Concessão da BR-040/MG é aprovada pela ANTT
A importância do projeto para o desenvolvimento da região
Novas melhorias e investimentos são previstos para a rodovia
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o edital para o projeto de concessão da BR-040/MG, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora. Com 232 km de extensão, a rodovia passará por melhorias significativas e receberá mais de R$ 9 bilhões de investimentos ao longo dos 30 anos de concessão.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!A aprovação do edital marca a solução para o trecho atualmente em processo de relicitação, administrado pela Via 040. A nova licitação possibilitará retomar os investimentos na rodovia, essencial para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Estão previstas duplicações e correções de traçado para garantir um tráfego mais eficiente e a segurança dos usuários.
O projeto de concessão da BR-040 foi alterado após decisão do Ministério dos Transportes, dividindo-o em dois trechos: de Belo Horizonte a Juiz de Fora e de Juiz de Fora ao Rio de Janeiro. Essa modificação permitiu antecipar a execução de obras em ambos os trechos e ampliar a participação na licitação.
Dentre as melhorias previstas estão a duplicação de rodovias, a implantação de faixas adicionais e vias marginais, além de outras otimizações para o tráfego. O edital também prevê uma transição operacional entre a Via 040 e a futura concessionária, garantindo a continuidade do serviço e possibilitando investimentos mais robustos na rodovia.
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Sumário
1. Aprovação do edital para concessão da BR-040/MG
1.1. Trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora
2. Investimentos previstos
3. Retomada dos investimentos na BR-040
4. Modificação no projeto de relicitação
5. Melhorias previstas no trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora
6. Transição operacional e plano de transição
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o edital para o projeto de concessão da BR-040/MG, que abrange o trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, totalizando 232 km de extensão. Os documentos relativos ao projeto foram aprovados com ressalva na reunião da diretoria realizada nesta quinta-feira, levando à necessidade de reajustes na proposta, que deve ser publicada nas próximas semanas no Diário Oficial da União (DOU).
A previsão é que o leilão aconteça em fevereiro. Estão previstos mais de R$ 9 bilhões de investimentos ao longo dos 30 anos de concessão.
A aprovação do edital marca a solução para o trecho que atualmente está em processo de relicitação sob administração da Via 040, responsável apenas pela manutenção e operação essencial da rodovia. “Com essa nova licitação, será possível retomar os investimentos na BR-040, uma estrada fundamental para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Podemos adiantar que estão previstas duplicações e correções de traçado, visando garantir um tráfego mais eficiente e a segurança de quem circula pelos trechos”, ressalta o diretor da ANTT Guilherme Sampaio.
Anteriormente, a proposta de relicitação da BR-040 abrangia o trecho entre Belo Horizonte e Rio de Janeiro (RJ). No entanto, por decisão do Ministério dos Transportes, o projeto foi alterado após novos estudos, com a divisão em dois trechos: de Belo Horizonte a Juiz de Fora e de Juiz de Fora ao Rio de Janeiro. Essa modificação atende ao interesse público, permitindo a antecipação da execução de obras em ambos os trechos e ampliando a participação na licitação. O segundo trecho está passando por ajustes para posteriormente ser enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU).
Entre as melhorias previstas para o trecho da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora estão a duplicação de quase 164 km de rodovias, a implantação de 42 km de faixas adicionais, mais de 15 km de vias marginais, mais de 14 km de rodovias e outras melhorias para otimizar o tráfego. Os detalhes do projeto serão totalmente conhecidos após ajustes do edital e publicação no Diário Oficial da União (DOU).
Também, por se tratar de uma via em fase de relicitação, o edital do projeto prevê a transição operacional entre a operadora atual, Via 040, e a futura ganhadora do certame. Para isso, a nova concessionária deverá apresentar um plano de transição. “Isso visa evitar descontinuidades na prestação do serviço, assegurando a continuidade operacional e permitindo investimentos mais robustos na rodovia, que é uma rota significativa para o transporte de produtos agrícolas, pecuários, minerais e industriais”, destaca o superintendente de concessão, Marcelo Fonseca.
[Texto reescrito]
Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprova edital para concessão da BR-040/MG
Introdução
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o edital para o projeto de concessão da BR-040/MG, que abrange o trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, totalizando 232 km de extensão. Os documentos relativos ao projeto foram aprovados com ressalva na reunião da diretoria realizada nesta quinta-feira, levando à necessidade de reajustes na proposta, que deve ser publicada nas próximas semanas no Diário Oficial da União (DOU).
Investimentos previstos
A previsão é que o leilão aconteça em fevereiro. Estão previstos mais de R$ 9 bilhões de investimentos ao longo dos 30 anos de concessão. Esses investimentos serão essenciais para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, estados que dependem da BR-040 para o transporte de produtos agrícolas, pecuários, minerais e industriais.
Retomada dos investimentos na BR-040
A aprovação do edital marca a solução para o trecho que atualmente está em processo de relicitação sob administração da Via 040, responsável apenas pela manutenção e operação essencial da rodovia. Com essa nova licitação, será possível retomar os investimentos na BR-040, uma estrada fundamental para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. A expectativa é que sejam realizadas duplicações e correções de traçado, visando garantir um tráfego mais eficiente e a segurança de quem circula pelos trechos.
Alterações no projeto de relicitação
Anteriormente, a proposta de relicitação da BR-040 abrangia o trecho entre Belo Horizonte e Rio de Janeiro (RJ). No entanto, por decisão do Ministério dos Transportes, o projeto foi alterado após novos estudos, com a divisão em dois trechos: de Belo Horizonte a Juiz de Fora e de Juiz de Fora ao Rio de Janeiro. Essa modificação atende ao interesse público, permitindo a antecipação da execução de obras em ambos os trechos e ampliando a participação na licitação. O segundo trecho está passando por ajustes para posteriormente ser enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU).
Melhorias previstas
Entre as melhorias previstas para o trecho da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora estão a duplicação de quase 164 km de rodovias, a implantação de 42 km de faixas adicionais, mais de 15 km de vias marginais, mais de 14 km de rodovias e outras melhorias para otimizar o tráfego. Os detalhes do projeto serão totalmente conhecidos após ajustes do edital e publicação no Diário Oficial da União (DOU).
Transição operacional
Também, por se tratar de uma via em fase de relicitação, o edital do projeto prevê a transição operacional entre a operadora atual, Via 040, e a futura ganhadora do certame. Para isso, a nova concessionária deverá apresentar um plano de transição. Isso visa evitar descontinuidades na prestação do serviço, assegurando a continuidade operacional e permitindo investimentos mais robustos na rodovia, que é uma rota significativa para o transporte de produtos agrícolas, pecuários, minerais e industriais.
Conclusão
A aprovação do edital para concessão da BR-040/MG é um passo importante para a retomada dos investimentos e o desenvolvimento da região. Com a divisão em dois trechos e as melhorias previstas, espera-se um tráfego mais eficiente e seguro ao longo dessa rodovia fundamental para o transporte e desenvolvimento de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Agora, aguarda-se a publicação do edital no Diário Oficial da União (DOU) e a realização do leilão em fevereiro.
Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo
Conclusão
A aprovação do edital para o projeto de concessão da BR-040/MG é uma excelente notícia para o desenvolvimento da região. Com investimentos previstos de mais de R$ 9 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão, espera-se que a rodovia passe por melhorias significativas, como duplicações, correções de traçado e implementação de faixas adicionais, vias marginais e outras melhorias para otimizar o tráfego. Além disso, a continuidade operacional garantirá a prestação de um serviço melhor e possibilitará investimentos mais robustos na rodovia.
1. O que foi aprovado pela ANTT?
A ANTT aprovou o edital para o projeto de concessão da BR-040/MG, que abrange o trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora.
2. Quais são as melhorias previstas para o trecho da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora?
Estão previstas a duplicação de quase 164 km de rodovias, a implantação de 42 km de faixas adicionais, mais de 15 km de vias marginais, mais de 14 km de rodovias e outras melhorias para otimizar o tráfego.
3. Por que o projeto de relicitação da BR-040 foi alterado?
O projeto foi alterado após novos estudos, dividindo o trecho em dois: de Belo Horizonte a Juiz de Fora e de Juiz de Fora ao Rio de Janeiro, atendendo ao interesse público e permitindo a antecipação da execução de obras em ambos os trechos.
4. Qual é a previsão para o leilão do projeto de concessão da BR-040?
O leilão está previsto para acontecer em fevereiro.
5. Qual é o objetivo do plano de transição operacional previsto no edital do projeto?
O objetivo é evitar descontinuidades na prestação do serviço, assegurando a continuidade operacional da rodovia e permitindo investimentos mais robustos.