Mesmo diante das restrições às compras chinesas durante o período de embargo, por conta do caso da Encefalopatia Espongiforme Bovina, Mato Grosso registrou recorde nos primeiros cinco meses de 2023 nas exportações. É o que apontam os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) desta segunda-feira (19).
O volume total de carne exportado pelo estado no acumulado foi de 245,96 mil toneladas em equivalente carcaça.
Foto: Imea
Esse número superou em 1,49% o volume embarcado para o mercado externo no mesmo período do ano passado, quando foram embarcadas 242.340 carcaças.
China continua a ser o maior comprador
A China continua sendo o maior importador de proteína bovina do Mato Grosso. Apesar de ter reduzido a participação nas exportações do estado e passado de 49,67% em 2022 para 45,04% em 2023.
Por outro lado, o Egito – segundo maior comprador de carne bovina do estado – aumentou suas compras em 35,90% na mesma comparação e aumentou sua participação em 2,51 pontos percentuais em 2023 em relação a 2022.
Clique aquiparticipe da nossa comunidade de WhatsApp no Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.
