Pular para o conteúdo

Posso aplicar o herbicida junto com o adubo foliar para pastagem?

trator pulverizador

O telespectador que se identificou como Dennis, de Juara, em Mato Grosso, perguntou se tem problema aplicar o herbicida junto com o adubo foliar para pastagem e se isso ajuda na formação do piquete.

Quem esclareceu a dúvida no Giro do Boi Responde desta segunda, dia 15, foi o zootecnista e pecuarista Tiago Felipini, consultor da Alcance Planejamento Rural especialista em nutrição.

Em suma, Felipini disse que “sim, pode usar!”.

Segundo o especialista, aplicar herbicida junto com o adubo foliar para pastagem é uma técnica que tem sido muito usada. “Dá um resultado muito bom, principalmente se você isolar a área porque quando a gente aplica herbicida, nós abrimos espaço para o capim rebrotar”, analisou.

Conforme sustentou o zootecnista, é essencial que o produtor permita que o capim descanse após aplicar o herbicida junto com o adubo foliar para pastagem. “Você deixa o pasto descansar um pouquinho, uns 30 dias, e você tem o resultado muito bom. Esse adubo foliar […] vai deixar a planta turbinada e ela vai rebrotar rapidamente”, projetou.

Em seguida, Felipini alertou para o que pode ocorrer caso o produtor não retire o gado do piquete, desrespeitando o período de descanso.

“Agora, se tiver com gado em cima, os nutrientes vão para as folhas de cima desse adubo foliar e aí o gado vem, pasteja e já corta o efeito dessa adubação que você fez”, apontou.

“O ideal é aplicar e aí você deixa a área vedada, sem gado por no mínimo 30 dias durante o período chuvoso. Então o retorno vai ser muito bom você vai ficar satisfeito”, resumiu.

QUANDO APLICAR O HERBICIDA APÓS A SEMEADURA?

O telespectador também perguntou quando ele deve aplicar o herbicida numa área de plantio de pasto.

De acordo com Felipini, o período ideal, desde que não seja uma área de capim consorciado com leguminosa, é entre 15 e 21 depois da semeadura. “A invasora começou a competir com o capim, você entra aplicando o seu herbicida foliar”, orientou.

Em contrapartida, Felipini revelou que alguns especialistas dizem que a pastagem pode ser prejudicada com este manejo, mas rechaçou a hipótese.

“Tem um pessoal que tem uma crença negativa e fala que o pneu da máquina, do trator, vai arrancar o capim que está novinho. Mas isso não tem problema! Se esse capim sair quando ele está novinho é porque ele não ia resistir mesmo, é um capim fraco que não enraizou bem”, justificou.

Por último, a resposta do especialista sobre aplicação de herbicida com adubo foliar para pastagem está disponível a seguir:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores