Pular para o conteúdo

Biológicos no controle de pragas

Biológicos no controle de pragas 1

Os biológicos estão revolucionando a agricultura moderna

Os biológicos, também chamados de bio insumos, existem há vários anos, mas agora estão causando uma verdadeira revolução na agricultura moderna. Nesta série de três vídeos, vamos escutar sobre manejo de pragas, manejo de doenças e biodisponibilização de nutrientes através desses Bio insumos.

Antes de prosseguir, clique em gostei, compartilhe este vídeo com outros possíveis interessados e se inscreva no canal. Só assim poderemos continuar ativos. Vamos direto aos vídeos.

Origens da agricultura e desafios atuais

A humanidade tem uma longa história que se relaciona com o uso de organismos na agricultura. Desde eras antigas, as plantas e organismos interagiam de forma a influenciar a produção agrícola. O desenvolvimento da ciência e o crescimento populacional representam desafios para a agricultura moderna.

Desafios e soluções

Com a população mundial em constante crescimento, é necessário que a agricultura seja eficiente, produtiva e sustentável. A utilização de biológicos apresenta-se como uma solução promissora para alcançar esses objetivos, visando atender às metas de desenvolvimento sustentável propostas pela ONU.




Pergunta 1: Qual a importância dos bio insumos na agricultura moderna?


Resposta 1: Os bio insumos são importantes na agricultura moderna, pois estão causando uma verdadeira revolução, auxiliando no manejo de pragas, manejo de doenças e biodisponibilização de nutrientes, o que contribui para uma agricultura eficaz e sustentável.

Pergunta 2: Como os bio insumos contribuem para a sustentabilidade na agricultura?


Resposta 2: Os bio insumos contribuem para a sustentabilidade na agricultura, pois são mais seletivos, oferecem um controle seletivo e sustentável das pragas, ajudam na resistência de insetos resistentes, e são considerados uma ferramenta importante dentro de um programa de manejo integrado.

Pergunta 3: Quais são os principais grupos de bio agentes utilizados na agricultura com os bio insumos?


Resposta 3: Os biológicos de pragas utilizam organismos como nematóides, parasitoides, fungos, bactérias, baculovírus, feromônios, entre outros, para controlar pragas nas plantações.

Pergunta 4: Como os bio agentes promovem o controle natural de pragas?


Resposta 4: Os bio agentes promovem o controle natural de pragas através de mecanismos como o controle biológico, a utilização de feromônios para manipulação comportamental, a confusão sexual, e a produção em grande escala dos feromônios para uso na agricultura.

Pergunta 5: Qual a relação entre a crescente população mundial e a importância da eficiência da agricultura?


Resposta 5: A relação entre a crescente população mundial e a importância da eficiência da agricultura é que, devido ao crescimento populacional, a expectativa é que a população mundial atinja cerca de 11 bilhões de pessoas em 2060, o que demandará uma agricultura eficaz para alimentar toda a população. Nesse contexto, os bio insumos e bio agentes desempenham um papel fundamental para alcançar uma agricultura eficiente e sustentável.
Biológicos na Agricultura Moderna

Agricultura sinaliza revolução através de Bio Insumos

Ao longo dos anos, os biológicos, também chamados de bio insumos, ganharam espaço no cenário da agricultura. Atualmente, essa forma de manejo de pragas e manejo de doenças tem se tornado muito importante até mesmo para a biodisponibilização de nutrientes. Em uma série de três vídeos sobre o tema, vamos conhecer mais sobre esse assunto. Antes disso, não esqueça de apoiar o nosso canal, clicando em “gostei” para que possamos continuar criando conteúdo.

História da Agricultura

A história da agricultura data de tempos antigos e pode ser rastreada antes mesmo do surgimento da agricultura. O planeta Terra já possuía interações de plantas e organismos, além de diversos antagonistas, antes mesmo do cultivo da terra. A evolução, ao longo dos anos, nos levou ao desenvolvimento de tecnologias modernas, como é o caso da revolução científica. Além disso, houve um crescimento populacional sem precedentes, o que gerou uma resposta em relação à agricultura para alimentação de milhões de pessoas. Isso culminou no desenvolvimento de diferentes tecnologias com foco nos organismos antagonistas, como pragas, patógenos e ervas daninhas, que representam cerca de 30% das perdas nas lavouras.

Desafios e Metas

A crescente população mundial e a necessidade de garantir a alimentação para bilhões de pessoas são fatores que demandam uma agricultura eficiente. Por isso, a Organização das Nações Unidas estabeleceu 17 metas para o desenvolvimento sustentável. Dentre elas, 8 estão diretamente ligadas à agricultura. O grande desafio é manter uma alta produtividade e ao mesmo tempo garantir a sustentabilidade. A busca por sistemas agroalimentares sustentáveis é uma das chaves para solucionar essas questões. As novas tecnologias biológicas entram nesse contexto como uma alternativa para a agricultura moderna.

Uso de Biológicos

O uso de biológicos tem ganhado cada vez mais espaço no manejo de diferentes problemas nas lavouras, como o controle de insetos e ácaros, o que pode ser uma forma sustentável de controle biológico. A utilização de nematóides entomopatogênicos e fungos possibilita um manejo mais eficiente e seletivo, além de trazer vantagens em relação à resistência e ao aumento da eficácia em comparação com outros métodos de controle. Os feromônios são utilizados na agricultura para detectar, monitorar e controlar pragas, possibilitando uma manipulação comportamental dos insetos.

Eficiência e Sustentabilidade

A utilização dos biológicos na agricultura demanda cuidados e conhecimento técnico para garantir a sua eficiência. A produção em fazendas e os desafios nos sistemas agroalimentares também são aspectos importantes a serem considerados. O uso dos biológicos deve fazer parte de um conjunto de técnicas, visando um sistema agroalimentar mais sustentável, eficiente e resiliente. Com novas formas de controle e um mercado efervescente de novos produtos, a agricultura moderna encontra alternativas mais sustentáveis para garantir a produção de alimentos para milhões de pessoas.
Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

FAQ: Tudo o que você precisa saber sobre Bio Insumos na Agricultura

1. O que são bio insumos e por que estão revolucionando a agricultura moderna?

Os bio insumos, também conhecidos como biológicos, são produtos que causam uma verdadeira revolução na agricultura moderna. Eles incluem os bioinseticidas, biofungicidas, biofertilizantes e outros produtos provenientes da biotecnologia, que trazem soluções inovadoras e sustentáveis para o manejo de pragas, doenças e biodisponibilização de nutrientes nas plantações.

2. Quais são os agentes de controle biológico mais comuns e suas aplicações?

Existem diversos agentes de controle biológico, como predadores, parasitoides, nematoides, fungos, bactérias e vírus. Cada um desses agentes é utilizado para controlar pragas específicas, como insetos, ácaros e doenças nas plantações.

3. Qual a importância da seletividade e sustentabilidade no uso de bio insumos na agricultura?

Os bio insumos são vistos como mais seletivos e sustentáveis, pois permitem um controle mais específico das pragas sem afetar negativamente o meio ambiente e a qualidade dos alimentos. A seletividade é fundamental para promover um manejo integrado de pragas e evitar o desenvolvimento de resistência das pragas aos produtos.

Conclusão

Os bio insumos estão trazendo soluções inovadoras e sustentáveis para a agricultura moderna, promovendo um manejo eficiente de pragas, doenças e nutrientes nas plantações. É importante estar atento à eficiência, seletividade e manejo dos produtos biológicos para garantir uma produção agrícola mais sustentável e resiliente. Acompanhe nossas redes sociais para mais conteúdos e novidades sobre a agricultura. Obrigado por assistir! Se inscreva e ative as notificações para não perder nossos próximos vídeos.

Verifique a Fonte Aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores