Pular para o conteúdo

Seca fica mais branda na região Sul

Nesse período Santa Catarina não teve registro do fenômeno, o que se configurou como a melhor condição do Brasil ao lado de Alagoas entre as 22 unidades da Federação acompanhadas.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Já no Rio Grande do Sul a severidade se manteve estável com a permanência moderada em 29% de seu território.

Considerando o Sul como um todo, a seca grave deixou de ser registrada, o que configurou o abrandamento do fenômeno.

Na comparação entre os dois meses, em termos de área, Santa Catarina se manteve livre do fenômeno entre julho e agosto – melhor condição do estado desde sua entrada no Monitor em agosto de 2020.

No Paraná houve uma diminuição dos territórios áridos de 48% para 37% do estado – menor área desde sua entrada no Monitor em agosto de 2020.

A situação do Rio Grande do Sul foi de aumento da áreas áridas de 50% para 65% do território gaúcho, que é a maior área com o fenômeno no estado desde os 87% registrados em maio deste ano. Saiba mais sobre os destaques dos três estados do Sul acompanhados pelo Monitor de Secas.

Entre setembro e outubro, em termos de severidade da seca, seis estados tiveram um abrandamento do fenômeno segundo o Monitor de Secas: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.

Em Alagoas e Santa Catarina o fenômeno não foi registrado em outubro. Em outras 11 unidades da Federação a intensidade permaneceu estável: Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e Sergipe.

Por outro lado, em três estados se intensificou no período: Bahia, Rio Grande do Norte e Tocantins.

Na comparação entre os dois meses, nove estados registraram a diminuição da área: Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí e São Paulo.

Em seis unidades da Federação a porção com a presença do fenômeno ficou estável entre setembro e outubro: Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Tocantins.

Nos casos de Alagoas e Santa Catarina, seus territórios permanecem livres do fenômeno desde julho. Por outro lado, teve avançou em cinco estados: Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia e Sergipe.

Quatro unidades da Federação registraram seca em 100% do território em outubro: Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás e Tocantins; sendo que para percentuais acima de 99% considera-se a totalidade dos territórios áridos.

Source link

agricultura agricultura de precisão agricultura familiar agrolink agronegocio agrotoxico arroz avicultura biodiesel biotecnologia boi brasil cabras café cavalo certificação consultoria crédito rural descubra ensino à distância etanol feijão flores frutas gado gado de corte geladeiras gestão rural milho noticias ovelha para pasto pecuaria pecuária leiteira pragas na agricultura Qual saúde Animal seguro rural setor sucroenergético SOJA suinocultura Treinamento trigo Turismo rural