CBSementes é o maior evento técnico-científico da área, o congresso reuniu 1.200 participantes e contou com cerca de 70 atividades em sua programação, entre simpósios, conferências, painéis, sessões de pôsteres e showrooms.

Promovido pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES), o CBS ementes teve como tema central “Sementes: Propulsora do Agronegócio”.

“O evento foi um sucesso e nos surpreendeu pelo número de delegados de várias regiões do Brasil e do exterior. Tivemos uma mistura muito interessante de profissionais, produtores de sementes, agricultores, acadêmicos, pesquisadores e professores.

Patrocinadores

Isso demonstra que nosso evento, além da abordagem científica, teve uma atratividade técnica que agrada aos participantes”, avaliou o presidente da Comissão Organizadora do XXI CBSementes, doutor Fernando Henning, pesquisador da Embrapa Soja.

Para ele, o CBSementes representa uma valiosa oportunidade de troca de experiências com profissionais de diversas regiões do país e do exterior.

“Para que a troca de ideias e parcerias funcione, precisamos ter os diferentes elos das cadeias produtivas de sementes presentes no mesmo local, discutindo e pensando em soluções juntos. Esse é o princípio básico da Ciência”, diz Henning.

A Comissão Organizadora da CBS ementes também homenageou o mais antigo presidente da ABRATES, Doutor Francisco Carlos Krzyzanowski, por sua importante contribuição para a associação e para semear ciência e tecnologia no Brasil.

Patrocinadores

Na análise do Dr. Francisco Carlos Krzyzanowski, como resultado da excelência da programação técnico-científica, o Congresso atingiu plenamente os objetivos da ABRATES, como fórum de transferência e discussão de novos conhecimentos, tanto em palestras, quanto em pôster sessões e no Show Room de novas tecnologias, onde os expositores puderam apresentar seus produtos e serviços.

“Tivemos 1200 participantes, o que é excelente para um evento técnico-científico. Nesse evento, a ABRATES teve a oportunidade de prestar uma merecida homenagem à Dra. Odette Liberal, principal fundadora da ABRATES em 1970 e primeira presidente da entidade”, afirmou Krzyzanowski. Aos 95 anos, a Dra.

Odette falou aos presentes mostrando a importância da ABRATES na realização de um evento da magnitude da CBS ementes.

Desde a fundação da ABRATES, o CBSementes tornou-se o principal evento da entidade, firmando-se como referência na apresentação de resultados e tecnologia em todo o Brasil e no exterior.

Patrocinadores

Neste último evento, em especial, que aconteceu de 12 a 15 de setembro, Fernando Henning destaca a qualidade técnica das palestras ministradas por profissionais que se destacam em cada uma das grandes áreas debatidas.

Ele destacou, sobretudo, a presença dos pesquisadores internacionais Andreas Wais, da International Seed Testing Association (ISTA), e Sabry Elias, professor da Universidade de Oregon e representante da Association of Official Seed Analysts (AOSA), que destacou a papel dos laboratórios de análise de sementes e dos serviços prestados, credenciamento e capacitação profissional.

“Ter a participação de pesquisadores de diferentes agências do exterior demonstra que o evento tem força não só nacional, mas internacional e é muito valorizado no exterior”.

Participaram do CBSementes uma lista de expositores e patrocinadores, desde indústrias de máquinas até empresas de melhoramento genético, que além da produção de sementes também funcionam como insumos químicos e biológicos.

Patrocinadores

O evento trouxe três atrações distintas: o 4º Simpósio Brasileiro de Sementes de Espécies Forrageiras, o 10º Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Sementes Florestais e o 15º Simpósio Brasileiro de Patologia de Sementes.

Os eventos foram organizados pelos Comitês de Área da ABRATES e trouxeram conteúdo altamente técnico com temas de interesse de todas as áreas de atuação da cadeia de sementes.

“Dentro de cada um desses simpósios foram discutidos desde a produção de sementes, passando pelo aspecto legal, até aspectos relacionados à análise dessas espécies.”

Isso demonstra que o setor está engajado e preocupado em produzir sementes de qualidade, mas para isso precisamos estar atentos ao todo, desde o aspecto legal até o comércio e as novas tecnologias que estão sendo geradas”.

Patrocinadores

Em relação aos trabalhos acadêmicos, cerca de 370 trabalhos foram apresentados em formato de pôster. A sessão de pôsteres manteve um grande número de visitas de acadêmicos, técnicos e agricultores. “Isso é essencial para que as soluções e inovações permaneçam ativas, principalmente no mundo das ciências de sementes”.

O evento também destacou a sessão oral com trabalhos previamente selecionados nas categorias de graduação, mestrado e doutorado. Foram atribuídos prémios em cada uma destas categorias.

“Esse prêmio tem valor simbólico, o mais importante é que dá visibilidade a todos os grandes players do mercado nacional de sementes, além de impulsionar a entrada de acadêmicos no mercado de trabalho”, completa Henning.

Patrocinadores

O vencedor do primeiro lugar foi Abimael dos Santos Carmo, com sua obra de mestrado “Método de classificação de sementes de soja esverdeadas por inteligência artificial associada à análise de imagens”. O segundo lugar foi para Francival Cardoso Felix com o trabalho “Inteligência artificial associada à análise de imagens de sementes para identificação de espécies florestais”.

E o terceiro lugar foi para Rosana Bertaglia Zanetti com o trabalho “Agrupamento multivariado de curvas na seleção de genótipos de alface com sementes termoinibidas tolerantes”.

 

Source link

Patrocinadores

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here