Sumário

1. Identificação da raça Mangalarga

1.1. Evolução zootécnica da raça

1.2. Habilidades desenvolvidas

2. Destaques na Exposição Nacional

2.1. Égua Evidência da Tarlim (T.E)

2.2. Cavalo Quartzo da Santa Cecília

3. Aumento nas participações nas provas

3.1. Expansão da raça no Brasil

3.2. Provas Sociais e participação de crianças e adultos

4. Movimento no comércio e a tradição do Cavalo Mangalarga

4.1. Impacto econômico do evento em Tatuí

4.2. Celebração da tradição e evolução da raça

Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?

A Raça Mangalarga está no auge de sua evolução zootécnica e durante 45ª Exposição Nacional, que aconteceu no Centro Hípico de Tatuí (CHT), localizado na região metropolitana de Sorocaba (SP), foi possível conferir a qualidade das tropas apresentadas nos dias 07 a 16 de setembro.

De acordo Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), que promove o evento, a raça vem ao longo dos anos consolidando a sua marcha, docilidade e andamento progressivo, além de aprimorar suas diversas habilidades, como participação em longas cavalgadas e agilidade nas provas funcionais, laço e tambor.

ABCCRM se une ao Instituto Goiano de Direito. Qual o impacto dessa parceria? 5

Animais que se destacaram nas pistas

No Grande Campeonato a égua Evidência da Tarlim (T.E) (Lyon da Piratininga (T.E) X Elisa do Araxá (T.E)) e o cavalo Quartzo da Santa Cecília (NETUNO R.A.A. X LAIS RU) foram os campeões nacionais desta edição. Confira os resultados completos dos julgamentos:

Patrocinadores

”Os animais estão evoluindo e se aproximando cada vez mais do que chamamos de ‘cavalo ideal’. Por isso, o Mangalarga é um cavalo que realmente vale a pena experimentar, além de se diferenciar pela beleza. Convido a todos, que possam conhecer a nossa raça, acompanhar o avanço zootécnico que conquistamos ao longo dos anos”, conta Eduardo Rabinovich, presidente da ABCCRM.

Cavalo Mangalarga apresenta sua evolucao zootecnica durante a 45a Exposicao Nacional no Centro Hipico de Tatui 2 scaled
ABCCRM se une ao Instituto Goiano de Direito. Qual o impacto dessa parceria? 6

Aumento nas participações nas provas

Durante o evento alguns números entraram para história da entidade, como os cerca de 100 expositores que vieram dos estados: Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Outro destaque são as 180 inscrições de ‘Pelagens’ que representam 50% das inscrições da Nacional. Rabinovich conta que esses números representam a expansão da raça no Brasil. “Os pequenos criadores e usuários são a maioria no segmento de pelagens, isso mostra a nossa expansão no mercado equestre e que o Mangalarga é um cavalo acessível”.

Para além da competição há também uma grande confraternização entre as famílias mangalarguistas, que são as ‘Provas Sociais’, os participantes são os proprietários, criadores, filhos, netos e sobrinhos, que compartilham a paixão em criar cavalos. Nesta edição, cerca de 64 crianças e adultos demonstraram sua desenvoltura no ‘Cavalo de Sela Brasileiro’.

Cavalo Mangalarga apresenta sua evolucao zootecnica durante a 45a Exposicao Nacional no Centro Hipico de Tatui 2 scaled
ABCCRM se une ao Instituto Goiano de Direito. Qual o impacto dessa parceria? 7

Movimento no comércio e a tradição do Cavalo Mangalarga

A 45ª Exposição Nacional Mangalarga marcou o quarto ano consecutivo que o evento acontece no Centro Hípico de Tatuí, o que causou movimento no comércio e atraiu a atenção do público local. “Conseguimos lotar todos os hotéis, além de gerar um grande efeito nos restaurantes da cidade. O evento já virou uma atração turística em Tatuí”, ressalta o presidente da ABCCRM.

Patrocinadores

”São 45 edições da ‘Exposição Nacional Mangalarga’, isso mostra a tradição da nossa maior festa, que apresenta os animais de referência para a raça. Por isso, celebramos nosso cavalo genuinamente brasileiro, que busca manter a tradição e continuar evoluindo, dessa forma nos adaptarmos aos novos tempos e ao desejo do mercado”, ressalta Rabinovich.

Rabinovich finaliza agradecendo a equipe e comemorando o sucesso do evento. “Tivemos um grande número de expositores, ou seja, estamos aumentando a nossa base de criadores. Também parabenizo os protagonistas dessa exposição, que são os expositores, criadores, usuários, equipe da ABCCRM e principalmente os cavalos Mangalarga que deram show em pista”.

Acompanhe as redes sociais da entidade e conheça mais sobre a raça: @mangalarga_oficial / portal: www.cavalomangalarga.com.br 

Por Giovanna Catanho/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Julio Oliveira

Patrocinadores

Leia mais notícias aqui.

A Raça Mangalarga e sua evolução zootécnica

A Raça Mangalarga está no auge de sua evolução zootécnica e durante a 45ª Exposição Nacional, que aconteceu no Centro Hípico de Tatuí (CHT), foi possível conferir a qualidade das tropas apresentadas nos dias 07 a 16 de setembro.

De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), a raça vem consolidando sua marcha, docilidade e andamento progressivo ao longo dos anos. Além disso, tem aprimorado suas diversas habilidades, como participação em longas cavalgadas e agilidade nas provas funcionais, laço e tambor.

Patrocinadores
Cavalo Mangalarga apresenta sua evolucao zootecnica durante a 45a Exposicao Nacional no Centro Hipico de Tatui 1 scaled
ABCCRM se une ao Instituto Goiano de Direito. Qual o impacto dessa parceria? 8

Animais que se destacaram nas pistas

No Grande Campeonato, a égua Evidência da Tarlim (T.E) e o cavalo Quartzo da Santa Cecília foram os campeões nacionais desta edição. Esses animais demonstraram toda a evolução zootécnica da Raça Mangalarga, conquistando os jurados e o público presente.

Cavalo Mangalarga apresenta sua evolucao zootecnica durante a 45a Exposicao Nacional no Centro Hipico de Tatui 2 scaledConclusão

A 45ª Exposição Nacional da Raça Mangalarga foi marcada por uma evolução zootécnica impressionante. A raça tem consolidado sua marcha, docilidade, andamento progressivo e diversas habilidades. Durante o evento, os animais se destacaram nas pistas, com a égua Evidência da Tarlim e o cavalo Quartzo da Santa Cecília como campeões nacionais. Além disso, houve um aumento significativo na participação nas provas, mostrando a expansão da raça no país. A tradição do Cavalo Mangalarga também foi celebrada, e o evento se tornou um atrativo turístico na cidade. O sucesso do evento é resultado do trabalho da equipe e do comprometimento dos criadores e expositores.

Perguntas e Respostas

O que foi destacado na 45ª Exposição Nacional da Raça Mangalarga?

Na exposição, foi destacada a evolução zootécnica da raça, com sua marcha, docilidade e andamento progressivo.

Quais foram os animais campeões nacionais?

A égua Evidência da Tarlim e o cavalo Quartzo da Santa Cecília foram os campeões nacionais.

Patrocinadores

Houve aumento na participação nas provas?

Sim, houve um aumento significativo na participação nas provas, mostrando a expansão da raça no país.

O evento se tornou um atrativo turístico?

Sim, a 45ª Exposição Nacional da Raça Mangalarga se tornou um atrativo turístico na cidade de Tatuí.

Qual foi o motivo do sucesso do evento?

O sucesso do evento foi resultado do trabalho da equipe e do comprometimento dos criadores e expositores.

Verifique a Fonte Aqui

Patrocinadores

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here