Noticias do Jornal do campo Soberano
Boa leitura!
O agronegócio brasileiro é um setor de extrema importância para a economia do país. Constantemente, surgem novidades e recordes que impactam todo o mercado. Uma das notícias mais recentes é que o estado de Mato Grosso alcançou um novo recorde de moagem de soja.
No mês passado, foram processadas 1,10 milhão de toneladas de soja, um aumento de 4,48% em relação a julho e 12,61% em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, de janeiro a agosto deste ano, as indústrias mato-grossenses consumiram 7,87 milhões de toneladas de soja, um aumento de 0,76% em relação ao mesmo período de 2022.
Esse crescimento expressivo na moagem de soja é impulsionado pela maior demanda externa por subprodutos, principalmente pelo farelo. Este ano, as exportações do produto apresentaram níveis recordes devido à lacuna deixada pela oferta da Argentina. No entanto, apesar do aumento na demanda, a margem bruta de moagem tem diminuído mês a mês.
De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), em agosto a margem bruta fechou com média mensal de R$ 448,61 por tonelada, representando uma queda de 17,69% em relação ao mês anterior. Esse dado mostra a complexidade e os desafios enfrentados pelas indústrias do estado.
Em um mercado tão competitivo, é fundamental ficar atualizado sobre as tendências e as movimentações no setor do agronegócio. Ficar por dentro das melhores estratégias e das informações mais relevantes é essencial para impulsionar o crescimento dos negócios.
Para finalizar, queremos deixar algumas perguntas que certamente gerarão uma alta demanda de visualizações e ajudarão você a se aprofundar no assunto:
1. Quais são os principais fatores que impulsionaram o recorde de moagem de soja em Mato Grosso?
2. Que impacto a maior demanda externa por farelo de soja teve nas exportações?
3. Quais são os desafios enfrentados pelas indústrias mato-grossenses?
4. Como a queda na margem bruta de moagem afeta o setor?
5. Quais são as expectativas para o futuro do agronegócio em Mato Grosso?
Esperamos que este artigo tenha sido útil e tenha fornecido informações relevantes para você acompanhar o agronegócio brasileiro. Continue nos acompanhando para ficar por dentro das principais notícias e tendências do setor.
Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo
Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?
Escreva para nós nos comentários!
Verifique a Fonte Aqui
A moagem de soja no Estado atingiu no mês passado o recorde de 1,10 milhão de toneladas processadas, aumento de 4,48% em relação a julho e de 12,61% em relação ao mesmo período do ano passado. Em relação ao resultado acumulado de janeiro a agosto, foram consumidas 7,87 milhões de toneladas de soja nas indústrias mato-grossenses, aumento de 0,76% em relação ao mesmo período de 2022.
O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informa que o crescimento é impulsionado pela maior demanda externa por subprodutos, principalmente por farelo, que este ano apresentou níveis recordes nas exportações do produto, devido à lacuna deixada pela oferta da Argentina. “Apesar da maior demanda no período analisado, a margem bruta de moagem das indústrias tem diminuído mês a mês e, em agosto, fechou com média mensal de R$ 448,61/t, queda de 17,69% em relação ao mês anterior” , finaliza o instituto, no boletim semanal.