Caminhão de gado transporta 330 cabeças de gado

Caminhão de gado transporta 330 cabeças de gado

Caminhão de gado transporta 330 cabeças de gado
Caminhão de gado transporta 330 cabeças de gado

A criação de trens rodoviários moderno é atribuído ao australiano Kurt Johansson quem se atreveu a construir vocêum veículo capaz de transportar cinco vezes mais gado do que era possível até aquele momento.

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Os maiores caminhões do mundo, o comboios rodoviários ou comboios rodoviáriossão característicos da Austrália, embora também sejam usados ​​em outros países. Os primeiros trens rodoviários apareceram em alguns países da Europa e Austráliano final do século XIX e início do século XX.

Um trem rodoviário é um caminhão com muitos reboques com carga atrás dele. A combinação total de caminhão + reboque pode ser de até 53,5 metros, ou até mais se conduzido em propriedade privada. Quando um trem rodoviário está totalmente carregado, pode pesar até 200 toneladas.

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O veículo transportava cinco vezes mais gado do que era possível até então e teve vários sucessores.

Curiosidade: A Austrália possui estradas tão longas que usam placas com jogo de perguntas para manter os motoristas acordados, um trecho, entre as cidades de Balladonia e Caiguna tem 144KM sem uma única curva sequer. 
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Road Trains 1
Manuseio e transporte de gado em uma fazenda australiana
Cattle Mustering
Manuseio e transporte de gado em uma fazenda australiana
Cow Transport
Manuseio e transporte de gado em uma fazenda australiana
Road trains

Características da produção De acordo com o Departamento Australiano de Água e Recursos Naturais da Austrália, o gado de corte é uma parte importante da economia rural. Da área agricultável, 75% é destinada à pecuária de corte, sendo o Norte e o Sul do país as principais regiões produtoras.

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As fazendas do norte da Austrália são geralmente maiores e mais especializadas e, ao longo dos anos, alcançaram margens relativamente melhores em comparação com as fazendas do sul. Além disso, a região Sul sofre mais com as variações climáticas e é mais sensível à seca, o que leva a maiores gastos com ração animal nas fazendas.

Quando o assunto é tamanho do território, a Austrália ocupa o sexto maior lugar no ranking mundial e, assim como o Brasil, é um dos grandes produtores de gado. Para garantir um transporte eficiente e rápido dos animais de produção, dentre outros insumos, já se autorizado a utilização dos chamados roadtrains, capazes de rodar distâncias de milhares de quilômetros.

Segundo os registros históricos, foi a pouco tempo, ainda na década de 90, que o avanço das exportações na cadeia da pecuária de corte, trouxe um gargalo: a necessidade de transportar um maior volume de animais em menor tempo. Ressaltando que, os caminhões da época carregavam cerca de 200 cabeças apenas.

O responsável pela mudança na forma de transportar os bovinos veio do conhecido, John Leeds, que teve a brilhante ideia de utilizar mais uma carreta acoplada ao comboio, totalizando então um conjunto de quatro unidades de transporte.

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Para recordar, o “inovador” projeto, ainda estava dentro das leis que, segundo pesquisas, permite a rodagem de conjuntos que tem até 53,5 metros de comprimento.

Para isso, ao invés do uso de quatro carretas com dollyes, foi usada uma carreta com quinta roda, semelhante à dos bitrens usados no Brasil.

Pasmem meus companheiros, o gigante boiadeiro, totalizando 8 andares de gado em 53,5 metros, a cada três viagens ao porto de Port Hedland eram suficientes para entrega de 1.000 cabeças, ou seja, eram transportados mais de 330 bois por viagem.

Brasil

Curiosamente no Brasil, especialmente para o transporte de cana-de-açúcar, já foram flagrados comboios de até 10 carretas (130 m) trafegando em via pública de pista dupla no Mato Grosso com uma simples placa dizendo: “VEÍCULO LONGO”.

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