Pular para o conteúdo

Regenerando a Agricultura




Introdução à Agricultura Regenerativa

Descubra o Mundo da Agricultura Regenerativa

Olá amigos do canal agricultura a a z. Você sabe o que é agricultura regenerativa? Neste vídeo, Felipe Cipriano nos explica sobre esse tema. Mas antes, gostaríamos de pedir para você deixar o seu like, se inscrever aqui no nosso canal e também clicar no Sininho para estar sempre atualizado sobre nossas publicações. Então, bora lá escutar o Felipe Cipriano!

Quem Sou Eu?

Olá, me chamo Felipe Cipriano, sou engenheiro agrônomo e coordenador de agricultura regenerativa na Scheffer, uma das principais empresas brasileiras produtoras de algodão, soja, e milho. Além disso, também trabalhamos com pecuária de corte e mineração.

Nossa Jornada na Agricultura Regenerativa

No decorrer dos anos, encontramos na agricultura regenerativa o caminho para cumprir nosso propósito de regenerar a vida na Terra. Começamos com práticas regenerativas em 440 hectares e agora alcançamos 14 mil hectares regenerativos.

Contando um pouco do histórico, iniciamos o cultivo com práticas regenerativas na safra 2015/2016. Nos últimos sete anos, investimos em pesquisa, tecnologia, e na contratação de um time de profissionais especializados no assunto.

Resumidamente, a agricultura regenerativa é um conjunto de práticas que trabalha com foco na saúde e biologia do solo, criando ecossistemas e plantas mais resilientes, além de contribuir com o aumento da matéria orgânica, biodiversidade e funcionalidade do solo, e a redução no uso de químicos.

O solo é um sistema complexo e dinâmico, e todas essas ações são o que nos diferencia e nos auxilia a ser referência em agricultura.

O que você achou sobre o assunto? Sua opinião é muito importante para nós. Não se esqueça de deixar o seu like, se inscrever no canal, e ativar as notificações para não perder nossos novos vídeos.




1. Qual é a importância da agricultura regenerativa para a saúde do solo?
Resposta: A agricultura regenerativa trabalha com foco na saúde e biologia do solo, contribuindo para o aumento da matéria orgânica, biodiversidade e funcionalidade do solo, além de promover o aumento da resiliência das plantas.

2. Como a agricultura regenerativa auxilia na redução do uso de químicos nas lavouras?
Resposta: A agricultura regenerativa é caracterizada pela redução do uso de químicos, com uma média de redução de 50% na aplicação de produtos químicos nas lavouras de algodão e soja, ao mesmo tempo em que há um incremento no uso de produtos biológicos, compostos por fungos e bactérias.

3. De que forma a agricultura regenerativa contribui para o sequestro de carbono no solo?
Resposta: A agricultura regenerativa atua diretamente na quantidade de carbono sequestrado no solo, auxiliando na redução de emissões de CO2 e promovendo a absorção de carbono, contribuindo assim para a redução do impacto ambiental.

4. Quais são as práticas regenerativas utilizadas na agricultura regenerativa?
Resposta: Algumas das práticas regenerativas incluem o plantio direto, o cultivo de culturas de cobertura, a rotação de culturas, a compostagem, o uso de biochar, entre outras técnicas que visam promover a saúde e a resiliência do solo.

5. Por que a agricultura regenerativa é importante para a produção com menor impacto ambiental?
Resposta: A agricultura regenerativa trabalha de forma a promover a saúde do solo, manter as taxas de produtividade e reduzir o impacto ambiental, auxiliando no combate à erosão, na retenção de água e nutrientes do solo, e na regulação das emissões de gases causadores do efeito estufa. Essas práticas a tornam uma opção importante para uma produção sustentável.
Agricultura Regenerativa: O Caminho para a Sustentabilidade

A agricultura regenerativa é um tema de extrema importância nos dias de hoje, buscando formas de conciliar a produção agrícola e pecuária com a preservação do meio ambiente. E é sobre isso que Felipe Cipriano, engenheiro agrônomo e coordenador de agricultura regenerativa na Scheffer, uma das principais empresas brasileiras produtoras de algodão soja e milho, falará no vídeo a seguir.

Histórico e Práticas Regenerativas

Em 2015, a Scheffer iniciou o cultivo com práticas regenerativas em uma área de 440 hectares. Ao longo dos últimos sete anos, a empresa investiu em pesquisa, tecnologia e na contratação de profissionais especializados, resultando na certificação de 440 hectares com selo regenerativo na safra 2019/2020. Atualmente, a área alcançou 14 mil hectares certificados, representando um grande avanço para a agricultura regenerativa no Brasil.

Benefícios da Agricultura Regenerativa

As práticas regenerativas adotadas pela Scheffer visam aumentar a matéria orgânica, a biodiversidade e a funcionalidade do solo, além de reduzir o uso de produtos químicos. Por meio do uso de compostos biológicos, redução na aplicação de químicos e uso de agricultura de precisão, a empresa consegue manter um equilíbrio entre produtividade e sustentabilidade.

O Solo como Sistema Complexo

O solo é um sistema dinâmico e complexo, repleto de microrganismos que desempenham funções vitais para a sua saúde e para o meio ambiente. Com práticas regenerativas, o sequestro de carbono e a redução de emissões de CO2 são potencializadas, contribuindo para a saúde das plantas e para a mitigação dos impactos ambientais.

Conclusão

A agricultura regenerativa é fundamental para o futuro da produção agrícola e pecuária, buscando formas de atender às demandas humanas sem comprometer o meio ambiente. A Scheffer é um exemplo de empresa que vem se destacando nesse sentido, adotando práticas sustentáveis e inovadoras.

Convidamos você a conhecer mais sobre esse tema através dos nossos canais de comunicação e a deixar sua opinião sobre o assunto. Ah, e não esqueça de se inscrever, ativar as notificações e deixar o seu like para nos ajudar a continuar produzindo conteúdo relevante. Muito obrigado por assistir!
Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

FAQ sobre Agricultura Regenerativa

O que é agricultura regenerativa?

A agricultura regenerativa é um conjunto de práticas que trabalha com foco na saúde e biologia do solo, criando ecossistemas e plantas mais resilientes, além de contribuir com o aumento da matéria orgânica, biodiversidade e funcionalidade do solo.

Quais são as principais práticas da agricultura regenerativa?

Entre as principais práticas da agricultura regenerativa estão a redução no uso de químicos, uso de produtos biológicos, agricultura de precisão, plantio direto, cultivo de cobertura, rotação de culturas, uso de compostagem, entre outras.

Como a agricultura regenerativa contribui para o meio ambiente?

A agricultura regenerativa auxilia no combate à erosão, promove uma melhor retenção de água e nutrientes do solo, e atua diretamente na quantidade de carbono sequestrado no solo, auxiliando na redução de emissões de CO2 e no aumento da matéria orgânica.

Para mais informações sobre agricultura regenerativa, assista ao vídeo completo de Felipe Cipriano explicando esse tema!

Olá amigos do canal Agricultura A a Z! Você sabe o que é agricultura regenerativa? Neste vídeo, Felipe Cipriano nos explica sobre esse tema. Mas antes, vou pedir para você deixar o seu like, se inscrever no nosso canal e clicar no Sininho para estar sempre atualizado sobre nossas publicações. Então bora lá escutar o Felipe Cipriano!

– –

Gostou do vídeo? Deixe o seu like, inscreva-se no canal e ative as notificações para receber mais conteúdos sobre agricultura regenerativa. Acompanhe-nos nas redes sociais e deixe sua sugestão de novos vídeos. Obrigado por assistir! Novos vídeos todas terças, quintas e domingos.

Verifique a Fonte Aqui

5 comentários em “Regenerando a Agricultura”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores