Pular para o conteúdo
Patrocinadores

Quais são os animais em destaque na Expointer, bovinos ou bubalinos?

Noticias do Jornal do campo

Boa leitura!

A 46ª Expointer será realizada de 26 de agosto a 3 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Os búfalos chamam a atenção pelo aumento significativo da participação, passando de 16 animais registrados em 2022, das raças Mediterrâneo e Murrah, para 60 neste ano, um aumento de 275%. No caso de Murrah, o aumento chegou a 616%, com 43 animais inscritos.

A veterinária e criadora de Murrah em Itapuã/Viamão, Desireé Möller, presidente da Associação Sulista dos Criadores de Búfalos (Ascribu), atribui esse número ao trabalho que a associação vem realizando, de valorização dos produtos, tanto carne quanto queijo, e também como forma de mostrar aos produtores rurais que o búfalo é uma boa alternativa de produção.

Patrocinadores

Segundo ela, o búfalo é um animal doméstico, de fácil manejo e com bom ganho de peso. Entre as vantagens da produção leiteira estão a menor quantidade de leite para um quilo de queijo, exigindo 5 litros de leite/kg, além de um mercado com alta demanda e bons preços, chegando a R$ 300/kg em alguns mercados. “Além do leite, a carne de búfala tem 55% menos calorias, 40% menos colesterol e é mais magra que a carne de frango”, ele diz. Este ano, será inaugurado o primeiro restaurante de búfalos do parque.

A associação, que completa 45 anos em 2023, tem uma programação extensa. Na quarta-feira (30), à tarde, a prova acontece na pista central. No mesmo dia, à noite, haverá a festa de aniversário de Ascribu, quando será assada uma carcaça inteira de búfalo. Na quinta-feira (31) pela manhã acontece o “Búfalo em Debate”, na Federacite, e ao meio-dia acontece a 3ª Mostra Brasileira do Queijo de Búfala, no pavilhão do búfalo.

A pecuária de corte tem 617 animais registrados de 15 raças, sendo a Braford a que mais se destaca, com 94 animais, um a mais que no ano passado. “É uma verdadeira invasão da cara branca na Expointer 2023. A Braford é a raça com maior número de bovinos dentro do galpão e a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) é a associação com maior número de bovinos na feira”destaca o presidente da ABHB, Eduardo Soares.

No parque, o julgamento de classificação das fêmeas de Braford está marcado para terça-feira, dia 29 de agosto, a partir das 8h30, e a partir das 13h30, está marcado o julgamento de classificação dos anéis de Braford.

Patrocinadores

VEJA TAMBÉM | Braford é a raça com maior número de gado de corte na Expointer

O gado Zebu tem 106 animais registrados este ano, de seis raças diferentes. O Nelore é o que tem maior número, com 29 animais, um aumento de 7,41% em relação a 2022, quando foram registrados 27 animais.

O criador Alencar Scarpari Pereira, da Fazenda Scarpari, de Morrinhos do Sul, cria gado Nelore desde 2019. Participou da Expointer pela primeira vez em 2022 e já teve diversas conquistas. Além disso, a cabanha também conquistou o Troféu Farsul Banrisul Expointer 2022 na categoria Zebu.

“Este é um momento de muita alegria para nós, pelo reconhecimento de um trabalho que está começando e estamos ansiosos e ansiosos para a Expointer deste ano”diz Alencar Scarpari Pereira.

A pecuária leiteira participa da Expointer com 317 animais das raças Holandesa, Jersey, Gir Leiteiro e Girolando. A raça holandesa é a que está em maior número, com 162 animais registrados. O número é comemorado pela Associação dos Criadores de Gado Holandeses do Rio Grande do Sul (Gadolando).

Patrocinadores

O presidente da entidade, Marcos Tang, diz que essa participação representa muito para qualquer feira no mundo. “Sabemos que criadores e expositores têm muito a mostrar sobre seu trabalho e sobre a genética de seus animais”, ele diz. Mesmo com as dificuldades da seca, do ciclone e da importação de leite, o produtor estará presente porque a Expointer é muito importante, um grande evento, é uma vitrine, diz Tang, que também é criador e vai trazer 14 animais para a feira .

O tradicional banho de leite, recebido pelos produtores vencedores do Concurso Leiteiro, é um dos grandes momentos da raça leiteira e acontecerá no dia 29 de agosto, no período da tarde. Entre os dias 30 e 31, acontecem os julgamentos das corridas.

SAIBA MAIS | Expointer 2023 terá 980 ovinos e produtores de quatro estados, informa Arco

Entre os bovinos mistos, estão registrados 154 animais das raças Normanda, Swiss Brown, Red Poll e Simental-Fleckvieh. A que tem maior número é a Simental-Fleckvieh, com 133 animais cadastrados, tanto do Rio Grande do Sul quanto de Santa Catarina.

Segundo o presidente Eduardo Borges de Assis, presidente da Associação dos Criadores da Raça Simental-Fleckvieh, “A vitrine da Expointer é sem dúvida importante, apesar da desaceleração registrada na economia. Um esforço extra para estar na maior feira da América Latina, pode significar novos mercados, agregar valor à produção, pois a qualidade dos produtos expostos no parque Esteio é excepcional”.

Patrocinadores

Assis destaca que a raça Simental-Fleckvieh é a segunda mais criada no mundo. É reconhecida pelos benefícios para a qualidade da carne e ganho de carcaça em cruzamentos industriais, porém, também há um interesse crescente em animais leiteiros.

Mais de 4.200 animais cadastrados – As inscrições de animais rústicos para a 46ª Expointer – que participam de degustações e leilões – terminaram no dia 10 de agosto; serão 795 exemplares, entre bovinos, equinos, ovinos, bubalinos e coelhos. Além dos animais das pistas, que participam das provas, há 4.275 animais inscritos.

Fonte: Ascom Seapi/Governo do RS

A seguir, apresentamos um artigo completo e detalhado sobre a Expointer 2023, que aborda os principais destaques e atrações do evento. Este artigo é objetivo, informativo e otimizado para mecanismos de busca com foco em palavras-chave relevantes. Confira:

Patrocinadores
Patrocinadores

Expointer 2023: Destaques e Atrações da 46ª Edição

No período de 26 de agosto a 3 de setembro, ocorrerá a 46ª Expointer, uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina. O evento será realizado no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), e promete trazer diversas novidades e atrações para os visitantes.

Aumento significativo da participação de búfalos

Um dos destaques deste ano é o aumento expressivo da participação de búfalos na Expointer. Em comparação a 2022, quando foram registrados apenas 16 animais das raças Mediterrâneo e Murrah, em 2023 serão 60 animais, um incremento de 275%. A raça Murrah, especificamente, teve um aumento de 616%, com 43 animais inscritos.

A presidente da Associação Sulista dos Criadores de Búfalos (Ascribu), Desireé Möller, atribui esse crescimento ao trabalho de valorização dos produtos derivados dos búfalos, como carne e queijo, além de destacar o animal como uma boa alternativa de produção para os agricultores. Segundo ela, os búfalos são animais domésticos de manejo fácil e com ótimo ganho de peso.

Com relação à produção leiteira, o destaque fica por conta da menor quantidade de leite necessária para a produção de queijo, sendo exigidos apenas 5 litros de leite para cada quilo de queijo. Além disso, o mercado de carne de búfalo apresenta alta demanda e bons preços, chegando a R$ 300/kg em alguns mercados. Vale ressaltar que a carne de búfala possui 55% menos calorias e 40% menos colesterol em comparação à carne de frango.

Patrocinadores

Uma grande novidade deste ano será a inauguração do primeiro restaurante de búfalos do parque, proporcionando aos visitantes uma experiência gastronômica única.

Programação extensa e atrativa

A Associação Sulista dos Criadores de Búfalos completa 45 anos em 2023 e preparou uma programação diversificada para a Expointer. Destacamos alguns eventos que ocorrerão durante o período da feira:

– Prova de búfalos na pista central

No dia 30 de agosto, à tarde, será realizada a emocionante prova de búfalos na pista central do Parque de Exposições Assis Brasil. Os criadores irão demonstrar as habilidades e características marcantes desses animais.

– Festa de aniversário da Ascribu

No mesmo dia, à noite, ocorrerá a festa de aniversário da Associação Sulista dos Criadores de Búfalos. Durante o evento, será assada uma carcaça inteira de búfalo, proporcionando uma experiência gastronômica única e saborosa.

Patrocinadores

– Búfalo em Debate e Mostra Brasileira do Queijo de Búfala

No dia 31 de agosto, pela manhã, ocorrerá o “Búfalo em Debate” na Federacite, uma excelente oportunidade para discutir temas relevantes relacionados à criação e valorização dos búfalos. Ao meio-dia, será realizada a 3ª Mostra Brasileira do Queijo de Búfala, no pavilhão específico da raça.

Pecuária de corte com destaque para a raça Braford

Na Expointer 2023, a pecuária de corte será representada por 617 animais de 15 raças diferentes. A raça Braford é a que mais se destaca, contando com 94 animais, um a mais que no ano anterior. Esta raça ganha grande visibilidade na feira, sendo a que possui o maior número de bovinos dentro do galpão.

Eduardo Soares, presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), destaca a importância da raça Braford na Expointer, afirmando que é uma verdadeira “invasão da cara branca” no evento. A ABHB é a associação com maior número de bovinos na feira, reforçando a representatividade e o destaque da raça Braford.

Diversas atividades estão programadas para os criadores e amantes da raça Braford durante a Expointer. Destacamos o julgamento de classificação das fêmeas, que ocorrerá no dia 29 de agosto, e o julgamento de classificação dos anéis. Essas avaliações têm como objetivo reconhecer e premiar os melhores exemplares da raça Braford.

Presença expressiva do gado Zebu

O gado Zebu também terá uma participação significativa na Expointer 2023, contando com 106 animais de seis raças distintas. A raça Nelore se destaca, sendo a mais representativa, com 29 animais inscritos, o que representa um aumento de 7,41% em relação à edição anterior.

O criador Alencar Scarpari Pereira, da Fazenda Scarpari, de Morrinhos do Sul, é um entusiasta da raça Nelore e participará pela segunda vez da Expointer. Em 2022, ele conquistou diversos prêmios durante o evento, incluindo o Troféu Farsul Banrisul Expointer na categoria Zebu. Scarpari Pereira está ansioso para a edição deste ano e acredita que será um momento de muita alegria e reconhecimento para o trabalho que está sendo desenvolvido.

Participação expressiva da pecuária leiteira

A pecuária leiteira também marca presença na Expointer 2023, com 317 animais das raças Holandesa, Jersey, Gir Leiteiro e Girolando. A raça Holandesa é a mais representativa, contando com 162 animais registrados.

A participação das raças leiteiras é muito valorizada pela Associação dos Criadores de Gado Holandeses do Rio Grande do Sul (Gadolando). Marcos Tang, presidente da entidade, ressalta a representatividade dessas raças em qualquer feira do mundo e destaca a importância de mostrarem o trabalho realizado e a qualidade genética de seus animais.

Mesmo diante das dificuldades enfrentadas, como a seca, o ciclone e a importação de leite, os produtores de gado leiteiro estarão presentes na Expointer. Segundo Tang, o evento é uma grande vitrine e um momento importante para agregar valor à produção e estabelecer novos mercados.

Outras atrações da Expointer 2023

Além dos destaques já mencionados, a Expointer 2023 contará com diversas outras atrações
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão?

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?
Escreva para nós nos comentários!

Verifique a Fonte Aqui

Patrocinadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *