Mais de vinte e cinco mil alevinos foram entregues a agricultores familiares última terça-feira (14) por Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (empaer), em parceria com o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal. O projeto pretende entregar ainda este anoum total de cinquenta mil alevinos para quarenta produtores em catorze condados da região oeste do estado.
O coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Empaer, José Ricardo Brito, afirma que foi realizou um termo de cooperação técnica entre a Empaer e o Consórcio Pantanal.
“O objetivo é prestar assistência técnica e extensão rural aos agricultores familiares, disseminando conhecimento e tecnologia em sistemas de produção que garantam a segurança alimentar das famílias em curto prazo. E também, desenvolvendo atividades e projetos em diversas cadeias produtivas, como piscicultura, fruticultura, pecuária leiteira e outras”, destaca o coordenador.
Alevinos e ração serão repassados aos produtores
Segundo Brito, o consórcio também oferece apoio logístico e assessoria no desenvolvimento e implementação de projeto.
A pessoa responsável por transporte e logística dos alevinos, José de Souza, comenta que neste primeiro carregamento levou o espécies de tambacu e tambatinga para servir os agricultores. “Os alevinos e a ração são repassados aos produtores que possuem pelo menos dois viveiros e cerca de 100 metros quadrados de água em sua propriedade para criação de alevinos em cativeiro”, disse Souza.
Peixe pronto para abate
Você fritas foram enviadas para agricultores medindo três a cinco centímetros e cinco para oitopara ser colocado nos tanques para recriar e engordar. O chefe do posto e piscicultura da Empaer, Antônio Claudino da Silva Filho, destaca o importância de colocar a quantidade de alevinos de acordo com o tamanho do tanque.
“Um alevino ocupa um metro quadrado de água e precisa de ração farelada, alternando a granulometria da ração com o crescimento. Em um período de 10 a 11 meses, os peixes estão prontos para o abate e podem chegar a pesar 1,6 quilo”, aponta.
Editado por: Alexia Oliveira
Clique aquiparticipe da nossa comunidade de WhatsApp no Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real