Pular para o conteúdo
Patrocinadores

Senadores debatem projeto que muda normas de fiscalização da produção agropecuária

Senadores debatem projeto que muda normas de fiscalizacao da producao

Senadores e especialistas debateram no Plenário do Senado nesta segunda-feira (12) o Projeto de Lei 1.293/2021, que permite o autocontrole na produção agropecuária. Defensores do projeto garantiram que ele não enfraquecerá a fiscalização sanitária do Ministério da Agricultura, ao contrário do que alertam os críticos da proposta.

Já aprovado na Câmara dos Deputados, se passar no Senado o projeto do autocontrole seguirá para a sanção presidencial. Os senadores declararam que o projeto terá reflexo na mesa dos brasileiros, com alimentos mais baratos, e o mais importante, sem descuidar da saúde da população.

Pelo texto, o Ministério da Agricultura e demais órgãos públicos integrantes do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) “poderão credenciar pessoas jurídicas ou habilitar pessoas físicas” para a criação e execução de sistemas de autocontrole que mantenham seus produtos, rebanhos e lavouras saudáveis. Caberá ao Estado chancelar e fiscalizar o cumprimento desses programas.

PortalSouAgro Banner Pirelli Mobile 1

Segurança jurídica

Patrocinadores

Representantes dos produtores defenderam a aprovação do projeto. Para eles, o autocontrole não afeta a fiscalização de defesa agropecuária, traz segurança jurídica para a cadeia produtiva e aumenta a quantidade de informações à disposição dos fiscais.

As empresas do setor de laticínios já têm autocontrole. O programa estará sob a chancela do ministério, não é ao bel prazer da empresa. Ninguém vai querer que sua marca seja denegrida no mercado — lembrou Gustavo Beduschi, diretor-executivo da Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos).

Fonte: Agência Senado

PortalSouAgro Banner Pirelli Desktop 1
PortalSouAgro Banner Pirelli Mobile 1

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Patrocinadores



Fonte

Patrocinadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores