Concessão da BR-040/MG é aprovada pela ANTT

A importância do projeto para o desenvolvimento da região

Novas melhorias e investimentos são previstos para a rodovia

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o edital para o projeto de concessão da BR-040/MG, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora. Com 232 km de extensão, a rodovia passará por melhorias significativas e receberá mais de R$ 9 bilhões de investimentos ao longo dos 30 anos de concessão.

A aprovação do edital marca a solução para o trecho atualmente em processo de relicitação, administrado pela Via 040. A nova licitação possibilitará retomar os investimentos na rodovia, essencial para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Estão previstas duplicações e correções de traçado para garantir um tráfego mais eficiente e a segurança dos usuários.

O projeto de concessão da BR-040 foi alterado após decisão do Ministério dos Transportes, dividindo-o em dois trechos: de Belo Horizonte a Juiz de Fora e de Juiz de Fora ao Rio de Janeiro. Essa modificação permitiu antecipar a execução de obras em ambos os trechos e ampliar a participação na licitação.

Dentre as melhorias previstas estão a duplicação de rodovias, a implantação de faixas adicionais e vias marginais, além de outras otimizações para o tráfego. O edital também prevê uma transição operacional entre a Via 040 e a futura concessionária, garantindo a continuidade do serviço e possibilitando investimentos mais robustos na rodovia.

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Sumário

1. Aprovação do edital para concessão da BR-040/MG

1.1. Trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora

2. Investimentos previstos

3. Retomada dos investimentos na BR-040

4. Modificação no projeto de relicitação

5. Melhorias previstas no trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora

6. Transição operacional e plano de transição

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o edital para o projeto de concessão da BR-040/MG, que abrange o trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, totalizando 232 km de extensão. Os documentos relativos ao projeto foram aprovados com ressalva na reunião da diretoria realizada nesta quinta-feira, levando à necessidade de reajustes na proposta, que deve ser publicada nas próximas semanas no Diário Oficial da União (DOU).

A previsão é que o leilão aconteça em fevereiro. Estão previstos mais de R$ 9 bilhões de investimentos ao longo dos 30 anos de concessão.

A aprovação do edital marca a solução para o trecho que atualmente está em processo de relicitação sob administração da Via 040, responsável apenas pela manutenção e operação essencial da rodovia. “Com essa nova licitação, será possível retomar os investimentos na BR-040, uma estrada fundamental para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Podemos adiantar que estão previstas duplicações e correções de traçado, visando garantir um tráfego mais eficiente e a segurança de quem circula pelos trechos”, ressalta o diretor da ANTT Guilherme Sampaio.

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Anteriormente, a proposta de relicitação da BR-040 abrangia o trecho entre Belo Horizonte e Rio de Janeiro (RJ). No entanto, por decisão do Ministério dos Transportes, o projeto foi alterado após novos estudos, com a divisão em dois trechos: de Belo Horizonte a Juiz de Fora e de Juiz de Fora ao Rio de Janeiro. Essa modificação atende ao interesse público, permitindo a antecipação da execução de obras em ambos os trechos e ampliando a participação na licitação. O segundo trecho está passando por ajustes para posteriormente ser enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Entre as melhorias previstas para o trecho da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora estão a duplicação de quase 164 km de rodovias, a implantação de 42 km de faixas adicionais, mais de 15 km de vias marginais, mais de 14 km de rodovias e outras melhorias para otimizar o tráfego. Os detalhes do projeto serão totalmente conhecidos após ajustes do edital e publicação no Diário Oficial da União (DOU).

Também, por se tratar de uma via em fase de relicitação, o edital do projeto prevê a transição operacional entre a operadora atual, Via 040, e a futura ganhadora do certame. Para isso, a nova concessionária deverá apresentar um plano de transição. “Isso visa evitar descontinuidades na prestação do serviço, assegurando a continuidade operacional e permitindo investimentos mais robustos na rodovia, que é uma rota significativa para o transporte de produtos agrícolas, pecuários, minerais e industriais”, destaca o superintendente de concessão, Marcelo Fonseca.

[Texto reescrito]

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Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprova edital para concessão da BR-040/MG

Introdução

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o edital para o projeto de concessão da BR-040/MG, que abrange o trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, totalizando 232 km de extensão. Os documentos relativos ao projeto foram aprovados com ressalva na reunião da diretoria realizada nesta quinta-feira, levando à necessidade de reajustes na proposta, que deve ser publicada nas próximas semanas no Diário Oficial da União (DOU).

Investimentos previstos

A previsão é que o leilão aconteça em fevereiro. Estão previstos mais de R$ 9 bilhões de investimentos ao longo dos 30 anos de concessão. Esses investimentos serão essenciais para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, estados que dependem da BR-040 para o transporte de produtos agrícolas, pecuários, minerais e industriais.

Retomada dos investimentos na BR-040

A aprovação do edital marca a solução para o trecho que atualmente está em processo de relicitação sob administração da Via 040, responsável apenas pela manutenção e operação essencial da rodovia. Com essa nova licitação, será possível retomar os investimentos na BR-040, uma estrada fundamental para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. A expectativa é que sejam realizadas duplicações e correções de traçado, visando garantir um tráfego mais eficiente e a segurança de quem circula pelos trechos.

Alterações no projeto de relicitação

Anteriormente, a proposta de relicitação da BR-040 abrangia o trecho entre Belo Horizonte e Rio de Janeiro (RJ). No entanto, por decisão do Ministério dos Transportes, o projeto foi alterado após novos estudos, com a divisão em dois trechos: de Belo Horizonte a Juiz de Fora e de Juiz de Fora ao Rio de Janeiro. Essa modificação atende ao interesse público, permitindo a antecipação da execução de obras em ambos os trechos e ampliando a participação na licitação. O segundo trecho está passando por ajustes para posteriormente ser enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU).

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Melhorias previstas

Entre as melhorias previstas para o trecho da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora estão a duplicação de quase 164 km de rodovias, a implantação de 42 km de faixas adicionais, mais de 15 km de vias marginais, mais de 14 km de rodovias e outras melhorias para otimizar o tráfego. Os detalhes do projeto serão totalmente conhecidos após ajustes do edital e publicação no Diário Oficial da União (DOU).

Transição operacional

Também, por se tratar de uma via em fase de relicitação, o edital do projeto prevê a transição operacional entre a operadora atual, Via 040, e a futura ganhadora do certame. Para isso, a nova concessionária deverá apresentar um plano de transição. Isso visa evitar descontinuidades na prestação do serviço, assegurando a continuidade operacional e permitindo investimentos mais robustos na rodovia, que é uma rota significativa para o transporte de produtos agrícolas, pecuários, minerais e industriais.

Conclusão

A aprovação do edital para concessão da BR-040/MG é um passo importante para a retomada dos investimentos e o desenvolvimento da região. Com a divisão em dois trechos e as melhorias previstas, espera-se um tráfego mais eficiente e seguro ao longo dessa rodovia fundamental para o transporte e desenvolvimento de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Agora, aguarda-se a publicação do edital no Diário Oficial da União (DOU) e a realização do leilão em fevereiro.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

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Conclusão

A aprovação do edital para o projeto de concessão da BR-040/MG é uma excelente notícia para o desenvolvimento da região. Com investimentos previstos de mais de R$ 9 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão, espera-se que a rodovia passe por melhorias significativas, como duplicações, correções de traçado e implementação de faixas adicionais, vias marginais e outras melhorias para otimizar o tráfego. Além disso, a continuidade operacional garantirá a prestação de um serviço melhor e possibilitará investimentos mais robustos na rodovia.

1. O que foi aprovado pela ANTT?

A ANTT aprovou o edital para o projeto de concessão da BR-040/MG, que abrange o trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora.

2. Quais são as melhorias previstas para o trecho da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora?

Estão previstas a duplicação de quase 164 km de rodovias, a implantação de 42 km de faixas adicionais, mais de 15 km de vias marginais, mais de 14 km de rodovias e outras melhorias para otimizar o tráfego.

3. Por que o projeto de relicitação da BR-040 foi alterado?

O projeto foi alterado após novos estudos, dividindo o trecho em dois: de Belo Horizonte a Juiz de Fora e de Juiz de Fora ao Rio de Janeiro, atendendo ao interesse público e permitindo a antecipação da execução de obras em ambos os trechos.

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4. Qual é a previsão para o leilão do projeto de concessão da BR-040?

O leilão está previsto para acontecer em fevereiro.

5. Qual é o objetivo do plano de transição operacional previsto no edital do projeto?

O objetivo é evitar descontinuidades na prestação do serviço, assegurando a continuidade operacional da rodovia e permitindo investimentos mais robustos.

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