilizantes de adubação fosfatada, mas também fazer uso das reservas do solo. 

Patrocinadores

“Essa solução apresenta compatibilidade biológica, física e química com os principais produtos utilizados no cultivo, inclusive em conjunto com a vinhaça, participando assim das práticas agrícolas presentes na lavoura”, reforça.

“De forma inédita no setor canavieiro, a BP Bunge implementou ao longo da safra 2022/2023 o teste do Omsugo ECO em cerca de 10% da nossa área de plantio. Com base nos testes em andamento, há previsão de poder reduzir 15% da adubação até fosfatada. 

Os resultados parciais em nossas áreas experimentais indicam ser bastante promissores e apontam para um aumento da eficiência do fertilizante fosfatado aplicado e um aumento de produtividade”, comenta Mário Dias, gerente corporativo de Desenvolvimento Agronômico da BP Bunge Bioenergia.

221220 InoculanteCana GuilhermeViannaB
magem comparativa do desenvolvimento de canavial sem o bioproduto e com a aplicação do insumo

A BP Bunge Bioenergia está entre as maiores empresas do setor sucroenergético do País e é a maior exportadora de açúcar do mundo. Presente nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins, a empresa tem 11 unidades agroindustriais que somam uma capacidade de moagem de 32,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra.

Patrocinadores
221220 InoculanteCana Guilherme de Medeiros
Aplicação de Omsugo ECO na lavoura.
Foto: Guilherme de Medeiros / Simbiose


Source link

 

agricultura agricultura de precisão agricultura familiar agrolink agronegocio agrotoxico arroz avicultura biodiesel biotecnologia boi brasil cabras café cavalo certificação consultoria crédito rural descubra ensino à distância etanol feijão flores frutas gado gado de corte geladeiras gestão rural milho noticias ovelha para pasto pecuaria pecuária leiteira pragas na agricultura Qual saúde Animal seguro rural setor sucroenergético SOJA suinocultura Treinamento trigo Turismo rural

Patrocinadores
Rolar para cima