Pular para o conteúdo

Agricultura sustentável: solução climática

Participação do governo brasileiro na Conferência sobre Clima e Ar Limpo

Representantes do governo brasileiro marcaram presença na Conferência sobre Clima e Ar Limpo 2024, promovida pela Coalizão Clima e Ar Limpo (CCAC), das Nações Unidas, em Nairóbi, no Quênia. O destaque ficou por conta da apresentação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) sobre o Plano de Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC/ABC+), evidenciando o compromisso do Brasil com a agricultura sustentável.

Importância da conferência para o diálogo global

O encontro reuniu diversos parceiros estatais e não estatais da CCAC, visando avançar no debate sobre a mitigação de emissões de gases de efeito estufa, com foco no Compromisso Global para o Metano. Questões como a agenda comum para os principais setores emissores de gases foram abordadas, incluindo a agricultura, resíduos, combustíveis fósseis, entre outros.

Práticas sustentáveis brasileiras como exemplo para o mundo

O Mapa, através do diretor do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação, compartilhou as tecnologias e resultados do Plano ABC, destacando a importância de conciliar as necessidades dos produtores com a sustentabilidade ambiental. Além disso, o Brasil se coloca como modelo para outros países, principalmente os da região africana, com potencial de cooperação no desenvolvimento de práticas sustentáveis.

———————————————————————————————-

Desenvolvimento

A Conferência sobre Clima e Ar Limpo 2024, realizada em Nairóbi, no Quênia, teve como objetivo principal intensificar a implementação de iniciativas de mitigação de emissões de gases de efeito estufa, como o Compromisso Global para o Metano. O encontro reuniu diversos parceiros, tanto estatais quanto não estatais, da Coalizão Clima e Ar Limpo, com a elaboração de uma agenda comum para os principais setores emissores de gases.

Tecnologias Sustentáveis

O diretor do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação do Mapa, Bruno Brasil, apresentou as tecnologias brasileiras sustentáveis, juntamente com os resultados e metas do Plano ABC. Foi destacado como é possível conciliar as necessidades dos produtores com uma atividade economicamente viável e comprometida com a sustentabilidade ambiental.

2º Encontro Nacional Aplicado às Mudanças Climáticas

O evento EMSEA, promovido pela Climatempo, será realizado para debater políticas públicas e incentivos para a transição sustentável no Agronegócio e Energia. Temas como sustentabilidade rural, mercado de carbono, gestão de resíduos e transição energética estarão em discussão, visando o impacto das mudanças climáticas nas cadeias de suprimento de energia e do agronegócio. As pré-inscrições já estão abertas para participar do encontro.

————————————————————————————————–

Oportunidades de cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável

Diante dos desafios globais relacionados às mudanças climáticas, a participação do Brasil em conferências como a CCAC e eventos como o EMSEA demonstram o comprometimento em buscar soluções sustentáveis para o agronegócio e energia. A troca de experiências e o compartilhamento de tecnologias podem impulsionar a implantação de práticas mais verdes em diversos países, promovendo uma cooperação efetiva para o desenvolvimento sustentável.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Conferência sobre Clima e Ar Limpo 2024: Ministério da Agricultura apresenta experiências do Plano ABC

Representantes do governo brasileiro participaram da Conferência sobre Clima e Ar Limpo 2024, promovida pela Coalizão Clima e Ar Limpo (CCAC), das Nações Unidas, em Nairóbi, no Quênia. O evento teve como objetivo avançar no diálogo e intensificar a implementação de iniciativas de mitigação de emissões de gases de efeito estufa, como o Compromisso Global para o Metano. O Mapa apresentou detalhes da sua experiência com o Plano ABC/ABC+ voltado para o desenvolvimento da agricultura sustentável no Brasil.

FAQs

1. O que foi apresentado pelo Ministério da Agricultura na Conferência sobre Clima e Ar Limpo 2024?

O Mapa apresentou detalhes da sua experiência na condução do Plano ABC/ABC+ voltado para o desenvolvimento da agricultura sustentável no Brasil.

2. Qual era o objetivo da conferência e quem participou do evento?

O objetivo da conferência era avançar no diálogo e intensificar a implementação de iniciativas de mitigação de emissões de gases de efeito estufa, como o Compromisso Global para o Metano. O evento reuniu 86 parceiros estatais e 83 parceiros não estatais da CCAC.

3. Quais são os setores emissores de gases do efeito estufa discutidos na conferência?

Os principais setores emissores de gases do efeito estufa discutidos na conferência incluem agricultura, resíduos, combustíveis fósseis, energia doméstica, veículos, motores pesados e refrigeração.

4. Que tecnologias brasileiras sustentáveis foram apresentadas na conferência?

O diretor do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação do Mapa apresentou as tecnologias brasileiras sustentáveis, além dos resultados e metas do Plano ABC/ABC+.

5. Qual é o próximo evento relacionado ao tema das mudanças climáticas no Brasil?

O próximo evento é o 2º Encontro Nacional Aplicado às Mudanças Climáticas para o setor do Agro e Energia (EMSEA), que será realizado em julho de 2024 pela Climatempo em São José dos Campos/SP.

Para saber mais sobre as discussões e avanços na área de agricultura sustentável e mudanças climáticas, participe do EMSEA e acompanhe as inovações e políticas públicas em destaque nesse setor.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Representantes do governo brasileiro participaram, nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, da Conferência sobre Clima e Ar Limpo 2024, promovida pela Coalizão Clima e Ar Limpo (CCAC), das Nações Unidas, em Nairóbi, no Quênia. No evento, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apresentou detalhes da experiência na condução do Plano de Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC/ABC+), dedicada ao desenvolvimento da agricultura sustentável no Brasil. O objetivo da conferência é avançar no diálogo e intensificar, coletivamente, a implementação de iniciativas de mitigação de emissões de gases de efeito estufa, como o Compromisso Global para o Metano.

O encontro reuniu 86 parceiros estatais e 83 parceiros não estatais da CCAC, entre eles, governos locais e internacionais, organizações intergovernamentais, organizações não governamentais, empresas privadas, instituições financeiras e demais interessados da região africana. Na pauta dos assuntos a elaboração de uma agenda comum para os principais setores emissores de gases do efeito estufa – que incluem agricultura, resíduos, combustíveis fósseis, energia doméstica, veículos, motores pesados e refrigeração.

O Mapa foi representado pelo diretor do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação, Bruno Brasil, que apresentou as tecnologias brasileiras sustentáveis, além dos resultados e metas do Plano ABC. Em sua explanação, o enfoque foi mostrar como é possível conciliar as necessidades dos produtores com uma atividade privada, economicamente viável e comprometida com a sustentabilidade ambiental.

“Trata-se de um plano abrangente que não só mitiga as emissões de dióxido de carbono, mas também de metano e óxido nitroso. Nossas tecnologias e práticas podem servir de modelo para outros países dos trópicos, principalmente para a África. Tivemos um retorno muito positivo e as discussões devem avançar com a possibilidade, inclusive, de levar esse modelo como cooperação para diversos países africanos”, explicou.

A Conferência antecede o 2º Encontro Nacional Aplicado às Mudanças Climáticas para o setor do Agro e Energia no Brasil (EMSEA), que será realizado no dia 25 de Julho de 2024, pela Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos/SP.

O encontro irá debater políticas públicas e incentivos para a transição sustentável no Agronegócio e Energia, sustentabilidade rural e descentralização energética, mercado de carbono, gestão de resíduos do Agronegócio e geração de energia, transição energética no campo, impacto das mudanças climáticas nas cadeias de Suprimento de Energia e do Agronegócio.

Para participar do EMSEA, clique neste link. Já estão abertas as pré-inscrições!

Verifique a Fonte Aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores