Pular para o conteúdo

UCC lidera contribuição europeia de excelência em laticínios

UCC lidera contribuicao europeia de excelencia em laticinios

A University College Cork (UCC) está liderando a contribuição irlandesa para o investimento de 4 milhões de euros do programa Erasmus+ da Comissão Europeia para apoiar o estabelecimento de um centro internacional de laticínios de excelência profissional.

Em um momento em que o setor de laticínios enfrenta desafios significativos, a UCC foi selecionada como o local para um dos nove centros regionais de excelência vocacional.

A iniciativa visa desenvolver um pipeline de talentos para o setor de laticínios para garantir uma indústria sustentável e lucrativa para o futuro. O setor de laticínios é um dos 13 setores selecionados para este investimento.

Laticínios CoVE

O projeto Dairy CoVE (Centres of Vocational Excellence) é liderado pela Association of European Dairy Industry Learning (AEDIL) e tem 48 parceiros da Irlanda; Dinamarca; Alemanha; França; Os Países Baixos; Polônia; Romênia; Sérvia; e Turquia.

O CoVE de laticínios promoverá a competitividade do setor de laticínios por meio de uma estratégia de especialização inteligente para a qualificação ao longo da vida de funcionários existentes, potenciais futuros recrutas para o setor e professores, fortalecendo a colaboração entre essas partes interessadas no aprendizado.

Uma das principais ambições é desenvolver programas sustentáveis, impactantes e informados pela indústria para aprendizagem profissional, ao longo da vida e baseada no trabalho para atender às necessidades do profissional de laticínios atual e futuro.

Os nove centros regionais de excelência profissional, incluindo o da UCC, se coordenarão para contribuir para um Centro Europeu de Aprendizagem de Laticíniosque o Prof. Seamus O’Mahony da UCC irá liderar.

A base do treinamento será uma academia de laticínios, liderada pelo Prof. Alan Kelly, também da UCC, que reunirá as partes interessadas da indústria de laticínios, pesquisadores de laticínios e professores de laticínios para colaborar, aprender uns com os outros e compartilhar as melhores práticas para garantir que o O setor de laticínios está pronto para enfrentar os desafios contínuos de sustentabilidade, digitalização e atração de talentos e desenvolvimento.

A CoVE Irlandesa

O CoVE de laticínios irlandês trará educadores e representantes da indústria, com foco compartilhado no desenvolvimento de talentos, para desenvolver um programa de blocos de treinamento integrados para atender às necessidades e lacunas identificadas.

Prof. Alan Kelly, Escola de Ciências da Alimentação e Nutrição, fotografado na UCC. Fonte da imagem: Clare Keogh

O Irish CoVE será liderado pela Dra. Joanne Uí Chrualaoich da UCC, que trabalhará com parceiros em Carbery Food Ingredients, Munster Technological University, Cork Educate Together Board, Teagasc Education, Society of Dairy Technology e a indústria de laticínios na Irlanda para desenvolver o programa de quatro anos.

Dr. Uí Chrualaoich disse que a atração, treinamento e retenção de profissionais de laticínios tem sido um desafio contínuo para a comunidade internacional de laticínios.

“O centro de excelência vocacional abordará esse desafio por meio de uma gama direcionada de atividades práticas de treinamento e desenvolvimento. Como a universidade número um da Irlanda em ciência de laticínios, com uma história de 95 anos de educação e treinamento de profissionais da indústria de laticínios, estamos entusiasmados em trabalhar de forma colaborativa em nível nacional e internacional para realizar essas ambições”, disse ela.

“Os laticínios são um setor chave para a economia irlandesa, mas enfrentam desafios consideráveis. Estamos felizes em reunir este consórcio de educadores para apoiar a indústria de laticínios irlandesa na superação dos desafios.”

João Santos, especialista sénior da Comissão Europeia, disse que para modernizar a educação e formação profissional europeia, as parcerias colaborativas que se baseiam tanto na experiência local como internacional são mais importantes do que nunca.

“Os sistemas de EFP (educação e treinamento vocacional) devem se tornar mais resilientes e responsivos a mudanças disruptivas e condições sociais e econômicas em rápida mudança, além de fornecer às pessoas habilidades para navegar com confiança na transição verde e digital”, disse o especialista sênior da Comissão Europeia.

“A Comissão Europeia selecionou este projeto de excelência profissional no setor de laticínios como uma das iniciativas mais promissoras para atrair talentos, desenvolver materiais e metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem centradas no aluno e, em última análise, contribuir para a competitividade e inovação no indústria de laticínios.

“Garantir que jovens e adultos sejam capacitados com as habilidades para cumprir vidas e empregos de qualidade é uma das principais prioridades da Comissão Europeia.”

Anne-Sofi Christiansen, presidente da AEDIL, disse que com 30 anos de parceria internacional e reunindo uma gama diversificada de habilidades, qualificações e experiência, a AEDIL tem o prazer de coordenar este inovador centro leiteiro de excelência vocacional para oferecer sucesso em aprendizagem profissional, baseada no trabalho e ao longo da vida para a Europa.

“Esta iniciativa baseia-se no nosso sucesso anterior com o Erasmus+, onde estabelecemos uma caracterização baseada em evidências das necessidades de competências e lacunas para o setor de laticínios”, disse ela.

“Esse trabalho de base nos dá grande confiança de que o CoVE está enfrentando os desafios certos para um setor de laticínios moderno que atende às necessidades locais e internacionais usando nossa abordagem inovadora de trabalho conjunto.

“Estou confiante de que o presente projeto fortalecerá o trabalho colaborativo e a rede entre nossos membros e aumentará significativamente a educação leiteira e, consequentemente, a indústria de laticínios na Europa. Esperamos servir de inspiração para outros setores”, disse.

Source link

Patrocinadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores
MC Mirella dança funk com 8 meses de gestação! Famosos curtem primeira noite de Farofa da GKay em Fortaleza Cláudia Leitte agita a Farofa da Gkay em Fortaleza ao dançar até o Chão! Thiaguinho apresenta Tardezinha para 20 mil pessoas em Ribeirão Preto Sabrina Sato faz piada sobre relação com João Vicente de Castro Andressa Urach anuncia ‘pausa’ na carreira e faz desabafo na web Rio Carnaval lança álbum com os sambas-enredo de 2024 5 liberdades: bem-estar dos bovinos de corte Beija-Flor de Nilópolis homenageia colaboradores veteranos em ensaio emocionante Coccidiose: impactos na propriedade