Cabeças de gado

Cabeças de gado de origem argentina são apreendidas

Urgente ! Policia Federal Persegue Contrabandista

Cabeças de gado
Urgente ! Policia Federal Persegue Contrabandista

Cabeças de gado de origem argentina são apreendidas pela polícia

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

A polícia federal apreendeu na última quinta-feira (13) cerca de 200 cabeças de gado que teriam sido trazidas ilegalmente da Argentina para o Brasil. A operação foi realizada em uma fazenda no município de Uruguaiana, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul.

Segundo a polícia, os animais foram identificados por meio de um sistema de rastreamento eletrônico, que indicou que eles não possuíam a documentação sanitária exigida para a entrada no país. A suspeita é que os bovinos tenham sido contrabandeados por uma quadrilha especializada em crimes agropecuários.

A polícia informou que o proprietário da fazenda foi preso em flagrante e responderá por receptação qualificada e crime contra a saúde pública. Ele pode pegar até 15 anos de prisão. Além disso, ele terá que pagar uma multa de R$ 1 mil por animal apreendido.

Patrocinadores

O objetivo da operação foi evitar o risco de disseminação de doenças como a febre aftosa, que pode afetar a saúde dos animais e dos consumidores, além de prejudicar o comércio internacional de carne bovina. O Brasil é considerado um país livre da doença com vacinação, mas a Argentina ainda registra casos esporádicos.

Os animais apreendidos foram encaminhados para um frigorífico credenciado pelo Ministério da Agricultura, onde passarão por uma inspeção sanitária e serão abatidos. A carne será destinada ao consumo humano ou à fabricação de ração animal, conforme a qualidade e a procedência dos bovinos.

A polícia federal informou que continuará investigando o caso para identificar e prender os demais envolvidos no esquema de contrabando de gado. A operação contou com o apoio da Receita Federal, do Ministério da Agricultura e da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul.

Cabeças de gado da Argentina foram apreendidas pela polícia.

Foi nesta quinta-feira (13) em Santo Antônio do Sudoeste, no Paraná.

Patrocinadores

Policiais do BPFron (Batalhão de Polícia de Fronteira) abordaram o caminhoneiro saindo de um local clandestino na fronteira entre Brasil e Argentina.

Dentro do veículo estavam 22 animais argentinos, sem a devida documentação. O codnutor foi identificado e liberado.

O caminhão com os animais foi entregue à Receita Federal.

Preocupação

Vários casos de contrabando de gado foram registrados ao longo do tempo. E já mostramos aqui que a criminalidade coloca em risco áreas livres de febre aftosa. A ameaça pode ocorrer devido à entrada no país de animais não vacinados portadores da doença. O Paraná, por exemplo, é um estado livre de febre aftosa sem vacinação.

Patrocinadores

O status foi conquistado em 2021, com reconhecimento do Ministério da Agricultura.

A imunização contra a febre aftosa no estado foi interrompida em 2019 e a campanha de vacinação, que ocorria duas vezes ao ano, foi substituída pela campanha de atualização do rebanho. O registro é obrigatório para garantir a rastreabilidade e a saúde dos animais.

Nos últimos anos, também foi realizado um extenso levantamento epidemiológico, com coleta de sangue de quase 10 mil animais em 330 propriedades rurais, comprovando que o vírus não circula mais no Paraná.

Com PPNews Isso é AEN

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Patrocinadores

Sou Agro

agricultura agricultura de precisão agricultura familiar agrolink agronegocio agrotoxico arroz avicultura biodiesel biotecnologia boi brasil cabras café cavalo certificação consultoria crédito rural descubra ensino à distância etanol feijão flores frutas gado gado de corte geladeiras gestão rural milho noticias ovelha para pasto pecuaria pecuária leiteira pragas na agricultura Qual saúde Animal seguro rural setor sucroenergético SOJA suinocultura Treinamento trigo Turismo rural

Patrocinadores
 
Patrocinadores