Pular para o conteúdo

Trabalho em equipe: juntos somos mais fortes

Mulheres ocupam seu espaço no universo do cavalo e assumem o comando das rédeas  Juntos somos mais fortes: a importância do trabalho em equipe
Trabalho em equipe: juntos somos mais fortes 2

Trabalho em equipe: Quantos sonhos cabem em uma mulher?

E em oito mulheres?

Não há dúvida de que os objetivos de vida expressados por um grupo feminino que trabalha junto são muitos: adquirir independência financeira, contribuir com a sociedade, aprender coisas novas, garantir o conforto da família. É o que acontece em Presidente Epitácio, onde a Cooperativa Mulheres à Frente (COOPEMAF) e suas oito integrantes trabalham desde 2022 no curtimento e tingimento da pele de peixes.

Os sonhos das oito cooperadas são materializados em couro, bolsas e carteiras, frutos do trabalho da cooperativa. Mas a realização do projeto coletivo vai além disso, conta a presidente da COOPEMAF, Katia Mastroto. Construir independência e autoestima também são objetivos do grupo. “Esta cooperativa foi feita para resgatar mulheres que sofrem violência doméstica, que precisam trabalhar, ou que não se acham capazes”, define.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo (SENAR-SP) esteve presente no início desse projeto ainda em 2019. “No final daquele ano, após o Programa Novo Olhar, compartilhei meu sonho com outras seis mulheres, e todas nós resolvemos nos juntar para fazer esse sonho virar realidade. Esse foi o início do Mulheres à Frente”, recorda.

Ideias compartilhadas
O sonho de Katia começou quando a piscicultora, produtora de filés de tilápia, observou que um grande volume da pele dos peixes era descartado no processo de fabricação dos filés. Pesquisando na internet, ela descobriu que a melhor finalidade para a pele descartada era sua transformação em couro e tingimento – ao final do processo, teria em mãos uma valorizada matéria-prima da indústria de calçados e acessórios.

A ideia do curtume ficou maturando na mente de Katia durante um tempo, até que em 2019 seu caminho cruzou com o Programa Novo Olhar sobre a Organização Comunitária Rural, organizado pelo Sindicato Rural de Presidente Epitácio e ministrado pela instrutora Silvânia Briganó, de Ibirarema. “Contei sobre o meu sonho e ela me deu um empurrão que foi essencial. Ela me disse: ‘É isso que você quer? Então vamos fazer agora!’”, recorda.

Animada pela professora, a piscicultora foi em busca de mais companheiras para formar a cooperativa. Entre dois anos de pandemia que impuseram distanciamento social e diversos estudos, testes, parcerias e adaptações, a Cooperativa Mulheres à Frente foi construída aos poucos – e formalizada em outubro de 2022. Além de Katia, o grupo é formado por Vera Lúcia, Katia Nojima, Rosemeire, Silvânia, Marlene, Marly e Ariene.

“Desde então estamos nos especializando e pesquisando novas técnicas para facilitar e diminuir os custos de produção para curtir a pele do peixe e transformar em couro”, explica a presidente da cooperativa. O plano da COOPEMAF é não apenas vender o couro curtido, mas também fazer as próprias peças, como bolsas, chaveiros, relógios e brincos com escamas.

Cada uma com seu dom
No cooperativismo as pessoas que compõem o grupo se completam. É o que afirma a comandante da COOPEMAF. “Cada uma de nós tem um dom, seja na produção, nas vendas ou no artesanato. Sempre nos encaixamos em algum lugar, e todas somos capazes”, acredita.

A resiliência necessária para conhecer as próprias limitações e superá-las é um dos lemas da cooperativa, cujo maior desafio até o momento foi a confecção dos produtos feitos de couro de tilápia. Graças a uma parceria com uma artesã, as peças-piloto da cooperativa já foram confeccionadas e estão prontas para exposição no 11º Aquishow Brasil, que acontece em maio na cidade de Ribeirão Preto. É o primeiro evento de que a COOPEMAF irá participar.

Juntos somos mais fortes: a importância do trabalho em equipe


Participar do evento tem um sabor especial para o time de Presidente Epitácio, que desenvolveu a técnica de fabricação do couro com muita dedicação.

“Essa técnica foi desenvolvida para facilitar o curtimento do couro e diminuir os custos. A nossa perspectiva é divulgar nosso trabalho e conseguir parceiros”, adianta Katia.

Ela acredita que a COOPEMAF está mais do que pronta para lançar seus produtos este ano, além de continuar evoluindo na técnica e formulando novas peças. “Nosso plano é apresentar nossos produtos para o mercado, e a perspectiva é conseguir parcerias comerciais”, resume.

O “empurrãozinho” do SENAR-SP
Com seis módulos, o Programa Novo Olhar sobre Organização Comunitária Rural orienta produtores rurais para a formação de modelos diferenciados de empreender, entre eles o cooperativismo.

“O cooperativismo melhora a qualidade de vida dos produtores, pois as atividades em grupo podem ficar mais baratas, mais rápidas e eficientes do que quando realizadas individualmente”, explica Silvânia Briganó. Nesse modelo de atuação, chegar ao consenso costuma ser um desafio comum.

Produtores rurais interessados no cooperativismo têm no SENAR-SP um importante ponto de apoio. “O SENAR-SP têm muitos cursos de capacitação para os produtores, e em parceria com os Sindicatos Rurais leva até eles toda a informação para melhorar a qualidade de vida e ajuda esses produtores a levar seus artigos para o mercado”, afirma a instrutora.

O Programa Novo Olhar, em particular, auxilia os alunos que desejam trilhar o caminho cooperativista na medida em que apresenta conhecimentos sobre como se relacionar e desenvolver trabalhos em grupo. “A COOPEMAF tomou forma no final do Programa Novo Olhar, que de fato proporcionou um novo olhar para as mulheres, que viram no couro do peixe a oportunidade de um excelente negócio e realização de um sonho”, resume Silvânia.

Trabalhar e sonhar em conjunto: como a Campo Soberano contribui para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro

O agronegócio é um dos setores mais importantes da economia brasileira, responsável por cerca de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) e por mais de 40% das exportações do país. Dentro desse cenário, a produção de sementes é um elo fundamental para garantir a qualidade e a produtividade das lavouras, além de ser uma fonte de inovação e tecnologia para o campo.

A Campo Soberano é uma empresa de venda de sementes que está há 12 anos no mercado, sempre comprometida em oferecer sementes certificadas e de qualidade. A empresa trabalha com diversas culturas, como soja, milho, feijão, trigo, aveia, sorgo e forrageiras, atendendo produtores rurais de todo o Brasil.

A missão da Campo Soberano é contribuir para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro, fornecendo sementes que atendam às necessidades e às expectativas dos clientes, com transparência, confiança e humildade. Para isso, a empresa conta com uma equipe qualificada e capacitada, que busca constantemente o aprimoramento e a atualização dos conhecimentos técnicos e gerenciais.

A Campo Soberano também investe em parcerias com instituições de pesquisa renomadas, como o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Fundação Pró-Sementes, entre outras. Essas parcerias permitem à empresa ter acesso às melhores tecnologias e variedades disponíveis no mercado, além de participar de ensaios e testes que avaliam o desempenho das sementes em diferentes condições climáticas e de solo.

A visão da Campo Soberano é ser reconhecida como uma empresa líder no segmento de sementes no Brasil, com foco na qualidade, na inovação e na sustentabilidade. A empresa tem como valores o respeito ao meio ambiente, à sociedade e aos seus colaboradores, buscando sempre a excelência nos processos e nos resultados.

A Campo Soberano acredita que trabalhar e sonhar em conjunto é a melhor forma de crescer e prosperar no agronegócio brasileiro. Por isso, a empresa convida você a conhecer mais sobre os seus produtos e serviços, e a fazer parte dessa história de sucesso.



Fonte

agricultura agricultura de precisão agricultura familiar agrolink agronegocio agrotoxico Ambiente arroz avicultura biodiesel biotecnologia brasil cabras café cavalo certificação consultoria crédito rural ensino à distância etanol feijão flores frutas gado gado de corte geladeiras gestão rural milho noticias ovelha para pasto pecuaria pecuária leiteira pragas na agricultura Qual rural saúde Animal seguro rural setor sucroenergético SOJA suinocultura Treinamento trigo Turismo rural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores