Iniciativa mostrará durante evento em SP que é possível produzir mais carne sem desmatar • Portal DBO

Iniciativa mostrará durante evento em SP que é possível produzir mais carne sem desmatar • Portal DBO

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

É possível atender à crescente demanda por carne bovina sem cortar mais árvores. Essa é a mensagem que o Radar Verde – indicador que mostra ao consumidor quais frigoríficos e supermercados têm maior controle e transparência sobre a carne que compram e vendem – levará para a 4ª edição da ExpoMeat – Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal, evento que reúne os principais players dessa cadeia produtiva, entre os dias 28 e 30 de março, no bairro do Anhembi, em São Paulo.

“Nós, do Radar Verde, levaremos informações aos participantes da ExpoMeat sobre como podemos ser uma ferramenta para mostrar transparência no setor”, explica a pesquisadora do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Ritamaura Pereira, que estará presente no estande montado no Anhembi.

Na programação, especialistas do Imazon e do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), parceiros do Radar Verde, participarão de rodas de conversa, apresentando dados e resultados de campo que mostram que é possível e realista falar sobre pecuária sustentável.

“Abatedouros e varejistas são elos importantes para dar transparência sobre o que está sendo feito para tornar isso uma realidade. Também é importante que os consumidores, o setor financeiro e outras partes interessadas saibam como usar seu poder para pressionar por mudanças a fim de alcançar o desmatamento zero na Amazônia brasileira”, completa Ritamaura.

Entre os destaques da programação está a presença de dois pecuaristas que vão falar sobre como estão colocando essa teoria em prática em suas propriedades.

Foto: Fazenda Marupiara

Um deles é Mauro Lúcio Costa, proprietário da Fazenda Marupiara, em Paragominas (PA), que consegue produzir seis vezes mais que a média nacional, preservando 80% de sua propriedade.

SAIBA MAIS | De Olho no Campo – Fazenda Marupiara

A grama African Star se sai bem em um sistema de rotação? Confira!

Adubação, limpeza e divisão do pasto, o caminho para o sucesso

Dicas preciosas para o controle do capim capeta

Corredores arborizados promovem o bem-estar animal

O outro é Luis Laranja, sócio e CEO da Caaporã Agrosilvopastoril, empresa produtora de proteína animal integrada a sistemas agroflorestais, que vai falar sobre como a pecuária pode ser sustentável na Amazônia.

A Radar Verde estará na ExpoMeat todos os dias, no estande 112, localizado na rua 100, ao lado da praça de alimentação. No dia 30 de março, às 16h, no Auditório Vitorino D’Almas, o pesquisador Paulo Barreto e o pecuarista Mauro Lúcio farão uma palestra sobre como aumentar a pecuária sem desmatar a Amazônia.

Mais informações: www.expomeat.com.br

Fonte: Ascom ExpoMeat

Portal DBO