Noticias do Jornal do campo

Boa leitura!

Por Hyberville Neto – consultor e diretor da HN AGRO

O mercado de boi gordo vive a pior queda de preços das últimas décadas e o cenário para o bezerro não é melhor.

A figura 1 mostra a evolução em doze meses de bezerros e bovinos vivos em São Paulo, considerando valores reais, deflacionados pelo IGP-DI.

Patrocinadores

Imagem1 scaled
Figura 1. Variação acumulada em doze meses de bezerros e bovinos vivos em São Paulo, considerando valores reais, deflacionados pelo IGP-DI. Fonte: Cepea/HN AGRO

Falar da parte negativa dos preços é desnecessário. O produtor sente isso em primeira mão e a ideia aqui não é convencer as pessoas de que a situação é “menos ruim”. O impacto da queda no rendimento no resultado da cria e no ciclo completo é direto.

Na recria e engorda há o cenário cambial que ameniza o efeito dos preços. Mas com as recentes quedas, mesmo as negociações com reposição pioraram um pouco, já que a reposição geralmente diminuiu menos nos últimos meses.

O objetivo desta análise é lembrar que a fase baixa, justamente pelo impacto no resultado e no humor do produtor, também passa.

Como discutido aqui em outras situações, o impacto direto nos resultados da criação e o efeito que isso gera na coragem e na capacidade de investimento do produtor reduz a oferta futura e os preços sobem. É o ciclo, que também discutimos nesta seção.

Patrocinadores

Considerações

Mais fêmeas foram para o anzol, devido à reduzida atratividade da prole. Porém, aqueles que não são abatidos e entram na época de reprodução nos próximos meses têm boas chances de ter seus bezerros bem vendidos.

A Figura 2 mostra exatamente essa relação. A linha mostra a participação das fêmeas no abate nos últimos doze meses. Utilizamos doze meses para retirar o efeito da sazonalidade de abate na categoria.

Os últimos quatro meses (abril a julho) foram projetados com base na participação de fêmeas em abates sob fiscalização federal (SIF), até julho. Embora a participação feminina no SIF seja diferente (geralmente menor) daquela observada no cenário geral, utilizamos esses dados preliminares para a projeção.

As barras mostram o que aconteceu com o preço do bezerro entre a data da gestação e quando o bezerro chega aos 12 meses, 21 meses depois (gestação 9 + bezerro 12).

Patrocinadores

Dito de outra forma, a data no eixo é o momento da gravidez e do abate das fêmeas naquele momento, enquanto as barras são o que aconteceu com o preço 21 meses depois (quando a produção foi vendida).

Como exemplo, uma fêmea que engravidou no segundo semestre de 2006 teve um bezerro vendido aos 12 meses por um preço nominal 99,9% superior ao da época de monta, ou 71,2% superior, descontada a inflação (IGP-DI).

Imagem2 scaled
Figura 2. Participação das fêmeas no abate no momento da gestação e variação nominal do bezerro 21 meses depois. Nota: a linha refere-se à participação de fêmeas no abate dos doze meses anteriores. Fonte: CEPEA/HN AGRO

Mudando a estação, o bezerro vendido em agosto de 2023, com doze meses, apresenta uma desvalorização de 29,7%, em valores nominais, face ao momento em que ocorreu a gestação, em novembro de 2021.

Patrocinadores

Ou seja, o desânimo representado pela fila (abate de fêmeas em ascensão), gera menos oferta de reposição e melhores preços na hora da venda, à vista.

Há uma frase que diz: “compre ao som de canhões e venda ao som de violinos”.

As criações feitas em períodos de preços ruins tendem a vender bem, justamente porque nem todo mundo investe na época de reprodução com cheiro de pólvora no ar.

Gostou desta coluna? Você tem alguma sugestão ou nova informação? Por favor, escreva para mim em [email protected].

Patrocinadores

VEJA TAMBÉM | Boi gordo: metade do ano já passou, o que esperar para o segundo semestre

Desculpem, mas não posso cumprir com esse pedido.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão?

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?
Escreva para nós nos comentários!

Patrocinadores

Verifique a Fonte Aqui

Patrocinadores

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here