Noticias do Jornal do campo

Boa leitura!

Os temporais dos últimos dias também afetaram setores ligados diretamente à Agrologística no Oeste do Paraná. No domingo (03), com ventos fortes, uma árvore caiu na rede interna da Ferroeste, em Cascavel, causando queda de energia na entrada e também na estrutura da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), onde atua a Porto Seco.

Na Ferroeste, o corte de energia afetou apenas a entrada. Em Porto Seco, a interrupção de 48 horas no fornecimento de energia gerou uma série de transtornos. O serviço não foi interrompido, mas ficou muito mais lento. Devido à falta de computadores, o trabalho no escritório teve que ser feito manualmente, através de formulários.

Patrocinadores

Outro grande problema foi o fato da estrutura depender de poço artesiano. Sem eletricidade, o porto seco também ficou sem água. Para as necessidades básicas, a ajuda veio de uma cisterna.

Banner Site 300x250 1

No pátio de Porto Seco, os caminhoneiros que realizam cargas e descargas também enfrentaram dificuldades. Sem água e sem energia, o uso do banheiro ficou comprometido.

A Copel prestou atendimento ontem, mas não conseguiu resolver o problema de imediato, tendo em vista a grande demanda de ligações devido aos temporais simultâneos na região. Hoje o serviço foi retomado. No caso de Porto Seco, a Copel informou no final da tarde desta terça-feira (05), que aguarda a conclusão da manutenção da rede interna do cliente para poder religar a energia no local.

O Porto Seco CODAPAR Cascavel é um terminal alfandegado de uso público, que atua no desembaraço aduaneiro de produtos importados ou exportados do Brasil, Argentina, Paraguai e Chile. A estrutura é um canal que viabiliza as importações e exportações de indústrias e agroindústrias da região, por meio do Porto de Paranaguá e do Aeroporto Internacional Afonso Pena.

Patrocinadores

A Porto Seco atua na prestação de serviços públicos de movimentação e armazenagem de carga geral, carga seca e granéis. Recebe sob controle aduaneiro mercadorias importadas e destinadas à exportação para execução de serviços relacionados a processos aduaneiros.

A estrutura conta com armazém para cargas, câmara frigorífica para fiscalização de cargas pelo MAPA, estruturas administrativas do Porto Seco, MAPA e Receita Federal.

Banner Site 300x250 1

(Fernanda Toigo/Sou Agro)

O Oeste do Paraná foi afetado pelos temporais dos últimos dias, o que também teve impacto em setores ligados diretamente à Agrologística. No domingo (03), os ventos fortes derrubaram uma árvore na rede interna da Ferroeste, em Cascavel, ocasionando queda de energia na entrada e também na estrutura da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), onde está localizado o Porto Seco.

Patrocinadores

Apesar de a Ferroeste ter sido afetada apenas na entrada, em Porto Seco, a falta de energia por 48 horas causou diversos transtornos. Embora o serviço não tenha sido interrompido, ele ficou significativamente mais lento. A falta de computadores obrigou os funcionários a realizar o trabalho manualmente, por meio de formulários.

Além disso, uma grande dificuldade enfrentada foi a dependência do porto seco em relação a um poço artesiano. Sem eletricidade, o local também ficou sem água, sendo necessário contar com a ajuda de uma cisterna para as necessidades básicas.

No pátio de Porto Seco, os caminhoneiros que realizam cargas e descargas também enfrentaram dificuldades devido à falta de água e energia, comprometendo o uso dos banheiros.

A Copel realizou atendimento, porém, devido à grande demanda de ligações decorrente dos temporais, não conseguiu resolver o problema de imediato. Somente hoje o serviço foi retomado. No entanto, a Copel informou no final da tarde desta terça-feira (05) que ainda aguarda a conclusão da manutenção da rede interna do cliente para poder religar a energia no local.

Patrocinadores

O Porto Seco Codapar Cascavel desempenha um papel fundamental, sendo um terminal alfandegado de uso público. Sua atuação consiste no desembaraço aduaneiro de produtos importados ou exportados do Brasil, Argentina, Paraguai e Chile. A estrutura proporciona uma maneira eficiente para as importações e exportações, atendendo indústrias e agroindústrias da região por meio do Porto de Paranaguá e do Aeroporto Internacional Afonso Pena.

A Porto Seco presta serviços públicos de movimentação e armazenagem de carga geral, carga seca e granéis. A área conta com armazém para cargas, câmara frigorífica para fiscalização de cargas pelo MAPA, além de estruturas administrativas do Porto Seco, MAPA e Receita Federal.

Conclusão:
Os temporais recentes afetaram diretamente setores da Agrologística no Oeste do Paraná, especialmente o Porto Seco CODAPAR Cascavel. A falta de energia e água causaram transtornos nas atividades, prejudicando as operações e exigindo medidas alternativas para suprir as necessidades básicas. A previsão é que, em breve, a energia seja restabelecida após a conclusão da manutenção da rede interna.

Perguntas com respostas que geram alta demanda de visualizações:

Patrocinadores

1. Quais foram os principais impactos dos temporais no Porto Seco CODAPAR Cascavel?
R: A falta de energia e água causou transtornos nas atividades, comprometendo a operacionalidade do local.

2. Como os caminhoneiros foram afetados pela falta de energia e água?
R: A falta de água e energia comprometeu o uso dos banheiros no pátio do Porto Seco, gerando dificuldades para os caminhoneiros.

3. Quais são as funções do Porto Seco CODAPAR Cascavel?
R: O Porto Seco desempenha o papel de terminal alfandegado de uso público, realizando o desembaraço aduaneiro de produtos importados e exportados da região.

4. Quais são os serviços prestados pela Porto Seco?
R: O local oferece serviços públicos de movimentação e armazenagem de carga geral, carga seca e granéis, além de fiscalização de cargas pelo MAPA.

Patrocinadores

5. Qual a importância do Porto Seco para a região?
R: O Porto Seco é fundamental para viabilizar importações e exportações, atendendo indústrias e agroindústrias através do Porto de Paranaguá e do Aeroporto Internacional Afonso Pena.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão?

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?
Escreva para nós nos comentários!

Verifique a Fonte Aqui

Patrocinadores
Patrocinadores

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here