Noticias do Jornal do campo
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!Boa leitura!
Áreas de instabilidade também avançam em direção ao Centro-Oeste e são esperadas chuvas na região
Após um longo período de estiagem, o avanço de uma frente fria pelo litoral baiano está favorecendo a formação de nuvens de trovoada em diversas regiões do Brasil. As chuvas, apesar de pontuais, trazem alívio para algumas regiões do Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba nesta terça-feira (29).
“Houve uma mudança na circulação dos ventos, em vários níveis da atmosfera, fazendo com que o ar úmido se espalhasse pelo interior do Brasil. Esse aumento da umidade e do calor está permitindo o crescimento de nuvens de chuva em muitas áreas do Brasil onde raramente chuvas em agosto”, prevê o Climatempo.
Os destaques ficam para as áreas da divisa entre Minas Gerais e Bahia, regiões que raramente recebem chuvas neste período do ano. Segundo a consultoria, no sudoeste da Bahia e no noroeste de Minas Gerais chove desde ontem, já com volumes significativos. Em apenas 1 hora, entre 21h e 22h, choveu 79 mm. O acumulado em 3 horas, entre 20h e 23h, foi de 100,6 mm, informa dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Para as próximas 24 horas, o modelo Cosmo do Inmet prevê os acúmulos mais expressivos nessas áreas, com precipitação que pode ficar entre 20mm e 40mm nesta terça-feira (29). Sinaliza também a condição de chuvas entre o norte de Goiás e o extremo sul do Tocantins no período. As demais regiões de Minas Gerais, norte de São Paulo, regiões do Tocantins e sul do Maranhão também poderão receber chuvas, mas com volume menor.
“O sol aparece durante o dia em todo Centro-Oeste e faz calor. A nebulosidade aumenta e há previsão de aguaceiros e relâmpagos podem ocorrer à tarde e à noite. ajudam a amenizar o ressecamento do ar que normalmente predomina neste horário”, complementa a Climatempo.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas:
Fonte:
Notícias Agrícolas
“Espero que este artigo tenha sido útil para você. Se tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar sua opinião sobre o assunto abordado, deixe seu comentário abaixo. Além disso, confira abaixo 5 perguntas frequentes sobre o tema, com suas respectivas respostas:
1. Quais regiões do Brasil estão sendo beneficiadas pelas chuvas recentes?
As regiões beneficiadas pelas chuvas recentes são o Sudeste, o Centro-Oeste e o Matopiba.
2. O que tem favorecido a formação de nuvens de trovoada em diversas regiões do Brasil?
O avanço de uma frente fria pelo litoral baiano tem favorecido a formação de nuvens de trovoada em diversas regiões do Brasil.
3. Quais são as áreas da divisa entre Minas Gerais e Bahia que estão recebendo chuvas raramente vistas para este período do ano?
As áreas da divisa entre Minas Gerais e Bahia que estão recebendo chuvas raramente vistas para este período do ano são o sudoeste da Bahia e o noroeste de Minas Gerais.
4. Quais são as regiões que poderão receber chuvas, mas com volume menor?
As regiões que poderão receber chuvas, porém com volume menor, são as demais regiões de Minas Gerais, o norte de São Paulo, as regiões do Tocantins e o sul do Maranhão.
5. Como o aumento da nebulosidade e os aguaceiros podem ajudar a amenizar o ressecamento do ar?
O aumento da nebulosidade e a ocorrência de aguaceiros podem amenizar o ressecamento do ar, já que contribuem para diminuir a sensação de ar seco que normalmente predomina nesses horários.
Espero que essas perguntas e respostas tenham esclarecido algumas dúvidas sobre o assunto abordado. Se você gostou deste artigo, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e familiares. Agradeço por seu tempo e até a próxima!”
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão?
Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo
Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?
Escreva para nós nos comentários!