Quais sao os novos horizontes conquistados pelo cultivo de morango

Quais são os novos horizontes conquistados pelo cultivo de morango?

Noticias do Jornal do campo Soberano
Boa leitura!
O agronegócio brasileiro tem se destacado cada vez mais e o cultivo de morango é um exemplo disso. Nos últimos anos, houve um aumento significativo na produção e no consumo dessa fruta tanto no Brasil quanto no mundo. De acordo com dados da FAO/ONU, entre 2011 e 2021, a área cultivada de morango no mundo aumentou 20%, enquanto a produção aumentou 44%.

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No Brasil, o morango também tem apresentado um crescimento expressivo. Em 2021, o país ocupou o 8º lugar no ranking dos maiores produtores mundiais de morango, tendo subido quatro posições em relação a 10 anos atrás. É importante ressaltar que, apesar dos Estados Unidos serem o segundo maior produtor de morango, a produção nesse país diminuiu nos últimos 10 anos, ao contrário do que aconteceu com os demais produtores.

A maior parte da produção de morango é destinada ao consumo in natura, ou seja, para ser consumido diretamente. No entanto, também há uma parcela da produção que não atinge o padrão exigido pelo mercado de mesa e é destinada à indústria, principalmente para a produção de polpas e iogurtes.

No Brasil, a produção de morango está voltada principalmente para o mercado interno, com pouca participação nas exportações. Nos últimos anos, no entanto, a produção nacional tem sido suficiente para atender a demanda interna, o que fez com que o país deixasse de importar a fruta a partir de 2020.

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O consumo de morango no Brasil tem aumentado ao longo dos anos. Até 2018, o consumo per capita nos domicílios era de 150 gramas por ano, de acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE. No entanto, esse número não leva em consideração o consumo nos setores alimentício e industrial. O fator renda também influencia no consumo de morango, sendo que as famílias com renda mais alta têm um consumo maior em comparação com as famílias de baixa renda.

Para concluir, o cultivo de morango tem se expandido tanto no Brasil quanto no mundo, com um aumento significativo na produção e no consumo. O Brasil se destaca como um dos 10 maiores produtores mundiais da fruta e tem conseguido suprir a demanda interna sem a necessidade de importação. O consumo de morango tem aumentado, mas ainda há um potencial de crescimento, principalmente entre as famílias de baixa renda.

Perguntas:
1. Quais são os maiores produtores mundiais de morango?
2. Como tem sido o crescimento da produção de morango no Brasil?
3. Qual é a destinação da maior parte da produção de morango?
4. O Brasil importa morango? Por quê?
5. Quais são os fatores que influenciam o consumo de morango no Brasil?

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo
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O cultivo do morango está em expansão no Brasil e no mundo. A fruta avançou na produção globalmente: de 2011 a 2021, o total de hectares cultivados no mundo aumentou 20%, enquanto a produção aumentou 44%, segundo os dados mais recentes da FAO/ONU (Organização para Alimentação e Agricultura). das Nações Unidas).

A maior parte da produção é destinada ao consumo in natura, mas há também uma parcela (normalmente aquela que não atinge o padrão exigido pelo mercado de mesa) que é destinada à indústria (principalmente polpas e iogurtes, entre outros).

BRASIL ENTRE OS 10 MAIORES PRODUTORES GLOBAIS

A China e os Estados Unidos são os maiores produtores mundiais de morango. Porém, o Brasil se destaca: em 2021, ocupou o 8º lugar no ranking, tendo subido quatro posições em 10 anos, segundo a FAO/ONU. É importante destacar que, ao contrário de diversas frutas, o morango avançou na produção mundial nos últimos 10 anos, considerando os 10 maiores produtores, exceto nos Estados Unidos, apesar de ser o segundo maior país produtor, que diminuiu na produção .

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MORANGO “VERDE E AMARELO”

No Brasil, a produção de morango é quase exclusivamente voltada para o mercado interno, com pouca participação nas exportações. Houve períodos, porém, em que o país importou bons volumes de frutas para complementar a produção nacional (tendo uma balança comercial negativa). Mas, desde 2020, o Brasil não importa mais a fruta – justamente quando a área plantada com a cultura começou a aumentar, ampliando a oferta disponível.

Embora não existam dados de consumo atuais disponíveis, podemos supor que o consumo de morango aumentou no Brasil nesta década, pois houve aumento de área e produtividade nos últimos anos. Até 2018, o consumo nacional era muito semelhante ao de 2008: 150 gramas per capita por ano nos domicílios (Pesquisa de Orçamentos Familiares – POF/IBGE). Isto significa que a utilização de morangos nos sectores alimentar e industrial não está a ser tida em conta. O fator renda é importante na determinação do consumo de morango no Brasil. Enquanto nas classes familiares mais ricas do país, acima de 15 salários mínimos mensais, o consumo das famílias foi de 0,5 quilos por habitante/ano (2018), o consumo é praticamente zero para as famílias com renda mensal inferior a três salários mínimos. Isso faz com que a fruta seja pouco conhecida pela população em geral, o morango ainda não é um hábito de consumo brasileiro.

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