#sou agro | A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou o Plano Plurianual do Sistema Único de Atenção à Saúde Agropecuária (PPA-Suasa) para o período de 2023 a 2027. O Plano estabelece os objetivos e metas da Defesa Agropecuária nas esferas federal e estadual.
A proposta foi elaborada na forma de projeto piloto, com a participação das Agências de Defesa Agropecuária dos estados de Goiás, Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Paraná e Roraima. O projeto piloto foi voluntário e não se sobrepõe ou substitui os Planos Plurianuais dos governos.
“O PPA Suasa é o primeiro planejamento integrado e articulado entre a União e os estados para ações de defesa agropecuária. É um compromisso concreto de trabalharmos juntos e unidos para o fortalecimento do agronegócio nacional”, destacou a diretora do Departamento de Apoio e Normas, Judi Nóbrega.
Com o lançamento do Plano, os principais benefícios esperados são maior integração e alinhamento intragovernamental, melhor gestão por resultados, maior reconhecimento da importância do Suasa, maior aderência do planejamento à realidade local e melhoria na transparência das entregas.
O PPA Suasa está estruturado nas dimensões estratégica, tática e operacional, onde os órgãos estaduais atuarão em dez áreas temáticas que compõem as atividades de defesa agropecuária – proteção da sanidade animal e fitossanitária, adequação de insumos e qualidade dos serviços agropecuários e pecuária, segurança, qualidade e identidade de produtos de origem animal e vegetal destinados ao consumidor, gestão de defesa agropecuária e Suasa, apoio laboratorial agropecuário, vigilância agropecuária internacional e gestão empresarial.
“Convidamos todos os estados a se juntarem a nós na participação do PPA Suasa 2023-2027, para que possamos alinhar nossas forças para aprimorar a governança da defesa agropecuária e manter o círculo virtuoso do agronegócio nacional em benefício de toda a sociedade brasileira”, destacou o secretário adjunto de Defesa Agropecuária, Márcio Rezende.
Representantes dos órgãos de Defesa Agropecuária e superintendentes dos seis estados participantes e funcionários da SDA participaram do lançamento do PPA Suasa.
(Com MAPA)
(Emanuely/Sou Agro)


