Mapa suspende fabricação e venda em lotes de vacina contra Leishmaniose

Mapa suspende fabricação e venda em lotes de vacina contra Leishmaniose

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

#souagro | O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) determinou a suspensão da fabricação e comercialização da vacina contra leishmaniose, Leish-Tec. Após a fiscalização constatar desvios de conformidade do produto que pudessem ocasionar a falta de eficácia da vacina, gerando risco à saúde animal e humana, optou-se pela coleta de oito lotes. A empresa fabricante já iniciou a coleta do referido produto veterinário.

As inspeções nos estabelecimentos fabricantes de produtos veterinários são rotineiras e visam verificar as Boas Práticas de Fabricação, o Controle de Qualidade realizado pela empresa e os relatos de eventos adversos enviados ao seu sistema de farmacovigilância.

PortalSouAgro Banner Pirelli Mobile 1

Até o momento, oito lotes foram reprovados (029/22; 037/22; 043/22; 044/22; 060/22; 004/23; 006/23; 017/23) em análises realizadas sob supervisão oficial, para apresentar teor de proteína A2 inferior ao limite mínimo estabelecido na Licença do Produto.

As investigações ainda estão em andamento e outras ações podem ser tomadas.

A DOENÇA:

A leishmaniose visceral é uma zoonose e um grave problema de saúde pública no país. A doença é transmitida a animais ou humanos por meio da picada de insetos fêmeas infectados, popularmente conhecidos como mosquito-palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, entre outros. No Brasil, a principal espécie responsável pela transmissão é Lutzomyia longipalpis.

(Com Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa)

PortalSouAgro Banner Pirelli Desktop 1
PortalSouAgro Banner Pirelli Mobile 1

(Débora Damasceno/Sou Agro)



Sou Agro