No mercado de arroz, preço médio do 1º trimestre foi recorde
O preço do arroz em casca no mercado do Sul do Rio Grande fechou o primeiro trimestre de 2023 em nível nominal recorde, considerando o mesmo período dos anos anteriores da série do Cepea, iniciada em 2005.
De janeiro a abril de 2023, o Indicador CEPEA/IRGA-RS (58% de grãos integrais, com pagamento à vista) teve média de R$ 88,08/saca de 50 kg. Além de um recorde nominal para o período, a média foi 7,4% superior à verificada nos últimos quatro meses de 2022 e 0,20% superior à de janeiro a abril de 2022 (de R$ 87,91/sc, a segunda maior do série histórica).
No campo, a safra de arroz 2022/23 está na reta final no estado, com estimativa de produção inferior à safra anterior e com divergência de qualidade entre as regiões, devido ao clima desfavorável em parte da safra.
De acordo com a análise da semana passada, “Os preços do arroz em casca vêm registrando apenas pequenas oscilações no mercado físico gaúcho. Parte dos agentes do setor retomou gradativamente as compras do cereal na semana passada, aumentando a liquidez e sustentando os preços no estado. No entanto, o interesse dos produtores em novas negociações foi limitado, uma vez que esses agentes têm expectativas de valores mais altos, devido à necessidade de compra dos aparelhos”.
Veja a tabela indicativa abaixo:
Por Daniele Balieiro com informações de cepea
AGRONEWS® é informação para quem produz
